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            jetar estruturas criativas, econômi-
          
        
        
          
            cas e duradouras
          
        
        
          .
        
        
          Outra frequente métrica utilizada para
        
        
          o sucesso é ter clientes satisfeitos,
        
        
          receber prêmios ou reconhecimen-
        
        
          to de seus pares. Estes são objetivos
        
        
          nobres, mas novamente eles são as-
        
        
          pirações realizáveis como consequên-
        
        
          cia de
        
        
          
            projetar estruturas criativas,
          
        
        
          
            econômicas e duradouras
          
        
        
          .
        
        
          Agora que o sucesso está definido, as
        
        
          características dos engenheiros estru-
        
        
          turais, relacionadas ao sucesso, e clas-
        
        
          sificadas em conhecimento, habilidade
        
        
          e posturas, podem ser discutidas.
        
        
          
            Primeiro conhecimento.
          
        
        
          O conheci-
        
        
          mento é em grande parte cognitivo,
        
        
          da mente, e consiste de teorias, prin-
        
        
          cípios e fundamentos. Exemplos de
        
        
          conhecimentos necessários para um
        
        
          engenheiro estrutural bem-sucedido
        
        
          incluem o conhecimento de geome-
        
        
          tria, cálculo, vetores, atrito, tensão e
        
        
          deformação, energia, continuidade e
        
        
          variabilidade.
        
        
          O conhecimento da engenharia estru-
        
        
          tural não é muito antigo. Apenas 250
        
        
          anos atrás, com base no pressuposto
        
        
          de que as seções planas permanecem
        
        
          planas, Leonhard Euler e Jacob Ber-
        
        
          noulli, acadêmicos que fizeram con-
        
        
          tribuições consideráveis para o cam-
        
        
          po da matemática, criaram a teoria
        
        
          de viga de Euler-Bernoulli. Na época,
        
        
          os engenheiros duvidavam da teoria.
        
        
          Eles não acreditavam que os acadê-
        
        
          micos pudessem contribuir para o
        
        
          conhecimento dos engenheiros, parti-
        
        
          cularmente os acadêmicos que traba-
        
        
          lham no campo da matemática. Mas,
        
        
          a teoria foi comprovada com o projeto
        
        
          e construção da Torre Eiffel, e a enge-
        
        
          nharia estrutural, como a conhecemos
        
        
          hoje, nasceu.
        
        
          A equação de Euler-Bernoulli, My/ I, é
        
        
          bem conhecida e compreendida por
        
        
          todos os engenheiros estruturais. Um
        
        
          engenheiro estrutural bem-sucedido
        
        
          pode desenvolver ou derivar a equa-
        
        
          ção a partir dos pressupostos funda-
        
        
          mentais. Essa não é uma habilidade
        
        
          ou uma postura. É conhecimento que
        
        
          consiste em teorias, princípios e fun-
        
        
          damentos, e é aprendido.
        
        
          Próxima característica:
        
        
          
            habilidade.
          
        
        
          Habilidade é a capacidade de executar
        
        
          tarefas. Não é cognitivo como o conhe-
        
        
          cimento. Um engenheiro estrutural
        
        
          bem-sucedido precisa de habilidades,
        
        
          além de conhecimento, para projetar
        
        
          estruturas. Por exemplo, os engenhei-
        
        
          ros estruturais de hoje precisam da
        
        
          habilidade para executar programas
        
        
          de computador, converter conceitos
        
        
          de mecânica simples em planilhas fun-
        
        
          cionais [substituindo a calculadora e
        
        
          a regra de cálculo] e desenvolver mo-
        
        
          delos de elementos finitos para distri-
        
        
          buir cargas globais. E, para comunicar
        
        
          desenhos, eles precisam da habilidade
        
        
          de usar programas de desenho auxi-
        
        
          liado por computador (CAD). As habi-
        
        
          lidades necessárias de um engenheiro
        
        
          estrutural bem-sucedido mudaram ra-
        
        
          pidamente nos últimos anos.
        
        
          Por último:
        
        
          
            postura.
          
        
        
          Postura significa as
        
        
          maneiras que uma pessoa pensa e sen-
        
        
          te em resposta a um fato ou situação.
        
        
          As posturas refletem os valores de um
        
        
          indivíduo. Como ele “vê” o mundo, não
        
        
          em termos de visão, mas em termos de
        
        
          percepção, interpretação e aproxima-
        
        
          ção. Exemplos de posturas são descri-
        
        
          tos usualmente por termos familiares à
        
        
          maioria, como impetuoso, comprometi-
        
        
          do, persistente, arrogante, etc.