Palestrantes
Hugo Corres Peiretti
Engenheiro e PHD em Engenharia de Estradas, Canais e Portos pelo Universidade Politécnica de Madri em 1981. Doutor Honoris Causa pelo Universidade Técnica de Bratislava em 2002. Professor de Concreto Estrutural e Projeto Conceitual na Escola Superior Técnica de Engenheiros de Estradas, Canais e Portos da Universidade Politécnica de Madri desde 1994. Presidente Honorário da fib (Federação Internacional do Concreto). Ex-presidente da Associação ACHE (Associação Técnico-Científica do Concreto). Membro da equipe de redação do Euro-código 2 (Estruturas de Concreto). Membro do fib Com10 responsável pela elaboração do Código Modelo 2020. Membro de diferentes comissões espanholas para o desenvolvimento de normas. Autor de vários artigos e livros. Fundador da FHECOR Engenheiros Consultores S. A. em 1979. Projetista de uma grande variedade de estruturas de pontes e edifícios.
Resumo da Palestra
Palestra: Morandi, o viaduto de Polcevera de Genova, as possibilidades passadas e as necessidades presentes e futuras da manutenção e reparação do patrimônio construído.
Ricardo Morandi foi e sempre será, acima de tudo, um grande projetista italiano da metade central do século XX. Muitos temos estudado seu trabalho incrível, criativo e cheio de inteligência. O Viaduto Polcevera é um projeto que posteriormente levou ao desenvolvimento de um sistema de cabos, uma série de pontes semelhantes, era uma solução adaptada ao conhecimento de sua época, sem o conhecimento atual de durabilidade, vida útil e manutenção. O acidente de Polcevera é certamente um tema de grande interesse para incorporar muitas lições para o trabalho futuro, valorizar o trabalho dos engenheiros estruturais e também mostrar que existe um debate sério sobre as necessidades presentes e futuras da gestão do patrimônio construído.