Revista Estrutura - edição 6 - page 32

REVISTA ESTRUTURA
| OUTUBRO • 2018
32
ENSAIOS DE
CARACTERIZAÇÃO DAS
BARRAS DE AÇO SEM EMENDA
(BARRAS DE CONTROLE)
Através da metodologia proposta pela
ABNT NBR 6152 (2002), foram ensaiadas
seis barras de aço tipo CA 50, sendo três
de 20 mm e outras três de 25 mm de diâ-
metro, de maneira isolada, com a finalida-
de de caracterizá-las com relação ao seu
alongamento e estricção, além de verificar
se estavam de acordo com os valores mí-
nimos da resistência ao escoamento, fy, e
limite de resistência à tração à tração, fst
impostos pela ABNT NBR 7480 (2007). A
instrumentação das barras de controle foi
realizada instalando-se dois extensôme-
tros elétricos exatamente no centro das
barras, em lados opostos, com a finalidade
de medir a deformação da barra de aço,
neste ponto central, ao longo do ensaio.
ENSAIOS PRINCIPAIS:
COMPORTAMENTO À TRAÇÃO
DAS BARRAS COM EMENDAS
MECÂNICAS
Foram realizados três ensaios para
cada diâmetro, tipo de luva e método de
instrumentação empregado, totalizando
trinta e seis ensaios, que tiveram como
finalidade medir a resistência à tração e o
deslizamento das amostras com emendas
mecânicas. Apesar da norma Brasileira
ABNT NBR 8548 (1984) não especificar o
parâmetro de deslizamento em seu esco-
po, este foi medido em todos os ensaios.
Como sugerido por Haber et al. (2015)
e Nguyen & Mutusuyoshi (2015), em cada
barra emendada foram instalados quatro
extensômetros elétricos, dois deles na
barra de aço a uma distância de 2d das
faces externas da luva e dois no centro da
própria emenda mecânica com a finalida-
de de medir a deformação da barra de
aço, e compará-la com a deformação da
própria luva, durante o ensaio. Como ins-
trumentos de medição adicionais e com
o intuito de aferir o deslizamento relativo
entre barra e luva, em cada ensaio, foram
ainda posicionados transdutores de des-
locamento. Aos Métodos 1 e 2, os trans-
dutores foram dispostos individualmente
e conectados diretamente à nervura da
barra de aço e à emenda mecânica, en-
quanto que ao Método 3 os transduto-
res foram montados em grupos de três,
atrelados a um aparato especialmente
desenvolvido para a presente pesquisa.
Para a aferição do parâmetro desliza-
mento relativo entre barra e emenda,
neste trabalho foi adotada a recomenda-
ção da ISO 15835 (2009), adaptada pela
DS-G-6647-029202 (2011), que estabe-
lece o limite máximo de deslizamento
de 0,10 mm. A aferição deste parâmetro
ocorreu ao final de um ciclo de carga (Mé-
todo 1) ou ao final de três ciclos de carga
(Métodos 2 e 3) da barra emendada. Em
cada ciclo a amostra foi carregada até a
tensão nominal de serviço especificada
para a barra de aço emendada (300 MPa,
no caso das barras desta pesquisa) e,
então, descarregada. Após a determina-
ção do parâmetro deslizamento relativo,
as amostras foram carregadas até sua
ruptura para a determinação dos parâ-
metros de resistência à tração e conse-
quente aferição.
RESULTADOS E ANÁLISES
A Tabela 1 apresenta os resultados da
resistência ao escoamento, fy, e o limite
de resistência à tração, fst, das barras de
controle, enquanto a Tabela 2 exibe os
resultados destes mesmos parâmetros
para as barras emendadas mecanica-
mente com luvas, além do valor do des-
lizamento relativo entre barra de aço e
luva de emenda. Todas as amostras ava-
liadas, com e sem emendas mecânicas,
atingiram a resistência ao escoamento,
fy, mínima de 500 MPa, assim como o li-
mite de resistência à tração, mínimo, fst,
de 540 MPa, ambos os valores estabele-
cidos pela ABNT NBR 7480 (2007).
Tabela 1 – Resultados dos
ensaios de caracterização
das barras de controle.
Ensaio
Escoamento
- fy
Limite
último - fst
(MPa)
(MPa)
BC-20mm-1 555
659
BC-20mm-2 555
655
BC-20mm-3 540
671
BC-25mm-1 545
638
BC-25mm-2 542
663
BC-25mm-3 550
716
FIG. 2 – DIMENSÕES DA AMOSTRA PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EMENDA MECÂNICA,
MODIFICADA DA ISO 15835 (2009)
FIG. 3. A - CURVAS FORÇA
VERSUS
DEFORMAÇÃO DOS ENSAIOS DAS EMENDAS MECÂNICAS.
A-RC-20MM, B-RC-25MM, C-PAR-20MM E D-PAR-25MM
ARTIGO TÉCNICO
| AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE LUVAS PARA EMENDAS MECÂNICAS
1...,22,23,24,25,26,27,28,29,30,31 33,34,35,36,37,38,39,40,41,42,...68
Powered by FlippingBook