Revista Estrutura - edição 5 - page 53

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concreto e por variação térmica, bem
como minimizar os desalinhamentos da
superestrutura com os encontros em
decorrência das deformações, conforme
já mencionado.
A configuração geométrica bastante
curva da superestrutura, associada à va-
riabilidade das seções transversais pro-
vocada pela junção dos Ramos A e B, a
ausência de transversinas intermediárias
e um processo construtivo bastante par-
cializado, recomendou a modelagem da
superestrutura em elementos de chapa,
os pilares com barras, os blocos como
elemento rígidos e os estacões com
apoios. A cablagem foi modelada por pro-
cesso desenvolvido pela Maubertec, ten-
do sido utilizado o software Sofistik para
o processamento do conjunto.
A Figura 16 (a e b) mostra o modelo da
superestrutura e da cablagem
PROTENSÃO
A protensão da superestrutura foi
realizada utilizando-se cabos de alta
potência composto por 19 e 27 cordoa-
lhas de 15,2 mm de diâmetro de aço CP
190 RB. As transversinas de apoio das
seções com larguras de tabuleiro maio-
res (AP1 com 15,10m, AP2 com 19,55m,
AP3, AP4 e AP5 com 18,61mm) foram
protendidas, tendo sido utilizados em
algumas delas cabos de 19 cordoalhas
e a Protbar PSB 1080.
No trecho executado em balanços su-
cessivos foram utilizados cabos com 12
cordoalhas de 15,2mm.
Os cabos foram montados com enfia-
ção posterior, com algumas poucas exce-
ções. Nas transversinas foram pré-mon-
tados em decorrência da utilização de
ancoragens passivas.
Em função da alta potência dos cabos,
estudos detalhados de introdução de
carga nas saídas dos cabos foram realiza-
dos com o objetivo de se obter o fluxo e
o nível das tensões principais nessas re-
giões, de maneira a permitir uma correta
disposição das armaduras.
CONCRETO
O concreto para a superestrutura, a
mesoestrutura e os blocos foi especifica-
do com fck = 40 MPa e para os estacões
fck = 25 MPa.
Foi ainda especificado que todo o
concreto da estrutura fosse refrigerado,
com o objetivo de que fossem evitadas
fissurações nas fases de pega e cura.
Por oportuno, cabe dizer que essa provi-
dência tem-se mostrado extremamente
eficaz, até mesmo em casos de envelopa-
mento de estruturas já existentes.
Foram feitas dosagens para atender a
várias situações de densidade de arma-
dura para garantir um adequado adensa-
mento do concreto.
O resultado confirmou as expectativas
e, de fato, não foram constatados proble-
mas de fissuração ou de adensamento
do concreto na estrutura.
APOIOS PROVISÓRIOS NO RIO
Os apoios provisórios dentro do rio
tiveram suas fundações feitas com esta-
cões de 1,30 m de diâmetro, escavados
em rocha por dentro de camisas metáli-
cas de 2,20m de diâmetro, cravada até o
início da rocha. Por dentro das camisas
metálicas foram montados perfis metá-
licos que ficaram embutidos e concreta-
dos em cerca de 4,50m dentro dos esta-
cões (ver Figura 17).
No trecho livre dentro da camisa foi
deixada uma emenda parafusada a cerca
de 2,00m do fundo do rio para facilitar a
desmontagem futura do pilar metálico e,
assim, atender a especificação da EMAE
de ter o leito do rio totalmente livre de
interferências.
Sobre estes pilares metálicos, parcial-
mente embutidos nos estacões, foi mon-
tada uma plataforma, também metálica,
de onde saíram os pilares de apoio das
treliças metálicas utilizadas para vencer
os três vãos de cerca de 37,00m entre os
apoios provisórios e definitivos do vão
sobre o rio (ver Figura 18).
A estrutura utilizada foi toda metáli-
ca para facilitar a desmontagem, o que
ocorreu após a concretagem e a proten-
são das Fases 6 e 7. Em operação sequen-
ciada, a emenda em flange parafusada do
pilar foi liberada em trabalho submerso,
o pilar desmontado, e retirados os tubos
cravados, por segmento, em decorrência
do gabarito criado pela presença da su-
perestrutura já executada.
CONCLUSÃO
Procurou-se abordar os aspectos mais
relevantes do projeto da Ponte Laguna,
cuja execução ocorreu em perfeito en-
trosamento das equipes de projeto e do
Consórcio Panamby, chave do sucesso do
empreendimento.
FIG. 16 (A E B) – CABLAGEM MODELADA EM 3D
(A)
(B)
1...,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52 54,55,56,57,58,59,60,61,62,63,...68
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