O PlanClimaSP lançado agora em 2021 tem como uma das metas de edificações inserir até 2025 critérios de eficiência energética nas edificações no Código de Obras e Edificações, de acordo com os programas nacionais de conservação de energia, fomentando a economia verde nos setores de construção civil, indústria e serviços; expandir até 2030 reformas e melhorias para eficientização energética para todo o portfólio de edificações da cidade. Estas metas estão alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 13 (combate às alterações climáticas). Os prédios públicos dos diversos setores da PMSP são candidatos a implementações de ações de eficiência energética melhorando o seu desempenho e minimizando gastos com contas de energia elétrica. Esta economia pode ser direcionada para outras ações da PMSP para atender demandas da população de São Paulo. 

O PlanClima SP atende aos critérios de ação climática do Grupo C40 de Cidades e é compatível com as ambições do Acordo de Paris. A Prefeitura Municipal de São Paulo aderiu ao compromisso denominado Deadline 2020, proposto pela rede internacional de cidades C40 – Grupo de Grandes Cidades para a Liderança Climática, e elaborou o Plano de Ação Climática segundo as recomendações internacionalmente aceitas de planejamento climático desta rede, visando atingir a neutralidade de emissões em 2050, bem como implantar medidas de adaptação aos impactos da mudança do clima.  

O Concurso Engenharia e Ação Cidade de São Paulo – 2022/2023 – EFICÊNCIA ENERGÉTICA será realizado em três fases. Na primeira fase ocorrerá a inscrição das equipes que participarão do evento. Na segunda fase as equipes participantes receberão as informações relativas a um prédio ou instalação pública da prefeitura da cidade de São Paulo, cada equipe deve elaborar um diagnóstico da instalação referente a consumo de energia, de água e de emissões de gases de efeito estufa. As equipes com os melhores diagnósticos avançarão para a terceira fase, etapa final em que deverão elaborar um plano de ação visando redução das emissões de CO2 na instalação.