REVISTA ESTRUTURA
| ABRIL • 2017
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No dia do acidente, tinham lugar ser-
viços de reparos nas pistas, estando
quatro das oito pistas fechadas ao trá-
fego, com máquinas e areia e brita para
concreto estocadas sobre as pistas blo-
queadas.
O Conselho de Segurança do Transporte
Nacional (
National Transportation Safety
Board
) determinou, após extensa e mi-
nuciosa análise, que a provável causa do
colapso da ponte I-35W foi a inadequa-
da capacidade de carga, devida a erro
de projeto, das placas de ligação (
gusset
plates
,
ver foto 6)
dos elementos da tre-
liça que concorrem nos nós U10 (Leste
e Oeste), as quais se romperam sob a
combinação de (1) aumento substancial
do peso da ponte, resultante de modifi-
FOTO 5 – O VÃO CENTRAL DA PONTE I-35W DENTRO DO RIO
FOTO 6 – PLACA DE LIGAÇÃO DOS ELEMENTOS DA
TRELIÇA QUE CONCORREM EM UM NÓ (GUSSET PLATE)
FOTO 7 – PLACA DE LIGAÇÃO DO NÓ U10W (OESTE) APRESENTANDO
ENCURVAMENTOS SOB CARGA
ARTIGO TÉCNICO
| COLAPSO PONTE SOBRE O MISSISSIPI