Revista Estrutura - edição 5 - page 56

REVISTA ESTRUTURA
| ABRIL • 2018
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to mais complexo e intrigante, mais os
alunos se envolvem. Em nossa faculda-
de, esta disciplina é sempre ministrada
por um par de docentes. Assim, meu
colega é a chave para este sucesso,
pois sou engenheira civil e dependo de
um professor arquiteto para puxar a
abordagem projetual da disciplina. As
temáticas de projeto giram em torno da
hotelaria, habitação, prédios institucio-
nais, assim como estações metroviárias.
São incluídos requisitos de projeto de
desempenho ambiental. É necessário
planejar como instigar um ambiente ou
condições que requeiram e propiciem
a colaboração. Assim, além do aspecto
multidisciplinar no exercício de projeto,
as equipes precisam ser cuidadosamen-
te formadas, para garantir a presença
de habilidades desejadas em liderança,
coordenação, sistematização e de mo-
delagem e simulação. Os projetos são
desenvolvidos em equipes de cinco a
dez alunos, podendo envolver membros
externos: alunos de pós-graduação ou
de graduação de outras disciplinas. O
apoio de um aluno de pós-graduação
em Estágio Docente também é essen-
cial, especialmente com competência
em BIM e/ou simulação computacional.
Em 2007, aproveitou-se a reforma
curricular realizada no curso de gra-
duação de Engenharia Civil, para in-
troduzir a disciplina obrigatória CV902
INTEGRAÇÃO DE PROJETO CAD. A dis-
ciplina foi ministrada pela primeira vez
em 2011 e seu planejamento ocorreu
entre 2008-2009 por meio de uma dis-
ciplina eletiva experimental. A disciplina
CV902 foi proposta ainda num período
em que no Brasil o projeto era mediado
por CAD, mas BIM já apontava em pes-
quisas e na prática internacional. Desta
forma, esta disciplina foi proposta com
ênfase em gestão e integração de pro-
jetos, já contendo em seu programa o
ponto: Evolução de sistemas CAD (CAD
2D, 3D, 4D até BIM). Melhoramentos fo-
ram propostos ao longo dos anos por
mudanças de catálogo aprovadas e dis-
cutidas na comissão de graduação, e
assim, a disciplina hoje abrange a coor-
denação 3D e simulação 4D em BIM de
forma teórica e prática.
A disciplina é oferecida no 5º e último
ano da graduação em Engenharia Civil.
Os exercícios em sala de aula e projetos
extraclasse permitem a integração com
várias disciplinas de graduação cursadas
anteriormente, a saber: desenho assis-
tido por computador (ou modelagem
em BIM); técnicas construtivas; planeja-
mento e controle de empreendimentos;
sistemas prediais; fundações; projeto
estrutural de edifício de concreto arma-
do e estruturas metálicas dos edifícios
industriais.
Destaco o ano de 2012, em que o pro-
jeto dos alunos neste oferecimento foi
a compatibilização dos projetos sendo
desenvolvidos pelos alunos da disciplina
AU120. Houve então uma conversa entre
os alunos dos dois cursos AU e EC. Os
arquivos foram compartilhados via Revit
Server entre disciplinas e a turma de AU
recebia os relatórios da compatibilização.
A revisão dos modelos era orientada por
um check-list.
Esta disciplina é um sucesso entre os
alunos de Engenharia Civil. As turmas
são sempre quase lotadas (máximo de
40 alunos). Percebe-se atenção e inte-
resse ao que está sendo ministrado,
discutido e praticado. Muitas vezes os
alunos questionam por que não foram
introduzidos a BIM antes ou por que não
o praticaram ao longo do curso! Exis-
te hoje um movimento entre os alunos
para abrir esta disciplina para todas as
ênfases do curso de Engenharia Civil.
A disciplina demanda, por parte do do-
cente, preparação de modelos a serem
utilizados para exercitar a ferramenta e
também para iniciar os projetos. Os se-
minários realizados pelos alunos sobre
pesquisas internacionais correntes no
meio da disciplina reforça a importân-
cia do conteúdo que está sendo minis-
trado e aprendido e motiva dedicação e
interesse nos alunos. Muitos, por causa
desta disciplina, decidem desenvolver o
Trabalho de Conclusão do Curso na te-
mática do BIM.
Finalmente, em 2014, as disciplinas
de AU302 INFORMÁTICA APLICADA:
INTRODUÇÃO AO CAD & CV201: DESE-
NHO E PROJETO ASSISTIDOS POR COM-
PUTADOR, dos cursos de arquitetura e
urbanismo e engenharia civil, respecti-
vamente, tiveram seu conteúdo atualiza-
do ministrando-se além do projeto au-
xiliado por computador (CAD 2D e 3D),
também a modelagem BIM arquitetôni-
ca. A disciplina é instrumental e desen-
volvida em laboratório de informática
com dois tipos de treinamento: primeiro
na ferramenta de modelagem BIM Revit
e depois na ferramenta de represen-
tação 2D e modelagem 3D CAD Auto-
CAD. Estimula-se o uso da ferramenta
CAD para a modelagem de terrenos e
curvas de níveis e para a interface com
máquinas de prototipagem. Estimula-se
a ferramenta BIM para a modelagem no
projeto autoral. Especificamente para o
curso de Arquitetura e Urbanismo, a dis-
ciplina é ministrada de forma integrada
com a disciplina de maquetes oferecida
no mesmo semestre. As disciplinas com-
partilham o projeto.
Os alunos de graduação são muito
exigentes com relação a esta disciplina,
esperam um docente eficiente, com ha-
bilidade didática e competência nas fer-
ramentas ministradas. A integração com
a disciplina de maquetes diminui a so-
FIG. 1 – SEQUÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E EXPERIMENTAÇÕES
EM DISCIPLINAS ELETIVAS
ESPAÇO BIM
| A EXPERIÊNCIA E OS DESAFIOS DA UNICAMP
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