Revista Estrutura - edição 2 - page 45

não é atingido quando a deformação no
bordo corresponde à tensão mais alta
e sim quando essa tensão já se tornou
menor. Verificou-se que a distribuição
das tensões na zona comprimida e a
deformação no bordo dependem da
forma da seção transversal e da posição
da linha neutra ou seja da percentagem
de armadura longitudinal. Vejam-se as
Figs. 12 e 13.
Nos últimos anos há a preocupação ge-
ral em todos os países em propor um
método de dimensionamento em que o
comportamento plástico do material seja
considerado. As numerosas sugestões
diferem fundamentalmente no diagrama
adotado para as tensões de compressão
e nos valôres adotados para as deforma-
ções de bordo. Para o diagrama de ten-
sões as normas brasileiras adotam, p. ex.,
a forma retangular e existem propostas
de parábolas, hipérboles, trapézios, etc.
As deformações de bordo sugeridas va-
riam por sua vez entre 1,5 e 5,0% (A NB-1
adota p. ex., 1,5%) (*
4
). Tôdas as suges-
tões porém admitem que as hipóteses
são igualmente válidas para tôdas as for-
mas de seção transversal e de valôres da
percentagem de armadura. Êsses novos
conhecimentos demonstram o erro nes-
sas hipóteses e conduzem para uma me-
lhor compreensão dêsse fenômeno.
7. INFLUÊNCIA DA
VELOCIDADE DE
DEFORMAÇÃO SOBRE
A RELAÇÃO TENSÃO-
DEFORMAÇÃO
A resistência de um material perfeita-
mente elástico independe do tempo de
ação do carregamento pois a sua defor-
mação não se altera com a permanência
da carga. Em um material perfeitamen-
te plástico por sua vez, as deformações
crescem sempre com a permanência do
carregamento sem que a ruptura seja
com isso alcançada. Pergunta-se porém
4 Essas
diferentes
teorias
encontram
sempre para as peças subarmadas, no
domínio da flexão pura, boa concordância
com os resultados experimentais. O que
seria de esperar pois estando, nas peças
subarmadas na ruptura, a fôrça na armadura
longitudinal determinada pela sua tensão de
escoamento, seria preciso que se avaliasse
muito mal o braço da alavanca “z” para que
o valor do momento resistente calculado
para a seção se afastasse sensivelmente do
encontrado em ensaio.
FIG. 11 – DIAGRAMAS TENSÃO-DEFORMAÇÃO PARA DIFERENTES VELOCIDADES
(CONSTANTES) DE DEFORMAÇÃO.
FIG. 12 – RELAÇÃO ENTRE A DEFORMAÇÃO DE BORDO NA RUPTURA E A FORMADA SEÇÃO
TRANSVERSAL E PERCENTAGEM DE ARMADURA LONGITUDINAL
FIG. 13 – DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES DE RUPTURA. CONCRETO
s
C56
= 210 KG/CM²
45
1...,35,36,37,38,39,40,41,42,43,44 46,47,48,49,50,51,52,53,54,55,...84
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