Revista Estrutura - edição 3 - page 35

35
A solução dos problemas de nossas es-
truturas guarda estreita semelhança,
muitas vezes, com as res-
postas inábeis ao enigma,
que acreditamos corretas,
até que, de repente, surge a
Esfinge à nossa frente e, tra-
gicamente, nos devora.
Essa bem poderia ser a intro-
dução à história do trágico
colapso de uma ponte sobre
o rio Mississipi, nos Estados
Unidos, relatado a seguir.
Às 18 horas, sob inten-
so tráfego de veículos, na
quarta-feira, 1º de agosto
de 2007, a ponte rodoviária
I-35W, inaugurada em 1967,
com 580 m de comprimen-
to e oito pistas de tráfego,
sobre o rio Mississipi, em
Minneapolis, estado de Min-
nesota, sofreu uma ruptura
catastrófica no vão central
com 155 m de treliça metá-
lica, que o fez despencar de
uma altura de 32 m dentro
de uma lâmina d’água de 4,5 m de pro-
fundidade. A essa ruptura, seguiu-se o
colapso de toda a estrutura treliçada
com 320 m de comprimento. Um total
de 111 veículos transitava sobre o tre-
cho da estrutura que entrou em colap-
so, dos quais, apenas 17 foram retira-
dos do rio, resultando em 13 mortos e
145 feridos.
Ao lado da ponte I-35W, há uma travessia
mais antiga e mais estreita, com estrutu-
ra em arcos, que aparece em muitas fo-
tos. As fotos a seguir dão vistas da ponte
I-35W antes do colapso.
As fotos que seguem apresentam a pon-
te I-35W após seu colapso.
FOTO 2 – VISTA DO VÃO CENTRAL DA PONTE I-35W, LADO OESTE
FIG. 1 – ILUSTRAÇÃO DA ESTRUTURA DA PONTE I-35W, COM OS VÃOS DE ACESSO COM VIGAS
RETAS E O TRECHO CENTRAL DE ESTRUTURA TRELIÇADA COM 323 M DE COMPRIMENTO
FOTO 4 – A PONTE I-35W APÓS O COLAPSO DE TODO O TRECHO COM ESTRUTURA TRELIÇADA, VENDO-SE O
VÃO CENTRAL SEPARADO DO RESTO DA ESTRUTURA, DENTRO DO RIO
FOTO 3 – VISTA INICIAL DA SEQUÊNCIA
DO COLAPSO, OBTIDA POR CÂMERA DE
VIGILÂNCIA INSTALADA EM UMA PEQUENA
BARRAGEM A MONTANTE. NESSA FOTO, VÊ-SE
A TRELIÇA DESCENDO NA REGIÃO PRÓXIMA
AO APOIO, AFASTANDO-SE DA GEOMETRIA
ORIGINAL, EM VIRTUDE DA RUPTURA DA
LIGAÇÃO NO NÓ ASSINALADO COM UM
CÍRCULO. A SEQUÊNCIA DO VÍDEO MOSTRA O
VÃO CENTRAL SEPARANDO-SE DO RESTO DA
ESTRUTURA E CAINDO NO RIO
1...,25,26,27,28,29,30,31,32,33,34 36,37,38,39,40,41,42,43,44,45,...80
Powered by FlippingBook