REVISTA ESTRUTURA
| ABRIL • 2018
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foi baseada na pesquisa de Montalvo-Arrieta
et al
[1].
O projeto estrutural final foi baseado no Manual da CFE
por ser mais familiar às autoridades locais e também re-
sultou em exigências mais altas de demanda estrutural.
As cargas de vento e as acelerações do projeto foram
baseadas em uma análise do túnel de vento realizada
pela Rowan Williams Davies & Irwin Inc. (RWDI).
5.1 – Modelagem
Foram criados modelos matemáticos tridimensionais,
baseados no método de elementos finitos da estrutura
do edifício nos softwares de análise estrutural ETABS
e MIDAS Gen. Todos os elementos estruturais primá-
rios e secundários foram incluídos no modelo da análi-
se para considerar a distribuição de carga e os efeitos
P-Δ. Elementos foram incluídos abaixo da malha entre
os andares para captar adequadamente os efeitos P-Δ.
As colunas foram modeladas como elementos de estru-
tura enquanto que as paredes e lajes foram modeladas
como elementos finos bidimensionais. Todos os elemen-
tos foram modelados com propriedades de concreto
linear elástico, que variaram conforme a resistência do
concreto. Foram aplicados modificadores da rigidez aos
elementos do revestimento e da estrutura, com base no
nível de tensão no elemento para avaliação dos efeitos
de fissuras na rigidez da torre, dos níveis de serviço e da
carga final. Restrições rígidas do diafragma foram utiliza-
das nos pisos típicos. No entanto, uma restrição semirrí-
gida do diafragma foi usada para os andares superiores e
inferiores das paredes bem como nos dois andares acima
e abaixo de cada parede para avaliação da verdadeira ri-
gidez dos pisos na transferência da carga entre o núcleo
do edifício e as belt walls.
A partir do momento da determinação dos tamanhos
dos elementos preliminares e das quantidades de refor-
ço, foi realizada uma análise de construção não linear
escalonada para avaliação da distribuição da carga re-
sultante da sequência real da construção. As placas do
piso da torre movem-se não simetricamente para cima
enquanto o núcleo do edifício é conectado às colunas no
lado leste pelas vigas de ligação nos andares 23 até 42, o
que resulta em uma distribuição de carga de gravidade
não uniforme entre as colunas e as paredes do núcleo.
Os elementos estruturais foram potencializados para mi-
nimizar a tensão da carga de gravidade não uniforme. No
entanto, a estrutura ainda é antecipada para experimen-
tar alguma inclinação permanente ou uma geometria
fora de prumo após a conclusão da construção.
A equipe do projeto reconheceu que a inclinação in-
dicada pela aplicação de cargas de gravidade em um
modelo concluído será grandemente exagerada. Com o
progresso dos trabalhos, elementos da construção se-
rão incluídos na localização teórica, mudando a forma de
trabalho conforme a necessidade. Portanto uma análise
de construção não linear escalonada irá prever com mais
precisão a distribuição e a forma da distribuição da carga
de gravidade da estrutura permanentemente flexionada
na conclusão da construção. Os tamanhos dos elemen-
CASE INTERNACIONAL
| ESTRUTURA DE CONCRETO EM EDIFÍCIOS ALTOS
FIG. 6 – DEFORMAÇÃO LATERAL DEVIDO A CADA TIPO DE ANÁLISE
FIG. 7 – DEFORMAÇÃO LATERAL EM 30 ANOS