Revista Estrutura - edição 6 - page 34

REVISTA ESTRUTURA
| OUTUBRO • 2018
34
res de deslizamento inferiores ao limite
máximo de 0,10 mm. As amostras que
estavam em desacordo com as normas
supracitadas tiveram seus procedimentos
de ensaio baseados no Método 2 de en-
saio, ou seja, utilizaram transdutores indi-
viduais para a medição do deslizamento,
medido ao final de três ciclos de carrega-
mento. Os valores finais de deslizamentos
obtidos, muito diferentes, evidenciam, cla-
ramente, eventuais problemas em relação
à instrumentação utilizada.
Considerando que o tipo de instalação
dos transdutores, conectados individual-
mente à barra emendada, é o mesmo nos
Métodos 1 e 2, pode-se concluir que este
tipo de conexão pode estar sujeito a even-
tuais movimentações dos transdutores ao
final de cada ciclo de carga. Já os ensaios
pelo Método 3, empregando aparato es-
pecial para medição dos deslizamentos,
resultou em valores de idênticos de des-
lizamento ao final de cada ciclo de carre-
gamento da barra emendada. Este resul-
tado só seria possível, caso não existisse
nenhuma movimentação dos transduto-
res ao final de cada ciclo de carga, o que
pode comprovar a eficiência do Método 3
de ensaio proposto.
CONCLUSÕES
1. Em conformidade com os resultados
do programa experimental desen-
volvido nesta pesquisa, entende-se
que as emendasmecânicas por luvas
de rosca cônica e parafusadas esta-
riam aptas a serem utilizadas como
solução para prover continuidade e
integridade estrutural em constru-
ções de concreto armado, uma vez
que seu comportamento atendeu
a todas as prescrições normativas
pré-estabelecidas. É importante re-
gistrar que essas constatações são
limitadas ao experimento realizado
e aos materiais empregados nesta
pesquisa. A generalização das con-
clusões só é possível com a conti-
nuidade dos estudos, envolvendo
obviamente outros tipos de luvas de
aço disponíveis no Brasil (prensada,
rosca paralela, soldável, etc.).
2. Apesar de não ter sido um parâme-
tro de avaliação neste trabalho, é
de suma importância que o compri-
mento efetivo de ensaio da amostra
emendada seja baseado no tipo de
emenda a ser avaliado, ou seja, no
caso de emendas com luvas deve-se
considerar o comprimento da luva
e o diâmetro da barra de aço. Por-
tanto, propõe-se que procedimento
similar ao da ISO 15835 (2009) seja
devidamente apreciado e posterior-
mente implementado na futura revi-
são da ABNT NBR 8548 (1984).
3. O uso de extensômetros elétricos
em vários pontos da amostra foi de
grande importância para registro
das leituras de deformação e, con-
sequentemente, de garantia de com-
portamento mecânico adequado, na
pretendida avaliação de desempe-
nho do sistema de emenda mecâni-
co de barras de aço para concreto.
4. O procedimento de ensaio denomi-
nado neste trabalho como “Método
3”, com instrumentação baseada
em Haber et al. (2015) e Nguyen &
Mutusuyoshi (2015), mostrou-se
bastante eficiente para a obtenção
dos parâmetros de interesse: resis-
tência à tração e deslizamento. Com
a inserção de quatro extensôme-
tros elétricos, sendo dois nas barras
de aço e outros dois nas luvas de
emenda, além dos transdutores de
deslocamento, em grupo de 3 e co-
nectados a um aparato especial, foi
possível monitorar minuciosa e de-
talhadamente deformações e desli-
zamentos nas amostras ao longo de
todo o ensaio.
5. Quanto ao número de ciclos de carga,
a constância nos resultados de des-
lizamento, ao final de cada um dos
três ciclos, obtidas para o Método 3
de ensaio, pode indicar a suficiência
de apenas 1 ciclo de carga para a
obtenção do deslizamento final. En-
tretanto, este fato deve ser melhor
avaliado em trabalhos futuros, onde
outros tipos de emendas mecânicas
e outros diâmetros de barras emen-
dadas devem ser ensaiados.
6. De maneira efetiva, a norma ABNT
NBR 8548 (1984) está defasada e
necessita de revisão quanto aos
processos de ensaio e parâmetros
de interesse a serem obtidos. Re-
comenda-se, portanto, considerar
em seu escopo todos os métodos e
tipos de emenda de barras de aço
em estruturas de concreto armado
disponíveis no cenário nacional, in-
cluindo em uma futura revisão, o
parâmetro deslizamento e seu res-
pectivo método de ensaio.
Conclusivamente, este artigo possui,
portanto, a intenção de contribuir com o
conhecimento das premissas e requisitos
necessários para o desenvolvimento de no-
vos estudos experimentais que envolvam
as emendas mecânicas, além de oferecer
subsídios para discussão de procedimentos
de avaliação de desempenho e instrumen-
tação de luvas de aço nas futuras revisões
da norma brasileira ABNT NBR 8548 (1984).
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS NBR 8548 – Barras de aço des-
tinadas a armaduras de concreto armado
com emenda mecânica ou por solda – De-
terminação da resistência à tração, Rio de
Janeiro, 1984.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉC-
NICAS NBR 6152 – Materiais metálicos –
Ensaio de tração à temperatura ambiente,
Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉC-
NICAS NBR 7480 – Aço destinado a arma-
duras para estruturas de concreto arma-
do - Especificação, Rio de Janeiro, 2007
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉC-
NICAS NBR 9062 - Projeto e execução de
estruturas de concreto pré-moldado. Rio
de Janeiro, 2017.
ELETROBRÁS ELETRONUCLEAR - Docu-
mento n° DS-G-6647-029202, 2000, 25 p.
HABER, Z.B., Saiidi, M.S., Sanders, D.H. Beha-
vior and simplifiedmodeling of mechanical
reinforcing bar splices. ACI Structural Jour-
nal March/April 2015, 179-189 pp.
INTERNATIONAL ORGANIZATION STANDA-
RIZATION. Steel for the reinforcement and
prestressing of concrete - Test methods -
Part 1: Reinforcing bars, wire rod and wire.
ISO 15630-1. Genebra, Suiça, 2009.
INTERNATIONAL ORGANIZATION STANDARI-
ZATION. Steels for the reinforcement of con-
crete—Reinforcement couplers for mecha-
nical splices of bars —Part 2: Test methods.
ISO 15835-2. Genebra, Suiça, 2009.
LENTON Taper Threaded Rebar Splicing Sys-
tems, Cleveland, EUA, 2011, 20 p.
LENTON LOCK Especificação Técnica Cleve-
land, EUA, 2011, 1 p.
NGUYEN, D. P., MUTSUYOSHI, H. Influence
of Quality of Mechanical Splices on Beha-
vior of Reinforced Concrete Members. Re-
search Report of Department of Civil and
Environmental Engineering, Saitama Univ.,
Vol.41, 2015, 32-43 pp.
ARTIGO TÉCNICO
| AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE LUVAS PARA EMENDAS MECÂNICAS
1...,24,25,26,27,28,29,30,31,32,33 35,36,37,38,39,40,41,42,43,44,...68
Powered by FlippingBook