Revista Estrutura - edição 3 - page 68

REVISTA ESTRUTURA
| ABRIL • 2017
68
consumo de concreto e aço, reduzindo
a logística da obra e acelerando a cons-
trução, além de reduzir as emissões am-
bientais e nos permitir construir o que,
hoje, parece impossível.
As tendências atuais preveem um gran-
de aumento da vida urbana, tornando-se
desafiador construir em pequenos es-
paços, de modo a permitir a um núme-
ro crescente de habitantes, desfrutar de
um determinado estilo de vida. A nova
geração é bastante cautelosa quando o
assunto é sustentabilidade e de como os
materiais de construção causam impacto
em suas vidas. Projetos de edifícios mais
altos e ambiciosos estarão disponíveis
para atender às demandas dos futuros
habitantes urbanos.
Nova York tem atualmente um dos mer-
cados mais desafiadores para o concreto.
As exigências por construções cada vez
mais esguias, combinadas com maximi-
zação de espaço para os usuários, leva
o desafio a limites sem precedentes para
o material. Os desafios, entre outros, in-
cluem um alto módulo de elasticidade
(acima de 55 GPa), altas resistências à
compressão (acima de 100 MPa), baixo
calor de hidratação, bombeamento de
HSC a alturas superiores a 450 m, aca-
bamento arquitetônico em concreto apa-
rente, baixa retração, baixa fluência, zona
de transição muito densa da interface
entre a armadura e concreto.
OUTRAS INOVAÇÕES ALÉM
DO CIMENTO
Devido a um acordo de não-divulgação,
firmado entre os intervenientes do pro-
jeto, alguns detalhes não podem ser
completamente compartilhados. Mas
podemos dizer que o concreto contém
Metakaolin da BASF, em pequenas quan-
tidades.
VANTAGENS DAS INOVAÇÕES
INTRODUZIDAS NO 432
Uma compreensão cientifica mais pro-
funda do material concreto, da escala
Nano para a Macro, levou a grandes alte-
rações de concepção e configuração de
projeto, bem como em suas característi-
cas de engenharia.
O concreto no mundo atual pode facil-
mente competir com o aço como material
construtivo para edifícios altos. Resistên-
cias que ultrapassam 150 MPa bem como
módulos de elasticidade acima de 59
GPa, fazem do concreto um material de
engenharia diferente do que se conhecia
no passado.
Sua capacidade de ser autocompactante
e autonivelante, bem como a facilidade
de se bombear horizontal e verticalmen-
te a grandes distâncias, mudou o para-
digma da construção em concreto além
de torna-la ainda mais segura.
Os últimos desenvolvimentos na enge-
nharia do concreto melhoraram significa-
tivamente o modo de como um edifício é
construído, agregando um grande valor a
cada membro envolvido na construção/
processo de planejamento, desde o em-
preiteiro até o proprietário final.
A velocidade na construção, assim como
a combinação de múltiplas atividades no
processo construtivo, quase que ao mes-
mo tempo, são críticas para a eficiência
do processo e o sucesso econômico, que
são alcançadas graças aos últimos de-
senvolvimentos do concreto.
Vou destacar apenas algumas vanta-
gens e melhorias em alguns pontos,
pois seria muito longo entrar em deta-
lhes neste artigo:
Módulo de elasticidade;
Altas resistências (acima de 150 MPa);
Concreto de baixa retração (abaixo
de 0,025 mm/m)
Baixa fluência;
Zona de transição muito compacta
e forte na interface entre o aço e o
concreto (reduzindo o deslizamento e
aumentando a aderência);
Baixo calor de hidratação (abaixo de
71º C);
Eliminação da necessidade de tubula-
ções de arrefecimento (pós-refrigera-
ção) do concreto;
Concreto bombeável;
Manutenção da trabalhabilidade do
concreto por até 4h, sem retardo na
pega.
Alta resistência nas primeiras idades
prevenindo impactos do ambiente
(alta durabilidade);
Concreto sustentável (superestrutu-
ras podem agora ser construídas com
até 83% de substituição de cimento);
Uso de materiais reciclados;
Acabamento arquitetônico em concreto
aparente, mesmo em grandes alturas;
Menor volume de concreto e aço uti-
lizado na obra, reduzindo a logística
para o construtor e permitindo acele-
rar a produção;
Redução de esforços e tempo du-
rante o processo de acabamento do
concreto;
Entre outros.
INOVAÇÃO
| CASE DO EDIFÍCIO 432 PARK AVENUE
1...,58,59,60,61,62,63,64,65,66,67 69,70,71,72,73,74,75,76,77,78,...80
Powered by FlippingBook