ABECE 18 ANOS - A EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA ESTRUTURAL

Palestrantes

  • > ARNOLD VAN ACKER
  • > JORGE BATLOUNI NETO
  • > JOSÉ ROBERTO BERNASCONI
  • > JUSTINO VIEIRA
  • > LUIZ HENRIQUE CEOTTO
  • > MARIO FRANCO
  • > MARIO SERGIO CORTELLA
  • > ROBERTO BUCHAIM
  • > SERGIO HAMPSHIRE C. SANTOS
  • > SUELY B. BUENO
  • > TIAGO BRAGA ABECASIS

MARIO SERGIO CORTELLA

Graduado (Licenciatura Plena) em filosofia. Mestre em educação pela PUC/SP com a dissertação "A Filosofia como produção histórica", proposta para o ensino de Filosofia no 2º Grau, sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti. Doutor em educação pela PUC/SP, com a tese "A Escola e o Conhecimento: reflexão sobre fundamentos epistemológicos e políticos dessa relação", sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Professor-titular da PUC-SP, Universidade na qual atuou por 35 anos (1977/2012). Docência e Pesquisa na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação: currículo (1997-2012). Docência e Pesquisa no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977-2007). Professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997). Professor convidado do Gvpec da FVG/EAESP (1998-2010), mebro do conselho técnico científico educação básica da CAPES/MEC (2008/2011).

LUIZ HENRIQUE CEOTTO

Diretor Sênior de Projetos e Construção Engenheiro Civil formado pela UnB (Universidade de Brasília) e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), Luiz Henrique Ceotto conta com grande experiência profissional no setor da construção, tendo trabalhado na Encol S/A e Inpar, entre 1992 e 2005. Desde então, Ceotto dirige o departamento de Design e Construção (D&C) da Tishman Speyer no Brasil. Na área acadêmica, Ceotto ministrou aulas no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos e é professor convidado do curso de Mestrado Profissional da Escola Politécnica da USP, além de ser autor de vários artigos e de um livro sobre tecnologia e qualidade na Engenharia Civil.

JORGE BATLOUNI NETO

Mestre Engenheiro em Habitação e Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP. Diretor Superintendente da JB Tecnum Engenharia e Construções Ltda (TECNUM CONSTRUTORA). Professor do MBA da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Tecnologia na Gestão da Produção de Edifícios desde 2002. Coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SINDUSCON-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo. Membro do Conselho editorial da Revista Téchne. Ganhador do Prêmio Mena Barreto – IBRACON. Diretor do Conselho Técnico Internacional da FIABCI Brasil – Capítulo Brasileiro da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias – 2001 a 2005. Membro da Comissão Internacional FIABCI. Participação na Comissão de elaboração das normas: NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto, NBR 6122 - Projeto e execução de fundações, NBR 15575 - Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos.

JOSÉ ROBERTO BERNASCONI

Engenheiro civil e advogado. José Roberto Bernasconi é Diretor-presidente da Maubertec Engenharia e Projetos, empresa de consultoria, projetos e gerenciamento que atua em diversos setores da infraestrutura. Foi professor da Universidade Politécnica de São Paulo - POLI-USP entre 1970 e 1975, no Departamento de Estruturas e Fundações, das disciplinas Construções de Concreto e, posteriormente, Pontes e Grandes Estruturas. Participa de diversas entidades de classe, como CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, UPADI – União Panamericana das Associações de Engenheiros e Instituto de Engenharia, que presidiu nas gestões 1985-1987 e 1987-1989, sempre militando pela engenharia brasileira. De 2006 a 2009 foi presidente nacional do SINAENCO. De 2007 a 2011 foi Diretor Titular-Adjunto do Departamento da Indústria da Construção – DECONCIC, da FIESP . Atualmente preside o SINAENCO-São Paulo – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva – Regional São Paulo; também é membro do Conselho Superior da Indústria da Construção – CONSIC e do Conselho Superior do Meio Ambiente – COSEMA, da FIESP.

SUELY B. BUENO

Engenheira Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). Desenvolve projetos de edifícios altos e obras especiais. Sócia do Escritório Técnico Julio Kassoy e Mario Franco Engenheiros Civis Ltda.

TIAGO BRAGA ABECASIS

Engenheiro Civil e professor catedrático convidado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra desde outubro de 2006, onde tem lecionado na cadeira de Pontes e outras no âmbito das Estruturas Metálicas. Desde 1974 tem realizado diversos projetos de estruturas. Integrou a Divisão de Construções Moduladas, Pontes e Estruturas da Sorefame em regime de profissão liberal. Membro da Direção da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista desde a sua fundação, em 1997. Autor de centenas de projetos de estruturas metálicas, mistas aço-betão e de betão armado. Alguns projetos relevantes, integrados em várias tipologias construtivas: Ampliação e remodelação da aerogare do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto (Prêmio ECCS 2007), incluindo estruturas metálicas (12.000 toneladas), mistas, de betão armado e pré-esforçado, abrangendo uma área total de 150.000m²; torres metálicas de S. Gabriel e S. Rafael em Lisboa, com 120 metros de altura, núcleos resistentes em betão armado e estruturas mistas nos pisos; coberturas dos Estádios de Aveiro e Coimbra, em Portugal, cada um com 30.000 lugares sentados; ponte ferroviária sobre o rio Trancão em Lisboa com tabuleiro misto, suspenso, de 60 metros de vão; cimbres, móveis para construção de tabuleiros em betão com vãos de 50 metros.

