Palestras 20° ENECE

Confira as Palestras do Enece 2017

 

EDIFICIOS SEM JUNTAS
A eliminação das juntas nas estruturas dos edifícios vem ao encontro do desejo atual de estruturas robustas, que se traduzem por mais durabilidade, mais segurança, mais redundância e menor custo de manutenção do que as estruturas convencionais. A dificuldade do projeto das estruturas longas sem juntas reside no problema de analisar os esforços gerados pelas deformações impostas, considerando a redução de rigidez dos elementos, devida à sua fissuração. Identificação de situações que exigem juntas. Meios de reduzir os esforços gerados pelas deformações impostas. Verificações necessárias. Modelagem de estruturas integrais de edifícios. Interação solo-estruturanos edifícios sem juntas. Grandeza das deformações impostas. Alguns aspectos relevantes do dimensionamento.
Prof. Antonio Carlos Reis Laranjeiras

 

O PROJETO ESTRUTURAL DO EDIFÍCIO SKY TOWER - UM ESTUDO DE CASO
Apresentação do projeto arquitetônico, explanação sobre a solução estrutural, onde serão mostrados os projetos de alguns dos elementos estruturais componentes da estrutura.
Serão abordados os estudos realizados para a definição dos efeitos dinâmicos do vento, com ênfase para a NBR-6123 e ensaios em túnel de vento.
Apresentação de sistemas estruturais indicados para os edifícios altos e comentários relacionados com a análise estrutural do Edifício Sky Tower.
Antonio Stramandinoli Junior

 

Luanda Towers - A ARTE DA ENGENHARIA ESTRUTURAL BRASILEIRA EM ANGOLA
Apresentação de solução estrutural para edifícios mistos em aço e concreto adotada para conjunto de 3 torres corporativas em Luanda Angola.
Técnicas empregadas, vantagens ,desvantagens ,motivos que nortearam a escolha da solução mista.
Interface rica em troca de experiências com equipes multidisciplinares de diversos países, a realidade internacional de verificação de projetos estrutural ,sendo neste caso especifico verificações em Israel ,França e Portugal ,cada qual atendendo objetivos de seus clientes ,investidor, seguradora e construtor.
Jeferson Luiz Andrade

 

LIGAÇÕES E UTILIZAÇÃO DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO EM EDIFÍCIOS ALTOS
A palestra tem como objetivo apresentar conexões e estabilidade temporária durante a construção de estruturas pré-moldadas.
Larbi Sennour

 

VALORIZAÇÃO DOS PROJETOS, GERENCIAMENTO DOS PROJETOS E INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
A palestra iniciará mostrando a grande preocupação dos países desenvolvidos com a estagnação da produtividade na Construção Civil nos últimos 60 anos. Mostrara a preocupação de alguns grupos de pesquisas liderados pela Mckinsey e pelo Boston Consulting Group em como dobrar a produtividade americana nos próximos 10 anos. Serão feitas comparações entre a produtividade americana e os principais obstáculos tecnológicos e culturais que o Brasil enfrenta para a modernização do seu setor de construção. Mostrara a possibilidade de se usar a indústria automobilística como fonte inspiradora para a evolução da Construção Civil e como adaptar os conceitos e a experiencia dessa indústria aos processos construtivos existentes. Discutira o papel do consultor e do projetista de estruturas nesse novo cenário e as principais tendências da tecnologia de construção de estruturas que predominarão daqui pra frente.
Luiz Henrique Ceotto

 

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO "COEFICIENTE DE REAÇÃO VERTICAL DO SOLO"
Um dos tópicos importantes para análise das estruturas é seu comportamento frente a recalques. A análise dos recalques observados em estruturas de concreto armado é uma ferramenta poderosa. As medidas de recalque de obras com estrutura e alvenaria concluídas confrontadas com provas de carga estáticas, com modelos teóricos de cálculo de recalques são comparadas e avaliadas com o objetivo de, em retro-análise, rever a modelagem da estrutura.
A migração de cargas originadas pelos recalques é analisada e o modelo teórico de recalques é ajustado para três casos estudados.
Frederico Fernando Falconi

 

DESAFIOS DO PROJETO ESTRUTURAL NO AMBIENTE BIM: TEORIA E PRÁTICA
Não há mais dúvidas hoje quanto à necessidade de aplicação dos conceitos da filosofia BIM no ciclo de vida de uma edificação. Entretanto ainda existem inúmeras dificuldades na integração da cadeia de projeto. Mostraremos alguns pontos teóricos e práticos desta integração, no projeto estrutural de edificações em concreto armado.
Abram Belk