Revista Estrutura - edição 5 - page 16

REVISTA ESTRUTURA
| ABRIL • 2018
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ra que chegavam a 38 metros. No total,
foram necessários 66 eixos transver-
sais, perfazendo um total de 670 pilares
de concreto pré-fabricado para compor
toda a estrutura da arena. A opção pelo
uso de concreto pré-moldado foi para
dar maior flexibilidade e agilidade ao pro-
cesso construtivo e de montagem das
estruturas.
O uso de estrutura de concreto pré-
-moldado não foi possível em toda a
obra, sendo também empregado concre-
to moldado no local. Considerando estru-
turas pré-fabricada e concreto moldado
in loco
, a obra consumiu um volume total
de 150.000 m
3
, conforme cálculo forneci-
do pela construtora WTorre. O concreto
moldado
in loco
foi fornecido por uma
central de concreto instalada a cerca de
dois quilômetros do local, na cabecei-
ra da Ponte do Limão. Foram utilizados
concreto com 40 MPa e a operação de
transporte envolveu autobetoneiras e
bombas-lança necessárias para executar
a concretagem.
Sobre a estrutura de concreto, os ar-
quitetos e engenheiros projetaram uma
cobertura toda feita com vigas metálicas
treliçadas. O apoio para essa estrutura é
dado por quatro vigas mestras, tanto na
parte interna quanto na externa da edi-
ficação, formando uma carenagem que,
além do belo efeito visual proporciona-
do, também tem função de favorecer a
ventilação natural. No caso das treliças
periféricas, vale destacar ainda que elas
se apoiam nas principais em balanços
ancoradas nos gigantes de concreto por
meio de cabos protendidos. Um dos be-
nefícios dessa estrutura metálica perfu-
rada é com relação à acústica. A absorção
do som acontece debaixo da cobertura,
quando ele se propaga ao passar pelos
vários tamanhos de buracos existentes
na fachada.
2) PROJETO DOS
NOVOS ELEMENTOS DE
ARQUIBANCADA
As novas arquibancadas e seus pór-
ticos de sustentação foram concebidas
em estrutura pré-moldada em concreto
armado e protendido.
(Ver cortes típicos nas folhas 2, 3, 4 e 6)
A questão das vibrações foi tratada de
maneira análoga a empregada no projeto
do Estádio Nilton Santos (antigo Estádio
Olímpico João Havelange) com sucesso.
Os camarotes foram atirantados nas
vigas da arquibancada superior por meio
de duplas barras dywidag.
3) APROVEITAMENTO DE
ESTRUTURAS EXISTENTES
PARA ATENDER A PRAZOS
DE EXECUÇÃO
Outro ponto que exigiu uma solução
particular foi o aproveitamento dos arcos
do ginásio.
Por seu grande volume sua remoção te-
ria um grande impacto no prazo da obra.
O problema foi resolvido com a intro-
dução de pilares moldados no local sob a
projeção dos arcos aliviando problemas
flexionais que existiriam pela assimetria
do novo carregamento.
Acima dos mesmos as novas arqui-
bancadas foram construídas com uma
mistura de vigas moldadas “in loco” com
arquibancadas premoldadas.
(Ver corte folha 001)
Folha 003
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