JUSTINO VIEIRA

Graduação em Engenharia Civil (1970) e Mestrado (1980)  pela Universidade Federal Fluminense. Professor de Análise Estrutural, Estruturas de Edifícios e Complementos de Concreto Armado na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, e de Sistemas Estruturais na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC - Rio.Sócio da Justino Vieira - Mônica Aguiar Projetos Estruturais, com cerca de 1.500 projetos na área de edificações.

ARNOLD VAN ACKER

Arnold Van Acker é Mestre em Ciências e Engenharia Civil pela Universidade de Ghent, na Bélgica. Trabalhou durante 45 anos em pesquisa e desenvolvimento de estruturas de concreto pré-moldado. Perito da Federação belga de concreto pré-moldado. Publicou várias palestras sobre o modelo de projeto de estruturas de concreto pré-moldado para acadêmicos de Engenharia e Arquitetura. Membro do International Concrete Federação Fib (Comissão de pré-fabricação) desde 1978, e presidente de 1986 até 2002. Premiado com a medalha de FIP por suas contribuições excepcionais. Conhecido internacionalmente por seus congressos e cursos de mestrado sobre a concepção de estruturas de edifícios pré-fabricados em todo o mundo.

SERGIO HAMPSHIRE C. SANTOS

Engenheiro Civil, doutorado pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado da Escola Politécnica no Departamento de Estruturas. Coordenador do Mestrado em Projeto de Estruturas (PPE/UFRJ). Atuou no projeto da Usina Nuclear de Angra dos Reis, 1300 MW, unidades dois e três; projeto estrutural e coordenação da engenharia estrutural do Reator Nuclear de Pesquisa da Marinha do Brasil; projeto estrutural, análise sísmica, coordenação de Engenharia Civil da usina Termoelétrica de Três Lagoas, 240 MW; Análise Dinâmica de Fundações; coordenação de Engenharia Civil da Usina Termoelétrica Norte Fluminense, 780 MW; coordenador geral de Engenharia desde 2003; consultorias diversas em Análise Sísmica, Análise Dinâmica e Projeto de Fundações de Máquinas. Sessenta e sete artigos técnicos publicados. Foi coordenador do Comitê da ABNT para a elaboração da Norma Brasileira de Projeto Sísmico de Estruturas (ABNT 15421:2006) e coautor com Silvio de Souza Lima do livro "Análise Dinâmica das Estruturas", Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro. Membro da IABSE (International Association of Bridges and Structural Engineering), e, nessa organização, membro do Working Commission 1 e do Working Group 7. Membro do Earthquake Engineering Research Institute (EERI), American Concrete Institute (ACI), comitê "ACI348 – Structural Safety". Coordenador do Comitê Brasileiro de Segurança Sísmica da ABNT. Revisor da Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas (LNEC, Lisboa).

ROBERTO BUCHAIM

Engenheiro civil graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1969). Mestre em Engenharia Civil (1979) e Doutor em Engenharia Civil (2001). Ambos os títulos obtidos na mesma escola. Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Estruturas, atuando nas disciplinas: Mecânica das Estruturas, Concreto Estrutural, Estruturas de Concreto Protendido e Pontes. Concluiu vários projetos de pesquisa e ensino, dos quais resultaram artigos publicados na área de Concreto Estrutural. Experiência em projeto e cálculo de estruturas de concreto, inclusive em estruturas pré-moldadas. Na área acadêmica, atua principalmente nos seguintes temas: concreto armado e protendido, dimensionamento, momento-curvatura, flexão simples e flexão composta normal, força cortante, capacidade de rotação plástica. É delegado regional da ABECE em Londrina. Participa atualmente da revisão da NBR 6118: 2012.

MARIO FRANCO

Engenheiro Civil (1951) pela Escola Politécnica da USP. Doutor Engenheiro (1967) pela Escola Politécnica da USP. Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da USP (aposentado). Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (aposentado). Sócio-fundador do Escritório Técnico Julio Kassoy e Mario Franco Eng. Civis Ltda (JKMF), em 1952. Participou de mais de 2000 projetos estruturais. Participou também de bancas examinadoras de mestrado e doutorado. Publicou artigos técnicos em revistas nacionais e estrangeiras. Ministrou cursos de extensão universitária em diversas cidades do Brasil, Lisboa e Macau (China). Ministrou cursos de pós-graduação na Escola Politécnica da USP. Membro de: IE, IBRACON (honorário), ABECE, ACI, CEB (FIB), CTBUH, IABSE, CREA (honorário). Prêmios: "Emílio Baumgart" (IBRACON), 1985; "Eminente Engenheiro do Ano de 2001" (IE); "Melhor trabalho Técnico do Ano", em 1999, 2002 e 2003 (IE); "Talento" ABECE-GERDAU 2003, 2005 e 2008. Personalidade da Engenharia 2011.