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Juan A. Sobrino
Juan Sobrino é formado em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Catalunha (UPC), tem doutorado pela mesma Universidade e, atualmente, ministra o curso de Projeto Conceitual de Pontes na Universidade de Carnegie-Mellon, em Pittsburgh. Em 1994, fundou a empresa PEDELTA, especializada em pontes, com escritórios na Espanha, Colômbia e nos EUA. A empresa projetou mais de 400 pontes em todo o mundo e desenvolveu diferentes pontes inovadoras, utilizando novos materiais (PRFV, aço inox etc.). Juan Sobrino colabora com a Escola de Engenharia Civil de Barcelona (UPC), como Professor Assistente em Análise Estrutural. Ele é membro ativo do IABSE, Presidente do CC-8 e membro do CC de Pontes da FIB. É autor de mais de 40 artigos, editor de cinco livros e orador convidado de diversas conferências internacionais. Recebeu o Prêmio IABSE de 2003, além de diversos prêmios internacionais pelos seus trabalhos em pontes.
PALESTRA: PONTES EXPLORANDO NOVAS FORMAS E NOVOS MATERIAIS
Resumo: O projeto de pontes deve ser um processo aberto, equilibrando os aspectos técnicos e outras circunstâncias que nem sempre são objetivas. Uma abordagem puramente analítica pode ser combinada com uma visão de projeto aberto. A busca pela eficiência é um processo lógico para a concepção de pontes, mas, em alguns casos, não é o único caminho. Algumas vezes, a ponte tem que ser mais expressiva, mesmo que a eficiência seja reduzida. Nós nunca iremos admitir o "projeto segundo a eficiência", como forma exclusiva de abordagem, em nossas casas ou edifícios públicos. Toda ponte requer também uma abordagem diferente. Passarelas e pontes urbanas, com vãos pequenos e médios, oferecem uma oportunidade para explorar novas formas, métodos construtivos e materiais avançados, estendendo os limites do conhecimento. Avanços fundamentais em engenharia de estruturas têm sido quase sempre relacionados com a utilização de novos materiais. Hoje, somos capazes de introduzir compósitos reforçados com fibras (FRP), ou aço inoxidável, em nossas pontes para criar resistência e estruturas muito mais duráveis, praticamente livres de manutenção. A primeira ponte rodoviária duplex em aço inoxidável, algumas pontes para pedestres em FRP, e a primeira ponte utilizando FRP híbrido de aço inoxidável serão também apresentadas na palestra.
Francisco Millanes Mato
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- Professor de Pontes e Estruturas Metálicas e Mistas na Universidade Politécnica de Madrid
- Engenheiro Projetista de Pontes e Presidente da IDEAM – Engenheiros Consultores, SA
- Engenheiro de Estradas, Canais e Portos, com a Especialidade de Fundações e Estruturas, pela Universidad Politécnica de Madrid
- Doutor-Engenheiro em Engenharia Civil, na Especialidade de Mecânica e Estruturas, pela École Nationale des Ponts et Chaussées, Paris
- Prêmio "Special Mention FIB Awards for Outstanding Structures 2006 - Ponte Infante D. Henrique, Porto, Portugal (com António Adão da Fonseca)
- Prêmio "Certification of Nomination 2008 ECCS Award for Steel Bridges - Viaduto Arroyo las Piedras, Espanha
- Prêmio CONSTRUMAT para a melhor obra de Engenharia Civil de 1987 - Ponte estaiada de Alcoy, Espanha
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PALESTRA: Tendências recentes na concepção e construção de pontes mistas aço-concreto
Resumo: A primeira ponte espanhola com tabuleiro misto aço-concreto, a ponte de Juan Bravo sobre o Paseo de la Castellana em Madrid, foi construída no inicio dos anos 70. Desde essa altura a construção mista sofreu avanços tecnológicos profundos, tanto ao nível da conceção estrutural (seções transversais e esquemas de resistência longitudinal) como, principalmente, ao nível da sua adequação aos diversos processos construtivos existentes (montagem por segmentos com guindastes, construção por deslocamentos sucessivos, por lançamento, por balanços sucessivos, por rotação ou basculamento, etc.), tema que será o objeto principal da palestra.
