 
          
            REVISTA ESTRUTURA
          
        
        
          |  OUTUBRO • 2018
        
        
          
            22
          
        
        
          
            BOAS PRÁTICAS DE PROJETO
          
        
        
          |  CAPELA DE SANTA LUZIA
        
        
          
            NOVAS FUNDAÇÕES
          
        
        
          
            PARA A CAPELA
          
        
        
          
            DE SANTA LUZIA
          
        
        
          AS SOLUÇÕES PROPOSTAS PARA COLOCAR A
        
        
          CAPELA DE SANTA LUZIA SOBRE UM PRÉDIO DE
        
        
          APROXIMADAMENTE 32 M DE ALTURA. ENTRE OUTRAS
        
        
          SAÍDAS ENCONTRADAS ESTÁ A UTILIZAÇÃO DE ESTACAS
        
        
          DE GRANDES DIÂMETROS COLOCADAS COM USO DE
        
        
          FLUÍDO ESTABILIZANTE. ALÉM DISSO, FOI FUNDAMENTAL
        
        
          O HIDROJATEAMENTO PARA REMOVER LENTA E
        
        
          GRADUALMENTE A TERRA SOB A FUNDAÇÃO ORIGINAL
        
        
          1. BREVE HISTÓRICO
        
        
          Certamente o mais simples a se fazer
        
        
          para assegurar a preservação da capela
        
        
          de Santa Luzia, localizada próxima à ave-
        
        
          nida Paulista, em São Paulo – construída
        
        
          há quase 100 anos e apoiada sobre funda-
        
        
          ções diretas – seria a execução de quatro
        
        
          paredes de contenção em seu entorno,
        
        
          devidamente atirantadas, de modo a criar
        
        
          o equivalente a um vaso de terra capaz
        
        
          de sustentar a construção existente, sem
        
        
          qualquer intervenção estrutural.
        
        
          Todavia, a consequente inutilização da
        
        
          área situada abaixo da capela causaria
        
        
          grande impacto ao projeto arquitetô-
        
        
          nico, especialmente em se tratando da
        
        
          implantação de oito subsolos, haja vista
        
        
          a elevada perda no número de vagas de
        
        
          estacionamento.
        
        
          Dessa forma, com o intuito de maximizar
        
        
          o aproveitamento da área a ser escavada
        
        
          e conseguir comportar a quantidade total
        
        
          de vagas de estacionamento exigidas pela
        
        
          Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),
        
        
          foi proposto pelo cliente este desafio de
        
        
          subfundar uma construção tombada pelo
        
        
          patrimônio histórico e escavar, abaixo e ao
        
        
          redor da mesma, oito subsolos. Em outras
        
        
          palavras, o desafio era equivalente a colo-
        
        
          car a capela de Santa Luzia sobre um pré-
        
        
          dio de aproximadamente 32m de altura.
        
        
          2. ESCOLHA DAS FUNDAÇÕES
        
        
          O primeiro passo consistiu na inves-
        
        
          tigação das fundações existentes da
        
        
          capela através da abertura de alguns
        
        
          pontos de inspeção. Observou-se que,
        
        
          POR CARLOS EDUADO MOREIRA MAFFEI E
        
        
          RODOLFO ANDRÊO SIMONI
        
        
          RODOLFO ANDRÊO
        
        
          SIMONI **
        
        
          (*) Professor Doutor Carlos Eduardo Moreira
        
        
          Maffei, do Departamento de Engenharia de
        
        
          Estruturas e Geotécnica da Escola Politécni-
        
        
          ca da USP.
        
        
          (**) Engenheiro Rodolfo Andrêo Simoni, gradua-
        
        
          do pela Escola Politécnica da USP.
        
        
          CARLOS EDUARDO
        
        
          MOREIRA MAFFEI *