Revista Estrutura - edição 4 - page 51

trabalhando com arquitetos, eu nunca
tenha visto um único deles calculando
a armação de um pilar...
Estudo da flexão
: com o mesmo
raciocínio acima, não vejo interesse
no cálculo de armação de flexão e
de cisalhamento (de onde vieram os
esforços??). Mas acho fundamental o
arquiteto saber que, caso pretenda
pleitear a mudança de determina-
da seção inicialmente proposta para
uma viga, a capacidade resistente dela
varia linearmente com a largura e ex-
ponencialmente (quadrado) com a al-
tura, como também acho importante
ele saber que a redução da altura das
vigas de um teto, resultaria a grosso
modo um aumento de armação (e res-
pectivo custo) na mesma proporção.
Não creio ainda que seja importante
saber dimensionar uma laje lisa, mas
acho vital que conheça o fenômeno do
puncionamento e como a existência
de aberturas ao lado do pilar pode ser
grave para estas estruturas.
– Ateliê:
por fim, esta é a atividade que
permite colocar em prática tudo que
foi apresentado acima. Creio que a
prática do Ateliê é a grande oportuni-
dade do estudante de arquitetura se
exercitar na prática do diálogo com o
professor que vai assessorá-lo a en-
contrar a estrutura mais adequada
– técnica e economicamente – a via-
bilizar sua proposta arquitetônica.
Conclusão:
o conhecimento das es-
truturas, de modo sensível e adequa-
do, por parte do arquiteto é fator fun-
damental para o bom exercício de sua
profissão e elemento facilitador para um
relacionamento proveitoso com o proje-
tista estrutural.
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respectivas curvas Momento-Curvatu-
ra, são de uma complexidade imensa e
inviáveis sem auxílio computacional. E
mais: esse tal pilar que o arquiteto es-
taria dimensionando, saiu de onde? De
que estrutura? Submetida a que mo-
mentos de engastamento elástico e de
flambagens global, local e localizada?
Talvez por isto, ao longo de décadas
Apelando para
uma analogia,
compararia o
arquiteto a um
maestro e o
engenheiro a um
músico, digamos,
um trompista
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