Revista Estrutura - edição 6 - page 36

REVISTA ESTRUTURA
| OUTUBRO • 2018
36
CASE INTERNACIONAL
| PROJETO ESTRUTURAL CONTEMPLOU RISCOS SÍSMICOS
OS DESAFIOS DA
PONTE CHACAO
POR MATÍAS A. VALENZUELA SAAVEDRA
MARCELO MARQUEZ MARAMBIO
LEONARDO MUÑOZ ROCA
RESUMO
A crescente expansão urbana nas maiores áreas metropolitanas do México está
começando a ter um impacto negativo na forma com que as pessoas trabalham e
vivem. O desejo de estar mais perto do trabalho e das amenidades públicas resulta
da necessidade de construções mais altas em centros urbanos. Muitas cidades no
México estão vendo um aumento no número de edifícios altos, inclusive Monterrey, a
segunda maior cidade do país, em termos econômicos. A Torre Koi, um arranha-céu de
uso misto em Monterrey, com seus 279,5 metros de altura, se tornou o edifício mais
alto do México, é um exemplo recente dessa tendência.
Até um terremoto de pequena intensidade ter sido sentido em 2013, Monterrey era
considerada como uma região livre de abalos sísmicos. O código local de construção
em Monterrey não cobre o projeto de estruturas resistentes a terremotos, sem falar
do projeto sísmico de edifícios altos. A equipe de projeto consultou o
Manual de Diseño
de Obras Civiles
(Manual da Comissão Federal de Eletricidade - CFE) com relação aos
procedimentos relativos aos projetos de prevenção contra abalos sísmicos como uma
maneira prudente de abordar terremotos em potencial. Foi realizado um estudo com
o uso de um túnel de vento para o projeto do edifício. Este artigo vai abordar os proce-
dimentos do projeto empregado no sistema estrutural virtual do núcleo de concreto
de alta resistência utilizado no edifício mais alto do México.
Palavras-chave: Edifícios Altos; Projeto em Túnel de Vento; Sistema Estrutural de Estabili-
zação Virtual; Concreto de Alta Resistência.
1 – INTRODUÇÃO
Os estudos do projeto da ponte so-
bre o Canal de Chacao foram iniciados
na década de 1970 com um objetivo cla-
ro: unir a Ilha Grande de Chiloé com o
Chile continental, localizado a mais de
INICIADO NOS ANOS DE 1970, O PROJETO DA PONTE SOBRE O CANAL DE CHACO,
NO CHILE, VENCEU VÁRIOS DESAFIOS DE ENGENHARIA E DE OUTRAS NATUREZAS E
COMEÇOU A SE MATERIALIZAR NO INÍCIO DE 2018, COM AS OBRAS DO PILAR CENTRAL
1.000 km da capital Santiago. Esse ob-
jetivo começou a se materializar, após
muitos anos de avaliações e alternati-
vas, no ano de 2011 com a reavaliação
do projeto e definição da tipologia da
estrutura como uma ponte suspensa
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