 
          
            REVISTA ESTRUTURA
          
        
        
          |  OUTUBRO • 2018
        
        
          
            54
          
        
        
          
            INOVAÇÃO
          
        
        
          |  IGREJA CRISTO OBRERO
        
        
          A
        
        
          arquitetura moderna atual-
        
        
          mente está passando por um
        
        
          processo de revisão, grande
        
        
          parte dele baseado em planos
        
        
          e documentos de pesquisas históricas
        
        
          que explicam o processo como um todo.
        
        
          Especialmente orientados para entender
        
        
          o processo do pensamento e as circuns-
        
        
          tâncias sociais por trás de sua gestação.
        
        
          Um dos tópicos mais trabalhados é o que
        
        
          está relacionado ao projeto estrutural
        
        
          das superfícies em concha e lisas, nivela-
        
        
          das com o uso de régua, construídas em
        
        
          meados da década de 1950.
        
        
          Uma recente concessão do programa1
        
        
          
            Keeping It Modern
          
        
        
          – Fundação Getty – per-
        
        
          mitiu uma profunda investigação sobre a
        
        
          história e o projeto da Igreja2
        
        
          
            Cristo Obrero
          
        
        
          ,
        
        
          A obra mais icônica do engenheiro uru-
        
        
          guaio Eladio Dieste, realizada no ano pas-
        
        
          sado. Para entender as características de
        
        
          seu projeto, especialmente as estruturais, é
        
        
          necessário responder a duas perguntas bá-
        
        
          sicas: Por que essa igreja no pequeno povo-
        
        
          ado de
        
        
          
            Estación Atlántid
          
        
        
          a? E por que Dieste?
        
        
          ANTECEDENTES DA
        
        
          CONSTRUÇÃO
        
        
          O desenvolvimento de Atlântida como
        
        
          um resort praiano teve início em 1908
        
        
          com um programa de reflorestamento
        
        
          impulsionado por uma corporação parti-
        
        
          cular:
        
        
          
            La Arborícora Uruguaya
          
        
        
          , que ativa a
        
        
          estação ferroviária local. Em 1911 a região
        
        
          ao redor da estação era um projeto imo-
        
        
          biliário, quando teve início a construção
        
        
          do hotel Atlântida e dos primeiros chalés
        
        
          no passeio à beira-mar. Entre as primeiras
        
        
          famílias estão os sobrenomes Urioste e
        
        
          Giúdice, figuras principais posteriormente
        
        
          relacionadas com a Igreja
        
        
          
            Cristo Obrero
          
        
        
          .
        
        
          Em pouco tempo, a pequena cidade ao
        
        
          redor da estação ferroviária passou a ter
        
        
          uma escola, uma padaria e serviço médi-
        
        
          co. Uma população estável de trabalhado-
        
        
          res fez desse seu espaço vital. No início da
        
        
          década de 1940, o casal Alberto Giúdice e
        
        
          Adela Urioste compra o terreno e a casa
        
        
          onde é construída uma pequena capela.
        
        
          O casal Giúdice já estava transmitindo a
        
        
          doutrina cristã na região e, em 1946, foi
        
        
          construída uma capela básica. No dia 25
        
        
          de dezembro de 1949 a capela foi elevada
        
        
          a paróquia, o que impulsionou uma mu-
        
        
          dança na pequena construção existente.
        
        
          Uma nova igreja passa a ser um pensa-
        
        
          mento constante, no entanto a obtenção
        
        
          do dinheiro para sua construção não é
        
        
          fácil para uma modesta cidade operária.
        
        
          Enquanto a captação de recursos é provi-
        
        
          denciada, com pequenas doações, sorteios
        
        
          e loterias, o casal Giúdice-Urioste começa a
        
        
          procurar um construtor capaz de erigir uma
        
        
          construção bonita, porém não muito cara.
        
        
          Dieste é nomeado em 1955 por outros
        
        
          engenheiros, para a construção de arma-
        
        
          zéns de tijolos de baixo custo, comumnovo
        
        
          sistema estrutural: telhados de cerâmica
        
        
          reforçada.  Pelo menos seis construções
        
        
          em concha com dupla curvatura são erigi-
        
        
          das pelos engenheiros Dieste e Montañez,
        
        
          antes mesmo da fundação da empresa:
        
        
          Armazém Frugoni em Montevidéu (1955),
        
        
          Posto de Gasolina Cooper em Montevidéu
        
        
          (1957), Lavanderia Jung Lanas em Monte-
        
        
          vidéu (1957), Clube de Remadores Merce-
        
        
          des (1957), Armazéns Graneleiros BROU
        
        
          em Colônia (1958), e o Depósito Carrau em
        
        
          Montevidéu (1959). Além disso, Dieste rea-
        
        
          liza a TEM Factory S.A. em Montevidéu, o
        
        
          Ginásio Municipal de Dolores e o armazém
        
        
          para rolos de papel do jornal
        
        
          
            El País
          
        
        
          , cuja
        
        
          foto estava na primeira página em 1956. Ao
        
        
          mesmo tempo, está sendo desenvolvida3
        
        
          a projeção da igreja do
        
        
          
            Cristo Obrero.
          
        
        
          Con-
        
        
          vémmencionar que a Berlingieri House em
        
        
          
            Punta Ballena
          
        
        
          (1946) constituiu a primeira
        
        
          abóbada de tijolos reforçados (vão livre
        
        
          de 6m). Ela foi construída em colaboração
        
        
          com o arquiteto catalão Antonio Bonet.
        
        
          O envolvimento de Dieste nesse pro-
        
        
          jeto é resultado de seu relacionamento
        
        
          com o engenheiro Mario Bonaldi, e com
        
        
          outros profissionais católicos, que haviam
        
        
          participado do projeto anterior da capela
        
        
          de 1946 na Estación Atlántida. Em 1955 a
        
        
          relação complexa com Dieste começa e
        
        
          continua com altos e baixos, até a finali-
        
        
          zação das contas administrativas da igreja
        
        
          em 1962. Dieste, que recentemente havia
        
        
          se convertido ao catolicismo4, considera
        
        
          esse projeto como um desafio pessoal, e
        
        
          acaba se envolvendo em cada detalhe da
        
        
          concepção planimétrica, do projeto estru-
        
        
          tural, da supervisão da construção e da
        
        
          participação financeira. Ele se aprofunda
        
        
          no projeto dos quatro componentes do
        
        
          complexo: A igreja, o batistério subterrâ-
        
        
          neo, a torre do sino e a casa paroquial,
        
        
          A igreja Cristo
        
        
          Obrero y Nuestra
        
        
          Señora de
        
        
          Lourdes se
        
        
          destaca por
        
        
          sua resolução
        
        
          criativa estrutural,
        
        
          construtiva,
        
        
          formal e
        
        
          espacial
        
        
          
            “
          
        
        
          
            “
          
        
        
          DIVULGAÇÃO
        
        
          FIG. 2 – OS TIJOLOS CERÂMICOS SÃO UNIDOS COM ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA
        
        
          REFORÇADO ESTRUTURALMENTE COM BARRAS DE AÇO.