REVISTA ESTRUTURA
| ABRIL • 2018
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ESPAÇO ABERTO
| CBCA
AÇO VIABILIZA
ESTRUTURA ARROJADA
O
edifício corporativo Pátio da
Marítima é composto por duas
torres sinuosas conectadas
pelo topo (a primeira está pre-
vista para ser concluída este ano; já a outra
em 2020). Quem vai à zona portuária da
capital fluminense, mais especificamen-
te à área de requalificação e revitalização
urbana Porto Maravilha, é impactado pela
ousada arquitetura proposta pelo escritó-
rio Foster + Partners, sediado em Londres,
que assina projetos consagrados mundial-
mente como a Torre Hearst, em Nova York,
e o arranha-céu londrino 30 St Mary Axe.
O empreendimento do Rio tem 140 mil
metros quadrados de área – 21 andares de
escritórios e cinco subsolos – e conta com
uma concepção estrutural complexa, ba-
seada em linhas de vértices que se encon-
tram de modo preciso em forma de V e Y.
Assim, há diferenças entre os pavimentos
sucessivos e pilares inclinados, que provo-
cam excentricidades de até 21 metros em
relação à base. Os pavimentos chegam a
ter 3,8 mil metros quadrados de área, com
pilares apenas na periferia e no core. Já o
lobby usufrui de pé-direito de 8,5 metros.
Exceto pelo núcleo de elevadores e es-
cadas, construído em concreto armado, a
estrutura é toda metálica, com lajes execu-
tadas em
steel deck
. Para garantir qualida-
de e exatidão na montagem das linhas de
vértices e fachadas, a opção foi por pilares
inclinados de aço. “Seria muito complexo
EM FASE DE CONSTRUÇÃO, O PÁTIO DA MARÍTIMA, PRIMEIRO EDIFÍCIO DO
PREMIADO ARQUITETO INGLÊS NORMAN FOSTER NO BRASIL, DESTACA-SE NA
PAISAGEM DA REGIÃO PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO POR OSTENTAR FACES
ANGULOSAS. O AÇO FOI ESCOLHIDO COMO O PRINCIPAL
ELEMENTO DA COMPLEXA ESTRUTURA, PERMITINDO A
EXECUÇÃO PRECISA DOS PILARES INCLINADOS
obter a forma desejada para o edifício caso
ele tivesse estrutura de concreto. Em aço
foi mais simples”, revela Anibal Sabrosa, ti-
tular do RAF Arquitetura, escritório brasilei-
ro contratado pela incorporadora Tishman
Speyer para auxiliar no desenvolvimento
de estudos do projeto, da concepção até o
executivo. O arquiteto acrescenta também
que o aço foi essencial para garantir a leve-
za almejada, principalmente no sky lobby.
O RAF possui outros projetos no Porto
Maravilha, como as estações do VLT da
Central do Brasil e o
retrofit
do Moinho Flu-
minense, que terá importantes elementos
em aço. Produzidas a partir de projeto em
3D, as peças de aço de 12 a 16 metros de
comprimento e ligações parafusadas per-
mitiram, ainda, uma execução mais limpa,
segura e veloz, além de redução de custos
total da obra do Pátio da Marítima. Para sa-
ber mais sobre essa obra, acesse o site do
CBCA em:
.
br/site/publicacoes-revistas.php
1
A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA ESTRUTURA
SÃO AS MEGACOLUNAS INCLINADAS JUNTO
ÀS FACHADAS COMPOSTAS POR PAINÉIS
UNITIZADOS E VIDRO DE ALTO DESEMPENHO /
2
AS ESTRUTURAS EM AÇO SÃO FIXADAS COM
TIRANTES METÁLICOS, DO QUARTO PAVIMENTO
PARA BAIXO /
3
E
4
OS PILARES INCLINADOS
DE AÇO SÃO PREENCHIDOS COM CONCRETO E
REVESTIDOS POR ALUMÍNIO
FONTE: CBCA-CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO
EM AÇO
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