Revista Estrutura - edição 6 - page 29

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• Escavação até o nível inferior dos alicerces
das paredes.
• Execução das vigas e lajes da estrutura do
suporte.
• Remoção das formas e escavação até 50 cm
abaixo do nível inferior dos alicerces das pa-
redes.
• Demolir as bermas por meio de hidrojatea-
mento na seguinte sequência: pilares inter-
nos, paredes internas e paredes periféricas.
• Demolir as paredes e alicerces abaixo da es-
trutura suporte.
• Escavar até o nível construtivo seguinte.
• Executar todas as fundações diretas.
• Execução da estrutura de baixo para cima.
ANDAMENTO DA EXECUÇAO
Atualmente está na final de escavação, restan-
do os 6,00 m finais surge outra questão crucial,
a transferência de carga da estaca-pilar para a
sapata. Após estudo e cálculo minucioso foi
definido um modelo que consiste em mobilizar
a força através do atrito devido a retração e da
componente vertical gerada pela superfície tron-
co de cone preparado através de escarificação
da superfíci.
A etapa seguinte se torna um processo con-
vencional de execução, porém face ao desapru-
mo das estacas-pilar, estas serão escarificadas
até uma profundidade limitada.
Prevendo esta patologia e necessidade de lapi-
dação foi previsto no projeto cobrimento maior
da armadura, tal que possibilite corte mais pro-
fundo no concreto.
Observa-se que tais deslocamentos
têm variado, há vários meses, dentro de
uma amplitude de 3,5mm, o que possi-
velmente tem relação com a atuação de
esforços devidos ao vento. Tal oscilação,
no entanto, também não representa
qualquer preocupação, haja vista que os
efeitos do vento foram contemplados nos
cálculos da JKMF.
Por fim, deve-se salientar as inspe-
ções visuais que são realizadas a cada
duas semanas, incluindo o monitora-
mento das trincas e fissuras que já exis-
tiam na capela antes da realização da
subfundação, as quais apresentam-se
passivas desde a acomodação estrutu-
ral ocorrida na etapa de transferência
das fundações.
FIG. 4 – LEITURAS DOS DESLOCAMENTOS VERTICAIS DOS PINOS DE
RECALQUE DA CAPELA.
FIG. 5 – DESLOCAMENTOS HORIZONTAIS DOS TOPOS DOS ESTACÕES.
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