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          Por fim, a quantidade de estacões foi
        
        
          definida em função das cargas de fun-
        
        
          dação calculadas pela JKMF. A capela de
        
        
          Santa Luzia possui cerca de 14m de lar-
        
        
          gura e 19m de comprimento, de modo
        
        
          que o menor vão possível de se obter
        
        
          entre as estacas de fundação foi de 16m,
        
        
          conforme mostrado na Figura 1:
        
        
          Em função da largura do vão e do peso
        
        
          próprio do conjunto formado pela ca-
        
        
          pela e pela laje de transição, as cargas
        
        
          de fundação resultaram em 1900tf. No
        
        
          entanto, para evitar a flambagem dos
        
        
          estacões-pilares, a JKMF definiu a execu-
        
        
          ção de algumas lajes intermediárias, as
        
        
          quais totalizaram cargas de fundação da
        
        
          ordem de 3700tf. Deste modo, optou-se
        
        
          pelo emprego de oito estacões de 100cm
        
        
          de diâmetro, os quais devem, ao final da
        
        
          escavação, suportar um carregamento
        
        
          vertical de quase 470tf.
        
        
          Deve-se ressaltar que as cargas de fun-
        
        
          dação acima mencionadas representam
        
        
          somente uma parcela das cargas definiti-
        
        
          vas (entre 32 e 63%), as quais devem con-
        
        
          templar a execução dos demais subsolos e a aplicação das
        
        
          sobrecargas de utilização. Dessa forma, os estacões foram
        
        
          dimensionados para suportar as cargas finais como pila-
        
        
          res, o que era viável em termos estruturais, mas não para
        
        
          suportar tais cargas como fundações definitivas, pois não
        
        
          seria possível atingir as capacidades geotécnicas deman-
        
        
          dadas. Para tal, o projeto prevê a execução de blocos de
        
        
          fundação direta abaixo do piso do último subsolo, os quais
        
        
          devem incorporar os estacões e transferir as cargas defini-
        
        
          tivas ao terreno, com tensões inferiores a 5,5 kgf/cm2.
        
        
          3. DIMENSIONAMENTO GEOTÉCNICO
        
        
          DAS ESTACAS
        
        
          Para o dimensionamento da capacidade de fundação
        
        
          dos estacões, foi considerado somente o substrato situa-
        
        
          do abaixo da cota 781,00m, a qual consiste na cota de as-
        
        
          sentamento dos blocos de fundação definitiva.
        
        
          A estratigrafia encontrada na região da capela é mos-
        
        
          trada na Figura 2:
        
        
          Nota-se que há uma alternância entre camadas de ar-
        
        
          gila siltosa dura e areia argilosa compacta a muito com-
        
        
          pacta, ou seja, solos com elevada competência e baixa
        
        
          deformabilidade.
        
        
          A maior preocupação que um projeto de fundações des-
        
        
          te tipo deve ter é o controle dos recalques (principalmente
        
        
          diferenciais), uma vez que a estrutura da capela é bastante
        
        
          antiga e relativamente frágil.
        
        
          Destarte, a favor da segurança, optou-se pelo dimen-
        
        
          sionamento dos estacões como estacas flutuantes, isto é,
        
        
          estacas que suportam a carga de trabalho primordialmen-
        
        
          te por atrito lateral (vale ressaltar que a norma brasileira
        
        
          ABNT NBR 6122 exige, para estacas escavadas, um mínimo
        
        
          de 80% da carga de trabalho resistida por atrito lateral). Sa-
        
        
          FIG. 2 – PERFIL DE SONDAGEM ADOTADO PARA OS CÁLCULOS.