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dadas nas extremidades que servem de
forma para a concretagem da parte supe-
rior da travessa que torna a estrutura do
tabuleiro contínua sobre a travessa.
No trecho no mar, em cada eixo, as 5
estacas são pré-moldadas protendidas
com 80cm de diâmetro, parede de 15cm
de espessura e comprimento de 48m.
Aonde necessário, as estacas tiveram o
seu comprimento aumentado soldando-
-se, no anel de aço da extremidade infe-
rior da estaca pré-moldada, tubos de aço
de 800mm x 16mm. O uso deste prolon-
gamento em aço, aumentando o compri-
mento sem aumentar muito o peso mos-
tra o uso adequado de materiais neste
projeto. As estacas foram projetadas para
cargas máximas em serviço de 3.500kN.
FOTO 4 – VISTA DO PÁTIO DE PRÉ-MOLDADOS COM AS PISTAS DE PROTENSÃO DE ESTACAS E VIGAS LONGARINAS. AMPLIE PARA DETALHES.
FOTO 5 – ESTACA COM 48M DE TUBO DE CONCRETO PROTENDIDO EM PISTA + 12M DE TUBO DE
AÇO, SENDO TRANSPORTADA NA PONTE / USO ADEQUADO DOS MATERIAIS / ESTACA LONGA COM
PESO MENOR DO TUBO DE AÇO E ECONOMIA DO TUBO DE CONCRETO.
FOTO 6 – OS OPERÁRIOS COM UNIFORME LARANJA SERVEM COMO REFERÊNCIA PARA AS
DIMENSÕES. A EMPREITEIRA DA PONTE (CONSÓRCIO ARG / CIVILPORT) ATINGIU A MARCA
RECORDE DA CONSTRUÇÃO DE UM VÃO COMPLETO DE 18M E 26,5M DE LARGURA A CADA 3 DIAS
DE TRABALHO. ESTE PROCESSO CONSTRUTIVO MOSTROU-SE MUITO ECONÔMICO E VELOZ.
As estacas e as vigas do tabuleiro foram
protendidas em pistas no canteiro e esto-
cadas no retro-porto. Fotos 4 e 5.
Num trecho de cerca de 300m (entre
eixos 82 e 98) encontra-se, paralelo à
costa, um antigo leito do Rio Paraíba do
Sul preenchido de argila (Vale de Argila).
Nesta região foi necessário usar estacas
de tubo de aço preenchidas parcialmen-
te com concreto armado que chegaram a
ter cerca de 100m de comprimento.
A sequência construtiva da Ponte pode
ser observada na foto 6. As estacas estão
sendo cravadas no eixo “zero” guiadas e
suportadas pelo balanço do Cantitravel-
ler que se apoia nas travessas dos eixos
“
-1
”, “
-2
” e “
-3
”. Em seguida são posicio-
nados 3 elementos pré-moldados da
travessa do eixo “zero” e feita uma con-
cretagem de solidarização. As carretas
trazem de terra as estacas e as vigas pré-
-moldadas até o eixo “
-6
” e os dois pórti-
cos as trazem até o eixo “
-3
”. As vigas são
posicionadas entre os eixos “
-4
”e “
-5
” e a
concretagem de solidarização do tabu-
leiro é feita entre os eixos “
-5
” e “
-6
”. As
vigas traseiras do carro do Cantitraveller
passam para o vão entre os eixos “zero”
e “
-1
” e o carro do Cantitraveller avança,
reiniciando o processo. Foto 6.