Embora estas tendências se tenham desenvolvido em paralelo em outros países europeus (França, Alemanha, Bélgica e Suiça, principalmente), no caso espanhol desenvolveram-se alguns conceitos inovadores (a dupla acção mista em zonas de flexão negativa de tabuleiros contínuos, por exemplo), os quais podem ter um grande interesse prático em países que, tal como Espanha, tendem a utilizar soluções convencionais em betão, as quais são normalmente mais eficientes e mais baratas.
António Adão da Fonseca
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- Professor de Pontes e Estruturas Especiais na Universidade do Porto, Portugal
Engenheiro Projetista de Pontes e Presidente da ADÃO DA FONSECA - Engenheiros Consultores, Lda.
Engenheiro Civil pela Universidade do Porto
Doutor em Engenharia de Estruturas pelo Imperial College of Science and Technology of the University of London
Prêmio "Special Mention FIB Awards for Outstanding Structures 2006 - Ponte Infante D. Henrique, Porto, Portugal (com Francisco Millanes Mato)
- Presidente do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, Portugal, no triénio 1995-1998
- Presidente do "European Council of Civil Engineers" no quadriênio 1998-2002
- Conselheiro do IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico, entre 2004 e 2006
- Membro do Conselho Disciplinar da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Portugal, no triénio 2006-2009
- Membro do Conselho de Acreditação e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, Portugal, no triênio 2010-2013
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PALESTRA: A PONTE RODOVIÁRIA E FERROVIÁRIA DE ALTA VELOCIDADE SOBRE O RIO TEJO, EM LISBOA - concepção, dimensionamento, pormenorização e processo construtivo"
Resumo: A ligação ferroviária em trem de alta velocidade entre Madrid e Lisboa exige a construção de uma nova ponte sobre o estuário do rio Tejo, com cerca de 8 quilômetros de extensão. A ponte está estudada para 4 linhas ferroviárias, sendo 2 de trem convencional e 2 de trem de alta velocidade, e 6 faixas rodoviárias, o que levou à concepção de um tabuleiro em caixão de almas laterais em treliça de aço e lajes superior e inferior mistas aço-concreto com a rodovia na laje superior e a ferrovia na laje inferior. Esta terceira travessia do Tejo (TTT) contempla três canais de navegação, o mais importante dos quais é junto à margem direita, onde se localiza a cidade de Lisboa. Este canal de navegação obriga a um vão de 540 metros que é estaiado, o que constituirá um recorde mundial. Nesta palestra sera apresentada a concepção, o dimensionamento estrutural, alguns detalhes da estrutura e o processo construtivo previsto.
Paolo Franchetti
Paolo Franchetti é formado em Engenharia Civil na Universidade de Padova (Itália) e tem o doutoramento em Projeto, Preservação e Controle Estrutural pela Universidade de Trento (Itália). É proprietário do Studio Franchetti, fundado em 1969, e sócio da Italengineering Co. LTD, cuja atividade inclui a concepção e realização de instalações industriais, pontes, estruturas e fundações especiais, recuperação e reabilitação de edifícios históricos e monumentais, ensaios dinâmicos experimentais, identificação estrutural e planejamento urbano. É Professor Adjunto na Universidade de Pádua para os cursos de Dinâmica de Estruturas e Projeto de Estruturas para Proteção Ambiental e Professor Visitante na Universidade da Califórnia em Irvine, onde pesquisa a vulnerabilidade sísmica das malhas e infra-estruturas rodoviárias, e professor do Mestrado Europeu para Análise Estrutural de Construções Históricas (Erasmus Mundus), além de coordenador do grupo de trabalho em Comportamento Sísmico e Dinâmica de Estruturas. É membro da IABSE e do IABMAS, autor de três monografias e mais de 50 artigos. Apresentou palestras em várias conferências internacionais, relacionadas com concepção estrutural, avaliação da segurança de estruturas novas e existentes, técnicas inovadoras de remodelação e avaliação de danos.
PALESTRA: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESTRUTURAL, REABILITAÇÃO E REFORMA DE PONTES EXISTENTES: EXPERIÊNCIAS NO NORTE DA ITÁLIA
Resumo:As pontes de concreto armado construídas no período após a Segunda Guerra Mundial mostram atualmente deficiências dimensionais, estruturais e funcionais causadas por diferentes fatores. Processos de deterioração reduzem a capacidade dos elementos estruturais e o nível de conforto aos usuários. Os códigos, ao longo da vida útil das pontes, foram atualizados considerando as mudanças no tráfego de veículos (dimensões, tipologias, velocidade de projeto etc.), impondo, assim, a necessidade de sua recuperação estática e/ou dinâmica. Os problemas relacionados com a reabilitação e a remodelação das pontes de concreto armado são discutidos na apresentação, referindo-se principalmente a três estudos de caso, que representam as tipologias mais comuns utilizadas no período considerado.
