Revista Estrutura - edição 5 - page 59

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metodologia BIM. Frustações por questões de
interoperabilidade ou de habilidade insuficiente
em ferramental necessário, associado ao tempo
existente para realizar a tarefa. E benefícios da
visualização e da simulação, dando mais insumos
para decisões de projeto. Sobre como avaliar os
benefícios da metodologia BIM nesta disciplina,
observa-se nas entregas de projeto que aspec-
tos da solução são baseados em dados extraídos
da modelagem BIM ou de simulações sobre o
modelo. Também se observa aspectos mensurá-
veis de colaboração como: o depósito e acessos
a ambientes de colaboração sobre o modelo BIM
do projeto e o desenho de mapas de processos
que representam a colaboração vivenciada.
Em síntese, a estratégia de implementação
de BIM no ensino de graduação de Engenha-
ria Civil e de Arquitetura e Urbanismo utilizou
todas as oportunidades possíveis, desde cria-
ção de disciplinas em reformas curriculares,
como atualizações de disciplinas em alterações
anuais de catálogos de graduação. Fez-se várias
experimentações por meio de eletivas e muita
reflexão a cada oferecimento de uma discipli-
na obrigatória. Envolveu-se diferentes colegas.
Primeiro modificou-se ementa e programa, pois
isto implica em menor impacto entre catálogos
de graduação vigentes e alunos a estes vincu-
lados, além de menor enfrentamento cultural
entre professores colegas. Este processo pro-
piciou uma atual receptividade para mudança
de nomenclatura de disciplina e maiores modi-
ficações de ementas e programas. Incorporou-
-se BIM primeiro em disciplina do final do curso
(projeto e coordenação) e depois no início do
curso (modelagem). Disciplina BIM no início do
curso exercem ação de EMPURRAR BIM (im-
pactam a cadeia de disciplinas). Disciplina BIM
no final do curso exercem ação de PUXAR BIM
(criam demanda). Buscou-se priorizar experiên-
cias multidisciplinares.
Das lições aprendidas orienta-se não ter medo
de experimentar, não perder oportunidades,
cuidar constantemente do que foi conquistado
para não o perder e envolver muitas pessoas no
processo. Identifique no curso disciplinas po-
tenciais para a adoção de BIM. Inicie por onde
existe vocação docente para a incorporação do
BIM. Se não existe a vocação docente propicie
o surgimento. Este processo também apontou
demandas espaciais
(layouts mais flexíveis de
sala de aula, diversamente equipadas computa-
cionalmente e com renovada infraestrutura de
comunicação) e
de pessoal
(BIM manager incor-
porado aos setores de suporte de informática)
que uma instituição de ensino deve possuir para
atingir futuramente novos patamares da imple-
mentação de BIM no ensino de EC e AU.
PROJETO FINAL DA DISCIPLINA DE PROJETO
INTEGRADO E COLABORATIVO
EXEMPLO DE USO DO AMBIENTE DE COLABORAÇÃO A360
NA DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADO E COLABORATIVO
1...,49,50,51,52,53,54,55,56,57,58 60,61,62,63,64,65,66,67,68
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