 
          
            57
          
        
        
          brecarga do semestre sobre os alunos,
        
        
          pois um único esforço se aplica a duas
        
        
          disciplinas e o conhecimento de percep-
        
        
          ção espacial adquirido em uma discipli-
        
        
          na ajuda na outra. Em 2013 foi realizada
        
        
          uma tentativa de substituir totalmente
        
        
          o ensino de CAD por BIM. A experiên-
        
        
          cia demonstrou na época ser inviável,
        
        
          pois duas outras disciplinas ainda eram
        
        
          essencialmente baseadas em CAD: to-
        
        
          pografia e prototipagem de maquetes e
        
        
          terrenos. Assim, o treinamento em CAD
        
        
          foi enxugado para a inserção da mode-
        
        
          lagem em BIM. Existe, de minha parte,
        
        
          um questionamento, se para a Enge-
        
        
          nharia Civil não se deveria ensinar o uso
        
        
          de uma ferramenta de modelagem BIM
        
        
          mais voltada ao projeto estrutural e de
        
        
          infraestrutura.
        
        
          Na formação em BIM incluída nos
        
        
          currículos de AU e EC da UNICAMP, o
        
        
          caráter integrador da metodologia é tes-
        
        
          tado e apreciado de diferentes formas a
        
        
          depender da disciplina ministrada. Esta
        
        
          vivência ocorre em sala de aula desen-
        
        
          volvendo exercícios nos aplicativos utili-
        
        
          zados ou extraclasse no desenvolvimen-
        
        
          to de projetos.
        
        
          No caso das disciplinas AU302 e CV201
        
        
          em que o enfoque é o aprendizado da
        
        
          modelagem em BIM, os alunos perce-
        
        
          bem o caráter integrador do modelo com
        
        
          a informação e do modelo com a docu-
        
        
          mentação. Compreende-se o potencial
        
        
          do modelo para a quantificação e des-
        
        
          ta forma a integração do modelo com a
        
        
          orçamentação. Sobre como avaliar os
        
        
          benefícios da metodologia BIM, como o
        
        
          enfoque é na modelagem, e os projetos
        
        
          desenvolvidos envolvem a recriação em
        
        
          BIM de projetos referências, avalia-se: a
        
        
          coerência do modelo com a referência, a
        
        
          precisão da modelagem, a organização
        
        
          da modelagem, a modelagem do entrono
        
        
          e o desenvolvimento da documentação
        
        
          (implantação, plantas, cortes, detalhes,
        
        
          elevações e perspectivas).
        
        
          Na disciplina CV902, em que o enfo-
        
        
          que é a coordenação 3D e a simulação
        
        
          4D, percebe-se o potencial da metodolo-
        
        
          gia BIM para integrar diferentes tipos de
        
        
          projetistas e agentes da construção civil,
        
        
          trazendo mais qualidade e desempenho
        
        
          ao projeto e obra. Esta é a disciplina
        
        
          que mais faz os alunos de engenharia
        
        
          civil retomar diferentes conteúdos e
        
        
          conversarem com vários professores
        
        
          de disciplinas já cursadas. Por exem-
        
        
          CENAS DAS ITERAÇÕES EM SALA DE AULA NA
        
        
          DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADO E COLABORATIVO