Revista Estrutura - edição 5 - page 58

REVISTA ESTRUTURA
| ABRIL • 2018
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plo, já observei alunos revendo o que
foi aprendido em planejamento e con-
trole de empreendimento e fundações,
quando executaram a simulação 4D de
paredes atirantadas. Sobre como avaliar
os benefícios da metodologia BIM nesta
disciplina, foi dado enfoque na avaliação
de simulações 4D, desenvolvidas extra-
classe, observando-se: a coerência e ní-
vel de detalhamento do cronograma de
atividades para o projeto em questão,
o mapeamento entre o cronograma e o
modelo 3D, os recursos utilizados para
otimizar este mapeamento (regras e/ou
conjuntos), a animação 4D gerada e a
compressão geral do processo.
Nas disciplinas AU120 ou de Traba-
lho Final de Curso vivencia-se o caráter
integrador na tomada de decisão de
desenvolvimento de um novo projeto,
seja este arquitetônico ou de pesquisa.
Aí está o maior aprendizado e a vivên-
cia de todas frustações e benefícios da
EXEMPLO DE TRABALHO INTEGRADO DA DISCIPLINA DE
MODELAGEM EM BIM E DE MAQUETE
EXEMPLO DE PRANCHA DE PROJETO DA DISCIPLINA DE MODELAGEM EM BIM:
CASA DE VIDRO DE LINA BOBARDI
ESPAÇO BIM
| A EXPERIÊNCIA E OS DESAFIOS DA UNICAMP
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