Mark P. Sarkisian

Mark P. Sarkisian

Palestra: Inovações de projetos para edifícios altos do futuro

Resumo da apresentação

Invenções trazem mudanças. As estruturas de edifícios altos do futuro não devem apenas se limitar ao uso de matérias-primas, mas  também incorporar sistemas estruturais inventivos de alto desempenho que se comportem de maneira natural e que estejam de acordo com as informações da nova arquitetura. O desempenho das estruturas deve ser considerado ao longo de seu ciclo de vida, além dos requisitos atuais de segurança estrutural. Essas decisões serão cruciais para o futuro das nossas cidades. A teoria da otimização informou abordagens futuristas para o design de edifícios altos.

Essas abordagens propiciam o uso ideal e a colocação de materiais e soluções arquitetônicas únicas, combinando / misturando estrategicamente materiais de construção tradicionais, como concreto e aço, e talvez mais importante introduzindo componentes de construção que forneçam uma resposta natural às demandas de carga impostas pela gravidade, vento e sismicidade. A apresentação se concentrará em ideias integradas de engenharia que inspirem mudanças inventivas no design de prédios altos. Exemplos de projetos incluídos são dos Estados Unidos e do exterior e geralmente incorporam ideias que minimizam o impacto ambiental

Palestra: Uso criativo de aço estrutural em edifícios altos do futuro

Resumo da apresentação

Desde a sua introdução em projetos de edifícios altos no final de 1800, o aço estrutural tem sido um material importante e amplamente utilizado na construção de edifícios altos.

O material tem alta resistência, pode ser pré-fabricado em grandes componentes e pode ser erguido rapidamente. Muitos dos projetos mais altos e complexos, já construídos, foram construídos em aço estrutural.

Hoje, o aço estrutural desempenha um papel único na construção, com projetos não apenas desenvolvidos apenas a partir de aço, mas também projetados e construídos a partir de combinações de materiais, mais especificamente construções de compósitos que misturam aço e concreto.

Com um foco maior no meio ambiente, as estruturas de aço não estão apenas sendo construídas com grandes conteúdos reciclados, mas estão sendo projetadas para aumentar a vida de uma estrutura em condições ambientais adversas.

Uma perspectiva histórica do aço em prédios altos considerará prédios como o Home Insurance e o Reliance Buildings em Chicago, com desenvolvimentos posteriores em estruturas super altas, como o Empire State Building, o John Hancock Center, a Willis Tower em Chicago e o Jin Mao, construindo em Xangai. A palestra incluirá o Tianjin World Financial Center, de 339 metros de altura - a maior estrutura de parede de aço do mundo, o prédio principal da Poly Beijing - a maior rede de cabos do mundo usando um conceito de mecanismo rocker, o exterior Poly International Plaza. Guangzhou, o Al Hamra Tower composto por 415 metros de altura - Kuwait, o Citic Financial Tower - Shenzhen, entre outros. Serão discutidas abordagens futuristas utilizando aço estrutural no Poly Beijing International Plaza e novos desenvolvimentos em sistemas sísmicos, considerando a abordagem mecanizada do sistema Pin-Fuse para estruturas submetidas a fortes movimentos do solo.

 

Sócio do escritório Skidmore, Owings & Merrill LLP, (SOM) em São Francisco, desenvolveu soluções de engenharia inovadoras para mais de 100 grandes projetos de construção ao redor do mundo, incluindo alguns dos mais altos e complexos. O engenheiro Mark detém nove Patentes dos EUA e seis Patentes Internacionais para mecanismos estruturais sísmicos de alto desempenho projetados para proteger edifícios em áreas de alta sismicidade e para sistemas estruturais sísmicos e ambientalmente responsáveis. Ele é autor de "Criando edifícios altos - estrutura como arquitetura" e leciona na Universidade de Berkeley, na Califórnia, na Universidade de Stanford, na Cal Poly, no Pratt Institute e na Northeastern University. Ele é formado na BS-CE pela University of Connecticut e é membro da Academy of Distinguished Engineers, e possui um MS-SE da Lehigh University. Ele também recebeu um doutorado honorário da Clarkson University.