Revista Estrutura - edição 4 - page 12

REVISTA ESTRUTURA
| SETEMBRO • 2017
12
ESTRUTURA EM DESTAQUE
| PONTE ITAPAIÚNA
PROJETO COMPLEXO
E DESAFIADOR
POR: MAUBERTEC ENGENHARIA
E PROJETOS LTDA
INTRODUÇÃO
Inicialmente, os projetos Básico e Exe-
cutivo da ponte foram desenvolvidos
pela Maubertec para a SPObras. Pos-
teriormente, ainda na sua fase de im-
plantação, a ponte se tornou objeto de
contrapartida viária, por polo gerador,
através da Lei Municipal 15.150 de 6 de
maio de 2010, onde, se determinou a
execução desta obra, pela compensação
aos empreendimentos da Odebrecht
Realizações, na região. Assim, a descri-
ção da obra é subdividida em duas par-
tes: a primeira, referente ao desenvolvi-
mento dos projetos básico e executivo
para a SPObras, e a segunda, relativa ao
desenvolvimento do Projeto Executivo
para o Consórcio Complexo Itapaiúna,
que foi o efetivamente implantado.
DESCRIÇÃO DA OBRA
A: Primeira Parte:
Projeto para a SPOBras
Sistema Viário
A Ponte Itapaiúna , obra vencedora da
Categoria Infraestrutura da 14ª Edição
do Prêmio Talento Engenharia Estrutu-
ral, é composta por três ramos: Ramo
Ponte, Ramo 100 e Ramo 200. O Ramo
Ponte, que interliga a avenida Itapaiúna
com a pista local das Nações Unidas, é
acessado a partir da pista expressa da
Marginal Pinheiros por meio do Ramo
100 na altura do Apoio AP4, situado jun-
to à margem do Rio Pinheiros (ver Figura
1a, 1b e 2 ).
A PONTE ITAPAIÚNA FAZ PARTE DE UMA AMPLA INTERVENÇÃO VIÁRIA NA
ZONA SUL PAULISTANA QUE DEMANDOU UM CONJUNTO ARROJADO DE SOLUÇÕES
DE ENGENHARIA PARA VENCER OS COMPLEXOS DESAFIOS DO PROJETO
FIGURA 1A – PLANTA GERAL
FOTO: ULMA CONSTRUCCIÓN
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