Karl Humpf
Leonhardt, Andrä und Partner, Alemanha
PALESTRA: A CONTRIBUIÇÃO DA AMÉRICA LATINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PONTES DE GRANDES VÃOS
Resumo: Resumo das primeiras aplicações de novas tecnologias de projeto e de construção na América do Sul, que mais tarde tornaram-se padrões internacionais na construção de pontes.
Knut Stockhusen
Schlaich Bergermann und Partner, Alemanha
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Estudou Engenharia Civil na Universidade de Stuttgart, com ênfase em Projeto, Engenharia de Estruturas e Ciência dos Materiais, obtendo, em 1999, o grau de Diplom-Ingenieur com Premiação da Universidade de Stuttgart e da Fundação Arthur Fischer. Trabalha, desde 2000, na Schlaich Bergermann und Partner, Structural Consulting Engineers, onde exerce, desde 2009, o cargo de Diretor para as atividades no Brasil. Entre os trabalhos com sua participação, podem ser citados:
- Projeto da estrutura da membrana para o novo estádio de futebol do Kuwait
- Layout técnico, projeto detalhado e supervisão do local para a membrana do telhado do Estádio Wolfsburg - Volkswagen Arena, na Alemanha
- Concorrência, layout técnico, projeto detalhado e supervisão de campo do Rhein Energie Stadium, a Alemanha (Copa do Mundo de 2006)
- Layout, supervisão, execução local da segunda prorrogação do Gottlieb Daimler Stadion, em Stuttgart, na Alemanha (Copa do Mundo de 2006)
- Projeto, layout e projeto técnico detalhado para a nova fachada do edifício do terminal do novo aeroporto em Malaga, Espanha
- Projeto detalhado, a supervisão local de três novas pontes no aeroporto de Stuttgart, Alemanha
- Layout e design detalhado do telhado de vidro suspensos no aeroporto de Stuttgart, Alemanha
- Projeto e projeto detalhado das torres gêmeas dos arranha-céus em Dalian, China
- Projeto, layout e projeto técnico detalhado do novo estádio de Leverkusen, Alemanha
- Projeto, layout e projeto técnico detalhado da estrutura do telhado pneumático para a "Weltjugendtag 2005", Colônia, Alemanha
- Projeto e projeto detalhado da Grand Opera em Chongqing, China
- Projeto de layout e técnico para passarelas de vidro novo no MIT em Boston, EUA
- Projeto, layout técnico, projeto detalhado, supervisão do local da passarela suspensa (extensão 300m) na Sassnitz, na Ilha de Rügen, Alemanha.
- Concurso para a Ópera de Cantão, na China
- Concorrência para a nova estação ferroviária principal de Shanghai, China
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Palestra: Pontes estaiadas contemporâneas
Resumo: A apresentação dá uma visão geral sobre os nossos mais recentes desenvolvimentos no campo das pontes de cabo, com ênfase em três dimensões, curvas,
aplicações em todo o mundo e a maneira de atingir tais soluções.
Fabio Domingos Pannoni
Doutor em Engenharia de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Consultor Técnico da Gerdau Aços Longos S.A.. Professor do Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE) da Escola Politécnica da USP. Possui duas patentes de aços e mais de sessenta artigos técnicos publicados no Brasil e no exterior. Autor (ou co-autor) de quatro livros publicados. Recebeu oito prêmios de reconhecimento, dentre os quais se destacam o “Prêmio Jovem Cientista” (CNPq, Grupo Gerdau e Fundação Roberto Marinho), “Prêmio Governador do Estado” (Governo do Estado de São Paulo) e “Prêmio Talento Brasileiro” (FIESP).
PALESTRA: Aços patináveis – passado, presente e futuro
Armando António Marques Rito
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Armando António Marques Rito licenciou-se em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico.
