31
          
        
        
          ABNT NBR 9062 (2017), recentemente
        
        
          publicada.
        
        
          Neste caminho, insere-se o artigo em
        
        
          questão, detalhando os resultados e
        
        
          conclusões de uma pesquisa de mestra-
        
        
          do defendida em Fevereiro de 2018 na
        
        
          UNICAMP, com o intuito de apresentar
        
        
          ao meio técnico nacional uma necessária
        
        
          avaliação de desempenho de alguns ti-
        
        
          pos de emendas mecânicas em uso pela
        
        
          indústria da construção civil nacional e,
        
        
          igualmente, de apresentar subsídios para
        
        
          discussão de procedimentos (de dimen-
        
        
          sionamento e de avaliação de desempe-
        
        
          nho em laboratório) na futura revisão da
        
        
          norma ABNT NBR 8548 (1984), ao com-
        
        
          parar procedimentos indicados por esta
        
        
          norma nacional com os estabelecidos por
        
        
          norma internacional ISO 15835 (2009).
        
        
          PARÂMETROS DE
        
        
          DESEMPENHO DA EMENDA
        
        
          MECÂNICA
        
        
          A avaliação de desempenho do siste-
        
        
          ma mecânico de emenda de barras de
        
        
          aço no Brasil deve seguir o padrão esta-
        
        
          belecido pela ABNT NBR 8548 (1984) que,
        
        
          vale ressaltar, carece de revisão, inserin-
        
        
          do parâmetros e metodologias de ensaio
        
        
          de desempenho específico para os vários
        
        
          tipos de luvas atualmente em uso na in-
        
        
          dústria da construção civil nacional.
        
        
          Internacionalmente, dentre as mais uti-
        
        
          lizadas na avaliação do desempenho de
        
        
          emendas mecânicas de barras de aço,
        
        
          encontra-se a ISO 15835 (2009) que, em-
        
        
          bora bem mais completa que a equiva-
        
        
          lente nacional, ainda carece de melhorias
        
        
          no que concerne ao padrão de instru-
        
        
          mentação dos modelos na obtenção de
        
        
          parâmetros de desempenho desejados.
        
        
          Neste sentido, ressalta-se a adaptação
        
        
          nesse padrão de instrumentação pro-
        
        
          posta por Haber et al. (2015) e Nguyen &
        
        
          Mutusuyoshi (2015).
        
        
          Dois parâmetros de desempenho são
        
        
          essenciais na avaliação dos sistemas
        
        
          mecânicos de emenda de barras de aço:
        
        
          resistência à tração (resistência ao escoa-
        
        
          mento, fy, e limite de resistência à tração,
        
        
          fst) e deslizamento relativo entre barra
        
        
          e luva. O valor mínimo requerido para a
        
        
          resistência ao escoamento de uma bar-
        
        
          ra unida por emenda mecânica é aque-
        
        
          le prescrito pela ABNT NBR 8548 (1984),
        
        
          que estabelece que os resultados obti-
        
        
          dos nos ensaios de resistência à tração,
        
        
          com e sem a aplicação de luvas como ele-
        
        
          mento de união de barras de aço, deve
        
        
          atender os requisitos mínimos definidos
        
        
          pela norma ABNT NBR 7480 (2007), ou
        
        
          seja, para as barras tipo CA 50, o fy deve
        
        
          ser de 500 MPa, enquanto que o fst deve
        
        
          ser 540 MPa (1,08 fy).
        
        
          Apesar de não especificado no escopo
        
        
          da ABNT NBR 8548 (1984) e raramente
        
        
          considerado nos projetos estruturais no
        
        
          Brasil (exceção às usinas nucleares), o
        
        
          deslizamento relativo entre barra e luva
        
        
          é igualmente importante na avaliação es-
        
        
          trutural, pois serve para aferir a tendên-
        
        
          cia do deslocamento da barra de aço em
        
        
          relação à luva em condições extremas
        
        
          de carregamento e, consequentemente,
        
        
          a confiabilidade da continuidade estru-
        
        
          tural. A norma internacional ISO 15835
        
        
          (2009), utilizada como referência princi-
        
        
          pal desta pesquisa, recomenda um limite
        
        
          máximo de deslizamento de 0,10 mm. O
        
        
          valor limite prescrito para o deslizamento
        
        
          está relacionado, também, ao controle
        
        
          da fissuração do concreto na região da
        
        
          emenda.
        
