Revista Estrutura - edição 2 - page 55

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NORMAS TÉCNICAS
| NBR 6120
FORÇAS PARA
O PROJETO DE
ESTRUTURAS DE
GARAGENS E ZONAS
DE CIRCULAÇÃO DE
VEÍCULOS EM EDIFÍCIOS
POR: ODINIR KLEIN JÚNIOR,
SECRETÁRIO DA COMISSÃO DE REVISÃO DA
NORMA ABNT NBR 6120.
RESUMO
O presente artigo visa apresentar e justificar a origem das forças para o projeto de
garagens e zonas de circulação de veículos em edifícios propostas no projeto de revi-
são da norma ABNT NBR 6120:1980. Este estudo foi realizado no âmbito da Comissão
de Estudo de Ações para o Cálculo de Estruturas de Edifícios (CE-02:124.11) do Comi-
tê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02). É importante ressaltar que o estudo
não contempla cargas móveis rodoviárias e de pedestres para pontes, viadutos e
passarelas, sendo estas escopo da norma ABNT NBR 7188:2013 [11].
INTRODUÇÃO
A presente versão da norma ABNT NBR
6120:1980 [1] recomenda que se con-
sidere uma carga uniformemente dis-
tribuída de 3 kN/m² para o projeto de
garagens e estacionamentos para veí-
culos de passageiros e semelhantes de
até 25 kN por veículo. Para o projeto de
vigas e lajes, essa carga deve ser majo-
rada por um coeficiente
φ
, em função
do vão da viga ou laje em questão. A
norma não apresenta cargas de projeto
para quando os veículos pesam mais de
25 kN.
Mesmo normas estrangeiras possuem
limitações quanto à prescrição de ações
para o cálculo de estruturas de garagens
e zonas de circulação de veículos.
A norma americana ASCE 7-10 [2] indica
apenas as cargas para o projeto de estru-
turas para veículos de passageiros, sem
limitar o peso bruto total máximo desses
veículos. Tais cargas foram definidas com
base em estudos probabilísticos utilizan-
do dados obtidos em cidades norte-ame-
ricanas, explicado em detalhes em [3].
Solicita-se ainda a verificação da estrutura
para cargas concentradas isoladas, de for-
1...,45,46,47,48,49,50,51,52,53,54 56,57,58,59,60,61,62,63,64,65,...84
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