 
          
            REVISTA ESTRUTURA
          
        
        
          |  OUTUBRO • 2018
        
        
          
            26
          
        
        
          be-se que o atrito lateral tende a ser mo-
        
        
          bilizado com pequenos deslocamentos,
        
        
          o que tende a minimizar a grandeza dos
        
        
          eventuais recalques diferenciais.
        
        
          Além da abordagem teórica, foram uti-
        
        
          lizados dados obtidos de ensaios bidire-
        
        
          cionais de carregamento estático realiza-
        
        
          dos em estacas próximas, também com
        
        
          o intuito de atender a norma brasileira
        
        
          ABNT NBR 6122.
        
        
          Diferentemente do ensaio estático tra-
        
        
          dicional, que demanda a execução de uma
        
        
          estrutura de reação para a aplicação do
        
        
          carregamento gradual no topo da estaca,
        
        
          o ensaio bidirecional utiliza a própria esta-
        
        
          ca como elemento de reação, tornando-se
        
        
          uma opção interessante para o ensaio de
        
        
          estacas com elevadas cargas de trabalho.
        
        
          
            BOAS PRÁTICAS DE PROJETO
          
        
        
          |  CAPELA DE SANTA LUZIA
        
        
          INTRODUÇÃO
        
        
          A Capela de Santa Luzia foi inaugurada
        
        
          em 1922 nas dependências do Hospital e
        
        
          Maternidade Umberto I, antigo Hospital
        
        
          Matarazzo, localizada entre a Rua Itape-
        
        
          va e a Alameda Rio Claro, nas imediações
        
        
          da Avenida Paulista, próximo ao Museu
        
        
          de Arte de São Paulo-Masp.
        
        
          A Capela, assim como a Maternidade
        
        
          Condessa Filomena Matarazzo e edifica-
        
        
          ções dos Hospitais estão sob o mais alto
        
        
          grau de preservação de edificações tom-
        
        
          badas como “bem cultural de interesse
        
        
          histórico-arquitetônico” em São Paulo. A
        
        
          preservação das fachadas é integral e in-
        
        
          ternamente admitida pequenas reformas.
        
        
          Estas edificações farão parte do futuro
        
        
          empreendimento Cidade Matarazzo, idea-
        
        
          lizado pelo empresário francês Alexandre
        
        
          Allard, dono do grupo Francês Allard.
        
        
          A Capela será integrada à grande es-
        
        
          trutura de 8 subsolo, onde serão instala-
        
        
          das vagas para estacionamento, espaços
        
        
          de apoio ao Hotel Jean Nouvel e uma tor-
        
        
          re comercial de 5 pavimentos.
        
        
          CAPELA E OITO SUBSOLOS
        
        
          Diante da restritiva condição em utili-
        
        
          zar os oito subsolos na projeção da Cape-
        
        
          la foi uma das evidencias estrutural mais
        
        
          desafiante deste empreendimento.
        
        
          O autor intelectual dos estudos e con-
        
        
          solidação da concepção estrutural foi
        
        
          Prof. Dr. Mario Franco, que arduamente
        
        
          
            DESCRITIVO DAS OBRAS
          
        
        
          POR MINOR NAGAO E
        
        
          MARIO FRANCO
        
        
          desenvolveu este trabalho durante qua-
        
        
          tro anos, entre 2012 a 2017.
        
        
          Foi avaliada a solução em executar a
        
        
          estrutura suporte definitiva e deslocá-la
        
        
          para outra localidade na própria área
        
        
          do empreendimento e posteriormente
        
        
          retorná-la, porém concluiu-se que por
        
        
          várias questões e principalmente pela lo-
        
        
          gística e operacional esta foi descartada.
        
        
          A solução adotada e executada, con-
        
        
          siste em uma estrutura de transição,
        
        
          idealizada pelo Prof. Dr. Mario Franco
        
        
          e pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Moreira
        
        
          Maffei, da Maffei Engenharia, consultor
        
        
          em geotecnia.
        
        
          CONCEPÇÃO DA ESTRUTURA
        
        
          SUPORTE
        
        
          
            Solução adotada:
          
        
        
          consiste em estru-
        
        
          tura de transição projetada no nível do
        
        
          alicerce que se encontrava a aproximada-
        
        
          mente 2,00 de profundidade, permitindo
        
        
          lançar vigas robustas com seguintes ca-
        
        
          racterísticas:
        
        
          Duas vigas principais paralelas, dis-
        
        
          tantes 1,00 m das paredes longitudi-
        
        
          nais, apoiadas sobre quatro estacas
        
        
          escavadas ø=1,00, serão lapidadas e
        
        
          posteriormente transformadas em pila-
        
        
          res. Estas estacas estão dimensionadas
        
        
          para suportar apenas peso da Capela
        
        
          + transição + peso do pórtico múltiplo
        
        
          de 5 andares. Após escavação serão
        
        
          MARIO FRANCO **
        
        
          MINOR NAGAO *
        
        
          (*) Minor Nagao: Formado em 1969 - Escola de
        
        
          Engenharia da Universidade Mackenzie, en-
        
        
          genheiro da JKMF desde 1971, tornou sócio
        
        
          em 1980 e atualmente sócio diretor.
        
        
          (**) Mario Franco: Formado em 1951 - Escola Po-
        
        
          litécnica da Universidade de São Paulo.
        
        
          FIG. 3 –
        
        
          CURVAS “CARGAS X DESLOCAMENTOS” OBTIDAS A PARTIR DO ENSAIO ESTÁTICO
        
        
          BIDIRECIONAL DO ESTACÃO ET-095, REALIZADO EM UM SETOR PRÓXIMO À CAPELA.