        
          PROGRAMA EXPERIMENTAL
        
        
          O programa experimental desta pes-
        
        
          quisa teve por premissa a avaliação dos
        
        
          procedimentos propostos na ISO 15835
        
        
          (2009) à luz dos procedimentos nacionais
        
        
          da ABNT NBR 8548 (1984), com instru-
        
        
          mentação adaptada segundo indicações
        
        
          constantes em Haber et al. (2015) e Ngu-
        
        
          yen & Mutusuyoshi (2015), para emendas
        
        
          mecânicas de barras de aço com luvas
        
        
          de rosca cônica e parafusadas de 20 e 25
        
        
          mm de diâmetro.
        
        
          Os ensaios de caracterização das bar-
        
        
          ras de aço antes de emendadas, aqui
        
        
          denominadas “barras de controle” (BC),
        
        
          foram procedidos no Laboratório de Ma-
        
        
          teriais de Construção e Concreto do Ins-
        
        
          tituto Militar de Engenharia (IME) no Rio
        
        
          de Janeiro. A segunda parte do programa
        
        
          experimental, e objeto principal desta
        
        
          pesquisa, foi composta pelos ensaios de
        
        
          resistência à tração e deslizamento des-
        
        
          tas mesmas barras emendadas mecani-
        
        
          camente, e foi procedida no Laboratório
        
        
          de Estruturas e Materiais da Universida-
        
        
          de Estadual de Campinas (UNICAMP).
        
        
          Face ao objetivo deste trabalho de ana-
        
        
          lisar e comparar, de maneira abrangente,
        
        
          o comportamento das barras emendadas
        
        
          por luvas frente a diferentes procedimen-
        
        
          tos de ensaio e instrumentação descritos
        
        
          na literatura nacional e internacional,
        
        
          três métodos de ensaio distintos foram
        
        
          empregados nos referidos ensaios das
        
        
          barras emendadas.
        
        
          DIMENSÃO DAS AMOSTRAS
        
        
          Para verificação das propriedades físi-
        
        
          cas e mecânicas das barras de aço em-
        
        
          pregadas nesta pesquisa, foram seguidas
        
        
          as prescrições descritas na norma nacio-
        
        
          nal ABNT NBR 6152 (2002) e ABNT NBR
        
        
          7480 (2007), inclusive no que diz respeito
        
        
          ao tamanho das amostras.
        
        
          A norma nacional ABNT NBR 8548
        
        
          (1984) especifica que a barra de aço deve
        
        
          ser separada em três segmentos distin-
        
        
          tos (l1 e 2l) de acordo com a Figura 1,
        
        
          devendo-se avaliar o desempenho me-
        
        
          cânico de barra isolada de comprimento
        
        
          l1, cuja dimensão minima deve ser 1000
        
        
          mm, e da barra emendada de compri-
        
        
          mento 2l. Destaca-se que os comprimen-
        
        
          tos dos seguimentos de barra indicados
        
        
          dependem, unicamente, do diâmetro
        
        
          da barra de aço (d) por avaliar e, desta
        
        
          maneira, são independentes do tipo de
        
        
          emenda empregado.
        
        
          De maneira similar, a dimensão das
        
        
          amostras de barras emendadas, segun-
        
        
          do recomendação da norma internacio-
        
        
          nal ISO 15835 (2009) (Figura 2) deve ser
        
        
          calculada em função do diâmetro da
        
        
          barra, d, a ser emendada.  Entretanto,
        
        
          o comprimento da luva (L1) empregada
        
        
          deve ser considerado no cálculo deste
        
        
          segmento.
        
        
          FIG. 1 – AMOSTRA PARA ENSAIO DE QUALIFICAÇÃO DE EMENDAS MECÂNICAS, MODIFICADO DA
        
        
          ABNT NBR 8548 (1984)