REVISTA ESTRUTURA
| ABRIL • 2018
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PONTES E ESTRUTURAS
| PONTE LAGUNA
CONCEPÇÃO E
EXECUÇÃO DE
UM PROJETO
OUSADO
INTRODUÇÃO
A Ponte Laguna se insere no complexo
viário da Avenida Chucri Zaidan, inter-
venção viária de grande vulto no âmbito
da Operação Urbana Consorciada Água
Espraida, conduzida pela SPObras, na
cidade de São Paulo. Fazem parte des-
sa intervenção, além da ponte Laguna,
a Itapaiúna e o prolongamento da Chu-
cri Zaidan em uma extensão de 3.150
km, até atingir a avenida João Dias, pro-
porcionando melhorias no trânsito da
região, além de, nesse trecho, constituir
opção complementar à avenida das Na-
ções Unidas. As pontes permitem, além
de retornos nas avenidas Marginal e Na-
ções Unidas, ligar os bairros do Morumbi
e Chácara Santo Antônio.
DESCRIÇÃO DA OBRAS
SISTEMA VIÁRIO
O sistema viário em que a ponte Lagu-
na se insere é composto pelas avenidas
Chucri Zaidan e Nações Unidas, no trecho
entre as pontes João Dias e Morumbi, e
pelas avenidas Marginal e Itapaiúna, no
bairro do Morumbi. As pontes Lagunas e
Itapaiúna, de sentidos únicos e opostos,
promovem a interligação dessas avenidas.
Os acessos à ponte Laguna são consti-
tuídos pelos Ramos A e B (ver Figuras 1a e
b), que coletam o trânsito procedente da
Chucri Zaidan e da Nações Unidas, des-
carregando-o na outra margem do rio
Pinheiros, onde se encontram acessos
também para a avenida Itapaiúna e ao
bairro do Morumbi.
DESCRITIVO DETALHADO SOBRE A COMPLEXIDADE DO
PROJETO QUE ENVOLVE O PROCESSO CONSTRUTIVO DA
ESTRUTURA DE UMA PONTE QUE COMPÕE UMA AMPLA
INTERVENÇÃO VIÁRIA NA ZONA SUL PAULISTANA
POR: LUCIANO AFONSO BORGES