Revista Estrutura - edição 5 - page 57

57
brecarga do semestre sobre os alunos,
pois um único esforço se aplica a duas
disciplinas e o conhecimento de percep-
ção espacial adquirido em uma discipli-
na ajuda na outra. Em 2013 foi realizada
uma tentativa de substituir totalmente
o ensino de CAD por BIM. A experiên-
cia demonstrou na época ser inviável,
pois duas outras disciplinas ainda eram
essencialmente baseadas em CAD: to-
pografia e prototipagem de maquetes e
terrenos. Assim, o treinamento em CAD
foi enxugado para a inserção da mode-
lagem em BIM. Existe, de minha parte,
um questionamento, se para a Enge-
nharia Civil não se deveria ensinar o uso
de uma ferramenta de modelagem BIM
mais voltada ao projeto estrutural e de
infraestrutura.
Na formação em BIM incluída nos
currículos de AU e EC da UNICAMP, o
caráter integrador da metodologia é tes-
tado e apreciado de diferentes formas a
depender da disciplina ministrada. Esta
vivência ocorre em sala de aula desen-
volvendo exercícios nos aplicativos utili-
zados ou extraclasse no desenvolvimen-
to de projetos.
No caso das disciplinas AU302 e CV201
em que o enfoque é o aprendizado da
modelagem em BIM, os alunos perce-
bem o caráter integrador do modelo com
a informação e do modelo com a docu-
mentação. Compreende-se o potencial
do modelo para a quantificação e des-
ta forma a integração do modelo com a
orçamentação. Sobre como avaliar os
benefícios da metodologia BIM, como o
enfoque é na modelagem, e os projetos
desenvolvidos envolvem a recriação em
BIM de projetos referências, avalia-se: a
coerência do modelo com a referência, a
precisão da modelagem, a organização
da modelagem, a modelagem do entrono
e o desenvolvimento da documentação
(implantação, plantas, cortes, detalhes,
elevações e perspectivas).
Na disciplina CV902, em que o enfo-
que é a coordenação 3D e a simulação
4D, percebe-se o potencial da metodolo-
gia BIM para integrar diferentes tipos de
projetistas e agentes da construção civil,
trazendo mais qualidade e desempenho
ao projeto e obra. Esta é a disciplina
que mais faz os alunos de engenharia
civil retomar diferentes conteúdos e
conversarem com vários professores
de disciplinas já cursadas. Por exem-
CENAS DAS ITERAÇÕES EM SALA DE AULA NA
DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADO E COLABORATIVO
1...,47,48,49,50,51,52,53,54,55,56 58,59,60,61,62,63,64,65,66,67,...68
Powered by FlippingBook