É membro de diversas Instituições Nacionais e do IABSE e foi Vogal Agregado do Conselho Superior das Obras Públicas e Transportes. Foi Professor das cadeiras de pontes dos cursos de Engenharia Civil do ISEL e da Universidade Católica.
Foi Perito Nacional, no CEN, no Task-Group do EC2, Part2 “Concrete Bridges”, membro do Task-Group 1.2: “Bridges” da fib – CEB/FIP e membro do AIPCR – Bridge Commitee
Conferencista convidado em congressos e seminários internacionais e nacionais. Tem cerca de 70 artigos sobre pontes publicados em Portugal e no Estrangeiro. Tem obras suas publicadas em revistas internacionais.
Foram-lhe atribuídas as medalhas da AFPC - ASSOCIATION FRANÇAISE POUR LA CONSTRUCTION (1997), da fip (1998), da ASCP – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A SEGURANÇA E CONSERVAÇÃO DE PONTES (2009) e do GPBE – GRUPO PORTUGUÊS DE BETÃO ESTRUTURAL (2010).
Na “1ª Bienal Ibero-Americana de Engenharia e Arquitectura”, em 1998, foi atribuído à sua Ponte Miguel Torga, na Régua, o 1º prémio de Engenharia e na “IIª Bienal Ibero-Americana de Engenharia e Arquitectura”, em 2000, foi atribuído, por selecção especial do Júri, à Ponte Vasco da Gama de que foi um dos projectistas, o 1º Prémio de Engenharia.
Tem cerca de 500 Obras de Arte construídas, várias delas de grande porte. Citam-se, a título de exemplo, as pontes de tirantes sobre o rio Arade em Portimão e sobre o rio Catumbela, em Angola, as pontes e viadutos de acesso sobre os vales do Sado em Alcácer-do-Sal e do Arade na A2, a ponte Miguel Torga sobre o Douro na Régua, as pontes sobre o Varosa e o Balsemão, a ponte sobre o vale do Corgo e o viaduto de Vila Pouca de Aguiar, todos no IP3, as pontes sobre o Tâmega na A4 e sobre o Sabor no IP4, os viadutos sobre o vale de Loures na A8, sobre o vale do Labriosque, do Coura e de Laceiras na A3 as pontes e viadutos de acesso sobre os rios Mondego, Pranto e Lis na A17, as pontes sobre o rio Cacheu na Guiné e sobre o rio Kwanza na Cabala em Angola, as novas pontes do Douro, do Sousa, do Uíma e do Covelo na A41 – (Douro Litoral em construção) e a ponte do Tua (Douro Interior em construção)
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PALESTRA: Concepção, Construção e Reabilitação de Pontes – Uma Experiência Portuguesa
Resumo:
Com um programa ambisioso para construir rapidamente um sistema moderno de auto-estradas principais e segundárias visando reformar e modernizar o sistema atual, os engenheriso de pontes portugueses tiverem que lidar com um desafio enorme que levou a comunidade de engenharia a um crescimento excepcional a partir do final dos anos 70 até a atualidade.
Assim, tiveram a oportunidade de projetar, construir, reforçar e reparar milhares de pontes e, conseqüentemente, mostrar a sua enorme capacidade de adaptação e iniciativa em um campo que, até então, era reservado a alguns especialistas de renome. Tornou-se evidente que se sairam bem ao desafio, com obras realizadas que, em casos mais significativos é igual a, pelo menos, os melhores do mundo.
A palestra dará um panorama dos resultados das atividades neste domínio nos últimos 40 anos apresentando algumas obras consideradas representativas da sua carreira e do projeto da ponte Portuguesa.
Os trabalhos apresentados serão divididos em tipos estruturais com técnicas específicas e alguns deles exigem mais ousadia e iniciativa do designer e construtor.
Thomaz José Ripper Barbosa Cordeiro
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Nacionalidade Portuguesa, nasceu a 15 de Março de 1952, no Rio de Janeiro, Brasil, tendo-se licenciado em 1974, na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EE/UFRJ), Brasil, com especialização em Estruturas. Teve equivalência ao Curso de Engenharia Civil do IST, em Lisboa, concedida em 1987, com média de 18 valores.
Possui formação de Pós-Graduação na COPPE e na Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFF) e, ao nível de doutoramento, no IST. Tem diploma do Curso de Aperfeiçoamento em Concreto Armado na EE/UFRJ.
