REVISTA ESTRUTURA
| OUTUBRO • 2016
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Características das fundações:
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Comprimento das estacas escavas: 9,5m a 78,9m;
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Diâmetro em solo: 2,5m;
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Diâmetro em rocha com cerca de 5m de comprimento:
2,3m;
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Carga geotécnica: 2.000tf nas fundações dos acessos e
1.600tf no trecho estaiado.
Sequência executiva:
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Posicionamento da balsa;
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Cravação da camisa metálica com martelo vibratório;
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Escavação do solo/rocha;
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Montagem das armaduras;
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Concretagem.
A mesoestrutura do trecho de acessos conta com pilares, con-
soles de apoio, calços e aparelhos de apoio metálicos para uma
carga de 900tf (fixos e unidirecionais). Os caixões bi-apoiados
se apoiam nos aparelhos de apoio e estes, por sua vez, se
apoiam nos calços, fixados nos consoles.
ESQUEMA DE APOIOS DO TRECHO DE ACESSOS.
ENESCIL
No prolongamento das estacas tem-se os pilares e no topo dos
pilares estão os consoles de apoio dos caixões. Não são uti-
lizados blocos ou quaisquer outros elementos de travamento
entre as estacas e pilares.
FOTO DOS PILARES COM RESPECTIVOS CONSOLES NO TOPO SEM A
UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE TRAVAMENTO.
ENESCIL
As fundações do mastro possuem o mesmo diâmetro de
ø250cm e ø230cm em rocha. Inicialmente foram projetadas 16
estacas por mastro, com carga de cerca de 2.400tf por esta-
ca. Entretanto, devido a dificuldades executivas encontradas
na perfuração do trecho em rocha, havendo excessivo fratu-
ramento nas rochas em alguns pontos, os diâmetros da maior
parte das estacas tiveram de ser reduzidos para ø180cm, pas-
sando a carga para 1600tf por estaca e a quantidade total de
estacas aumentada para 20 por mastro.
DETALHE EM PLANTA DO BLOCO DE FUNDAÇÃO DE UM DOS MASTROS.
ENESCIL
Os pilares de apoio dos mastros (sob o tabuleiro) foram concebi-
dos em lâminas, de modo a conferir maior flexibilidade à estru-
tura aos esforços de retração e variação térmica do tabuleiro.
TRECHOS DE ACESSO
Os trechos de acesso são constituídos de seções tipo caixão, for-
mados por aduelas pré-moldadas dispostas num vão bi-apoiado.
Um fator de grande desafio para obra, apesar da concepção sim-
ples, foi o uso de um sistema construtivo relativamente novo no
Brasil, composto por treliças de autocimbre, ou sistema OPS (
Or-
ganic Prestressing System
) da portuguesa Berd.
Características dos vãos de acesso:
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Aduelas pré-moldadas coladas com epóxi: 14 unidades
por vão;
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Peso da aduela típica: 80tf;
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Utilização de treliça lançadeira modelo LG50-Berd;
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Protensão provisória para colagem das aduelas com uso
de barras Dywidag;
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Protensão longitudinal definitiva unindo todas as aduelas.
ELEVAÇÃO ESQUEMÁTICA DO VÃO DO TRECHO DE ACESSO E
RESPECTIVAS ADUELAS.
ENESCIL
Apesar da curvatura da ponte em alguns trechos, o raio de 2000m
permitiu que os tabuleiros fossem detalhados como retos em cada
BLOCOS DE FUNDAÇÃO DOS MASTROS E PILARES PAREDE DE APOIO SOB O TABULEIRO.
ESTRUTURA EM DESTAQUE
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ANITA GARIBALDI
RONALDO AMBONI