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          A solução dos problemas de nossas es-
        
        
          truturas guarda estreita semelhança,
        
        
          muitas vezes, com as res-
        
        
          postas inábeis ao enigma,
        
        
          que acreditamos corretas,
        
        
          até que, de repente, surge a
        
        
          Esfinge à nossa frente e, tra-
        
        
          gicamente, nos devora.
        
        
          Essa bem poderia ser a intro-
        
        
          dução à história do trágico
        
        
          colapso de uma ponte sobre
        
        
          o rio Mississipi, nos Estados
        
        
          Unidos, relatado a seguir.
        
        
          Às 18 horas, sob inten-
        
        
          so tráfego de veículos, na
        
        
          quarta-feira, 1º de agosto
        
        
          de 2007, a ponte rodoviária
        
        
          I-35W, inaugurada em 1967,
        
        
          com 580 m de comprimen-
        
        
          to e oito pistas de tráfego,
        
        
          sobre o rio Mississipi, em
        
        
          Minneapolis, estado de Min-
        
        
          nesota, sofreu uma ruptura
        
        
          catastrófica no vão central
        
        
          com 155 m de treliça metá-
        
        
          lica, que o fez despencar de
        
        
          uma altura de 32 m dentro
        
        
          de uma lâmina d’água de 4,5 m de pro-
        
        
          fundidade. A essa ruptura, seguiu-se o
        
        
          colapso de toda a estrutura treliçada
        
        
          com 320 m de comprimento. Um total
        
        
          de 111 veículos transitava sobre o tre-
        
        
          cho da estrutura que entrou em colap-
        
        
          so, dos quais, apenas 17 foram retira-
        
        
          dos do rio, resultando em 13 mortos e
        
        
          145 feridos.
        
        
          Ao lado da ponte I-35W, há uma travessia
        
        
          mais antiga e mais estreita, com estrutu-
        
        
          ra em arcos, que aparece em muitas fo-
        
        
          tos. As fotos a seguir dão vistas da ponte
        
        
          I-35W antes do colapso.
        
        
          As fotos que seguem apresentam a pon-
        
        
          te I-35W após seu colapso.
        
        
          FOTO 2 – VISTA DO VÃO CENTRAL DA PONTE I-35W, LADO OESTE
        
        
          FIG. 1 – ILUSTRAÇÃO DA ESTRUTURA DA PONTE I-35W, COM OS VÃOS DE ACESSO COM VIGAS
        
        
          RETAS E O TRECHO CENTRAL DE ESTRUTURA TRELIÇADA COM 323 M DE COMPRIMENTO
        
        
          FOTO 4 – A PONTE I-35W APÓS O COLAPSO DE TODO O TRECHO COM ESTRUTURA TRELIÇADA, VENDO-SE O
        
        
          VÃO CENTRAL SEPARADO DO RESTO DA ESTRUTURA, DENTRO DO RIO
        
        
          FOTO 3 – VISTA INICIAL DA SEQUÊNCIA
        
        
          DO COLAPSO, OBTIDA POR CÂMERA DE
        
        
          VIGILÂNCIA INSTALADA EM UMA PEQUENA
        
        
          BARRAGEM A MONTANTE. NESSA FOTO, VÊ-SE
        
        
          A TRELIÇA DESCENDO NA REGIÃO PRÓXIMA
        
        
          AO APOIO, AFASTANDO-SE DA GEOMETRIA
        
        
          ORIGINAL, EM VIRTUDE DA RUPTURA DA
        
        
          LIGAÇÃO NO NÓ ASSINALADO COM UM
        
        
          CÍRCULO. A SEQUÊNCIA DO VÍDEO MOSTRA O
        
        
          VÃO CENTRAL SEPARANDO-SE DO RESTO DA
        
        
          ESTRUTURA E CAINDO NO RIO