Sua carreira acadêmica inclui, para além de passagem por diversas universidades no Brasil, como professor convidado para aulas nas cadeiras de “Estabilidade das Construções” e “Concreto Armado”, a vinculação, como professor adjunto, contratado por concurso, ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lecionou a cadeira de Projetos Estruturais, entre Agosto de 1975 e Março de 1986, tendo sido agraciado, durante esse período, por dez vezes sucessivas, com os títulos de Paraninfo e Patrono dos formandos.
Entre 1996 e 2002, foi responsável, no Mestrado da mesma UFF, pelas cadeiras de “Sistemas Especiais para Reforço e Reabilitação das Construções” e “Construções com Materiais Compósitos”.
Em Portugal, colaborou, como Professor convidado do Grupo de Betão Armado e Pré-Esforçado do Departamento de Estruturas e Materiais do IST, nas cadeiras de “Projeto de Edifícios” e “Durabilidade das Construções”, entre 1986 e 2002.
É Membro da Ordem dos Engenheiros de Portugal, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitectura do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), da American Society of Civil Engineers (ASCE), da Concrete Society (UK), do American Concrete Institute (ACI), do International Concrete Repair Institute (ICRI), da International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE) e da Fédération Internationale du Béton (FIB).
Profissionalmente, começou sua vida como estagiário e depois engenheiro de projectos estruturais na prestigiosa empresa SEEBLA – Serviços de Engenharia Emílio Baumgart, Lt.da, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, passando depois pela CONCREMAT - Engenharia e Tecnologia S. A., onde foi Gerente de Projectos e Chefe do Departamento de Estruturas e pela Jet Beton - Recuperação de Estruturas S. A., empresa do grupo SOMEC, onde exerceu as funções de Director Técnico e Administrador, até chegar à fundação da LEB – Consultoria em Betões e Estruturas, L.da, em 1992, empresa ao abrigo da qual tem exercido as actividades profissionais
O Eng.º Thomaz Ripper teve a possibilidade de proferir diversas conferências em Universidades e Simpósios por todo o mundo, tendo se dedicado, a partir da década de 90, ao estudo da Durabilidade das Construções e à Aplicação de Materiais de Última Geração para o Reforço de Estruturas, para além de investir na pesquisa de Técnicas Não Intrusivas para a Reabilitação de Construções de Valor Histórico, Patrimonial e Arquitectónico. |
PALESTRA: Reforço de Pontes e Viadutos com laminados e mantas de Fibra de Carbono
Resumo: A enviar
Filipe Nunes Marques Ferraz Dourado
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1995- Formado em engeharia Civil Lisboa
1996-1997 -Actividade de Projecto
1997-2001 - Direcção tecnica de obra- Tratamento Tecnico de Betão
(Reparação e Reforço Estrutural)
2002-2004 - BASF/Degussa - Direcção Comercial da Peninsula Iberica -
Área do Reforço Estrutural.
Desde 2005- CEO (Chief Executive Officer) e direcção tecnica da S&P
Clever Reinforcement Iberica. |
PALESTRA: Reforço Estrutural com laminados de Fibra de Carbono Pre-Tensionados
Enrico Mascheroni
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Enrico Mascheroni é diretor da empresa COMTEC, sediada em Milão – Itália, sendo especializada em transporte de vigas pré-moldadas em canteiros de obras espalhados pelo mundo.
Esteve no Brasil pela primeira vez em 1973 para o lançamento de vigas pré-moldadas de até 120 toneladas, chegando a colocar, simultaneamente, sete treliças lançadeiras no trecho da Serra do Mar da Rodovia dos Imigrantes.
De 1973 até agora, Mascheroni executou serviços em diversos paises como: Arábia Saudita, Argélia, Albânia, Coréia, Croácia, Dubai, Egito, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Inglaterra, Iraque, Japão, Malásia, Marrocos, Portugal, Qatar, Singapura, Suécia e Tailândia; com vigas de 100, 200, 800 até 1.200 toneladas.
Na América do Sul atuou no Brasil, Bolívia e Chile. |
PALESTRA: Tema a definir
Pedro Álvares Ribeiro do Carmo Pacheco
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Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1991), Mestre em Estruturas (1993) e concluiu o Doutoramento em Estruturas em 1999, ambos na FEUP.
