Revista Estrutura - edição 2 - page 57

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analisando os dados informados pelos
fabricantes. Nessa pesquisa, foi possível
verificar que as dimensões e cargas má-
ximas por eixo dos veículos pesquisados,
mesmo os especiais, respeitam os limites
estabelecidos pelo CONTRAN [7].
Analisando em conjunto os limiteis le-
gais e os dados dos fabricantes para as
dimensões e pesos máximos por eixo
dos veículos, foi possível propor catego-
rias de veículos relevantes para o projeto
de estruturas de edifícios. O objetivo foi
subsidiar o meio técnico com os dados
mais abrangentes possíveis, de modo
que os projetos resultem adequadamen-
te seguros para a categoria considerada.
Os valores propostos para as cargas são
nominais, adequados para combinações
de ações conforme a norma ABNT NBR
8681 [10]. As cargas foram definidas de
forma determinística, ou seja, não consi-
deram a probabilidade de áreas das gara-
gens estarem densamente ocupadas en-
quanto outras estão vazias (circulações,
etc.) e nem a probabilidade da garagem
estar ocupada por veículos com diferen-
tes pesos, mesmo pertencendo à mes-
ma categoria. Por exemplo, para definir
as cargas uniformemente distribuídas,
considerou-se o PBT do veículo distribuí-
do pela sua área ampliada em planta. A
área ampliada corresponde à área líqui-
da efetivamente ocupada pelo veículo
acrescida de uma folga em todos os la-
dos, considerando que os veículos muito
provavelmente não estarão encostados
uns aos outros. Esta folga variou de 30
cm (veículos de passeio) a 100 cm (ônibus
e caminhões pesados). Como as premis-
sas assumidas já são suficientemente
conservadoras, considerou-se que as
tolerâncias das cargas por eixo admiti-
das pela resolução do CONTRAN [7] (5%
no presente momento) são levadas em
conta pelos coeficientes de segurança da
norma ABNT NBR 8681 [10].
As forças de impacto acidental em pila-
res foram propostas com base no Anexo
C do Eurocode 1 parte 1-7 [6]. Tal previ-
são visa proteger a estrutura contra um
possível colapso causado pelo impacto
acidental de veículos em pilares expostos
ao tráfego.
TEXTO PROPOSTO
Apresenta-se a seguir o texto proposto
para o projeto de revisão da norma ABNT
NBR 6120:1980 [1].
AÇÕES EM GARAGENS E DEMAIS
ÁREAS DE CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS
As orientações deste item são válidas
para estruturas sujeitas ao tráfego de
veículos cujo peso e dimensões atendam
aos limites estabelecidos pelo CONTRAN
– Conselho Nacional de Trânsito.
FIGURA 3 – EIXO-TIPO DUPLO PARA VERIFICAÇÃO DE FORÇAS CONCENTRADAS –
CATEGORIAS IV E V
FIGURA 4 – EIXO-TIPO TRIPLO PARA VERIFICAÇÃO DE FORÇAS CONCENTRADAS – CATEGORIA IV
1...,47,48,49,50,51,52,53,54,55,56 58,59,60,61,62,63,64,65,66,67,...84
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