Revista Estrutura - edição 4 - page 43

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2.3 – Píer de Minérios – Foto 8
Este píer tem cerca de 450m de com-
primento, sem juntas, 25,4m de largura
e vãos de 10m. Ele permite a acosta-
gem simultânea de dois graneleiros de
220.000TPB (Cape Size). A plataforma
fica na elevação +8,00 e a dragagem foi
a -21m. As principais cargas são as am-
bientais (vento, correntes e ondas), as de
atracação e amarração dos graneleiros,
carregador de navios, transportadores
de correia e TB450. As estacas são como
as da Ponte de Acesso, pré-moldadas
protendidas com 48m, alongadas com
pontas de tubos de aço de 800mm de
diâmetro. Em cada eixo, a cada 10m, são
cravadas 6 estacas, sendo 4 verticais (2
em cada extremidade da travessa) e 2
inclinadas transversalmente, a partir do
centro, formando um cavalete transver-
sal e passando entre as estacas verticais
nas extremidades. As travessas são com-
postas por 2 pré-moldados solidarizados
sobre as estacas centrais. O tabuleiro é
composto de 10 vigas pré-moldadas em
concreto armado, com vão de 10m e com
95cm de altura, sendo 8 com seção em
“T” com mesa de 1,9m de largura e 2 com
seção retangular com 1,5m de largura,
para apoio do carregador de navios. Em
cada extremidade transversal do tabu-
leiro existe uma viga calha pré-moldada
em “
U
” sendo uma para cabos elétricos
e tubulações e a outra para drenagem
do tabuleiro. Todos estes pré-moldados
são solidarizados por cima com uma so-
bre-laje de 20cm de espessura e sobre as
travessas pré-moldadas, gerando a conti-
nuidade dos vãos. A cada 30m são mon-
tados nas laterais da plataforma os pré-
-moldados que suportam as defensas. A
viga calha recolhe as águas de chuva e de
limpeza das áreas dos píeres e da ponte
que podem ter óleos e sólidos de “pellet
feed” em suspensão, conduzindo-as para
uma estação de tratamento de efluentes
em terra, respeitando o ambiente.
Seção transversal do Píer de Minérios e
vista durante a construção com Cantitra-
veller e 2 pórticos.
A sequência construtiva é semelhan-
te à da Ponte de Acesso Principal e foi
usado o mesmo Cantitraveller, que girou
em planta 90 graus no final do Píer de
Rebocadores para iniciar a construção
do Píer de Minérios.
Construção Segura em Mar Aberto
:
Um dos grandes diferenciais desta solu-
ção estrutural foi permitir a construção
segura de um píer de 450m de compri-
mento emmar aberto, com fundo dragado
a -21m, com ondas com altura significati-
va de 4,1m incidindo transversamente ao
píer, sem qualquer proteção de um que-
bra-mar e imprimindo grande velocidade
à obra. A concepção estrutural tradicional
dos píeres é com as vigas pré-moldadas do
tabuleiro dispostas transversalmente ao
eixo do píer apoiadas em 2 ou 3 vigas lon-
gitudinais. E esta foi a concepção da em-
presa projetista (terceiros) que preparou o
projeto básico para
a concorrência da
construção e consi-
derou a existência
de um quebra-mar
abrigando a região
quando fosse cons-
truído o píer. Entre-
tanto a construção
do
quebra-mar
atrasou e o píer teve
que ser reprojetado e construído sem pro-
teção para as ondas. A solução original
proposta pela TECTON para enfrentar esta
situação foi a de adotar vigas dispostas
longitudinalmente ao eixo do píer e uma
estrutura muito resistente e rígida trans-
versalmente em cada eixo a cada 10m.
Isto foi possível com o estaqueamento
formando um cavalete transversal de 2 es-
tacas associado a mais 4 estacas verticais
em cada travessa. Desta forma passamos
a ter um grande “bloco” muito resistente
e rígido transversalmente a cada 10m e
o Cantitraveller pode “caminhar” sobre as
ondas com segurança. A construção com
o Cantitraveller e 2 pórticos, semelhante
à usada na Ponte de Acesso, deu grande
velocidade à obra e o consórcio construtor
bateu recordes em velocidade de constru-
ção de píer em mar aberto.
Construindo como num brinquedo
Lego
: Quanto à concepção estrutural, ori-
ginalidade e inovação em processos cons-
trutivos, o outro diferencial deste projeto
foi a filosofia de levar aos limites da viabili-
dade a ideia de eliminar totalmente os es-
coramentos e as formas nas concretagens
“in loco”. Isto foi possível através do uso
intensivo de softwares em 3D que permi-
tiram analisar as sequências construtivas
e o projeto dos pré-moldados, de tal for-
ma que cada peça pré-moldada colocada
na estrutura servisse de apoio e de forma
para as peças seguintes e para as concre-
tagens de solidarização. A imagem abaixo
ilustra esta filosofia de projeto.
1...,33,34,35,36,37,38,39,40,41,42 44,45,46,47,48,49,50,51,52,53,...76
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