Em 1998 iniciou a sua atividade como professora na Universidade do Minho e começou a trabalhar como professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2000.
Trabalhou na Afassociados (actual AfaConsult), como projectista, director de projecto, coordenador de projecto e sócio durante 15 anos. Foi responsável por vários projectos de Pontes e Edifícios.
A partir de 2002 foi investigador responsável pelos projectos OPS 1, OPS 2 e OPS 3. No seguimento destes projectos de investigação foi responsável pela supervisão científica de vários trabalhos de investigação.
O sistema de pré-esforço orgânico, resultado técnico-científico de todo o trabalho desenvolvido desde 1993, foi patenteado em Portugal em 2004 e posteriormente essa patente foi submetida a aprovação em mais de 60 países tendo o exame já sido diferido em inúmeros países (Singapura, USA, Russia, Africa do Sul, Cuba, Marrocos, etc.).
De Outubro de 2005 a Setembro de 2006 foi responsável pela criação da BERD – Projecto, Investigação e Engenharia de Pontes, S.A.
Para além da sua actividade científica e profissional participou em vários congressos, colóquios e conferências na Europa, América do Norte e na América do Sul e publicou vários artigos em revista nacionais e internacionais da especialidade. Foi distinguido com vários prémios, incluindo o Prémio da Federation International du Béton e o Prémio BES Inovação.
Foi Convidado para Revisor Científico de várias revistas internacionais, nomeadamente da Journal of Bridge Engineering (American Society of Bridge Engineering).
Pedro Álvares Ribeiro do Carmo Pacheco é actualmente Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Presidente e CEO da empresa BERD – Projecto, Investigação e Engenharia de Pontes, S.A. |
Palestra: A Vanguarda da construção de tabuleiros de Pontes em Concreto
Resumo: A construção de tabuleiros de pontes de concreto in situ revela importantes vantagens em relação à pré-concretagem. Entre essas vantagens salientam-se a melhor continuidade estrutural, a maior durabilidade, com evidente redução de manutenção, a menor dependência de operações de transporte, a redução da importância de equipamentos de elevação, a redução de consumo de aço, passivo e ativo e em muitos casos uma significante melhoria dos resultados econômicos.
Nesse contexto, nos últimos anos foi desenvolvida uma nova geração de cimbres auto-lançáveis, para a construção em situação de tabuleiros de concreto. Esses cimbres, dotados da mais avançada tecnologia, são dotados de equipamentos que permitem elevado grau de industrialização dos processos e são dotados do sistema de pré-tensado orgânico, sistema de controlo ativo que assegura uma drástica redução de flechas.
Nesta Palestra são apresentados estes equipamentos e o seu leque de aplicabilidade, recorrendo-se a exemplos concretos de Pontes a construir em diversos pontos do mundo. São analisadas questões técnicas como a interação estrutural entre a ponte e o equipamento, sendo descritos os principais desafios inerentes a este método construtivo e descritas as mais avançadas soluções para os ultrapassar.
Alex Barros de Sá
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Engenheiro Civil, formado em 1969 pela Escola de Engenharia da UFF.
No período de 1970 a 1975, exerceu as funções de engenheiro e gerente da empresa STUP – Freyssinet, atuando no Rio de Janeiro e São Paulo.
No período de 1976 a 1981 exerceu as funções de engenheiro coordenador de obras da Construtora Beter S/A.
Palestra: Execução e Instalação de Aduelas pré-fabricadas em pontes de balanços progressivos
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Catão Francisco Ribeiro
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Diretor e sócio majoritário da empresa Enescil Engenharia de Projetos S/S Ltda.
Pós-graduado em pontes na EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), Responsável por mais de 1.000 projetos de ponte no Brasil inclusive a maioria das pontes estaiadas construídas no Brasil,dentre elas as seguintes obras: pontes estaiadas: Ponte da estação Santo Amaro sobre o rio pinheiros SP, Ponte sobre o rio Paraná entre Paulicéia e Brasilândia, Ponte sobre o rio Potengi RN em Natal (Ponte da Redinha), Ponte Transamérica sobre o Rio Pinheiros SP, Ponte sobre o rio Guamá e Ponte Otávio Frias de Oliveira – Complexo Royal Parque – São Paulo, entre outras.
Palestra: Alça estaiada do viaduto Trabalhadores em Barueri-SP e pontes estaiadas em geral
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