 
          
            45
          
        
        
          – Momento capaz de provocar
        
        
          |
        
        
          s
        
        
          c,su
        
        
          | =
        
        
          s
        
        
          C
        
        
          = 10,8 MPa
        
        
          – Momento capaz de provocar
        
        
          s
        
        
          c,su
        
        
          = 0 (PC)
        
        
          – Momento capaz de provocar
        
        
          s
        
        
          c,in
        
        
          = =
        
        
          s
        
        
          C
        
        
          = 3,6 MPa (PL)
        
        
          – Momento capaz de provocar na armadura passiva (ou au-
        
        
          mento na armadura de pretensão) tensão igual a 220 MPa
        
        
          – Momento capaz de provocar de ruptura dividido por 1,6
        
        
          De todos estes momentos, o momento admissível é o me-
        
        
          nor deles para PC. Eliminando-se o segundo, o menor dos de-
        
        
          mais é o momento admissível para PL.
        
        
          Na Revisão, sendo os coeficientes de segurança fraciona-
        
        
          dos, o momento admissível é o momento no estado-limite
        
        
          último dividido por
        
        
          g
        
        
          f
        
        
          = 1,4. Este momento último deve ser
        
        
          calculado com f
        
        
          cd
        
        
          = f
        
        
          ck
        
        
          /1,4 e com as resistências dos aços divi-
        
        
          didos por 1,15.
        
        
          Deve ser verificada a máxima tensão de compressão em va-
        
        
          zio, que não deve ultrapassar 11,9 MPa. Não se conhecendo
        
        
          a fração da carga permanente concomitante com a pretensão
        
        
          e também o andamento dos cabos, não se pode verificar a
        
        
          condição de a tensão de tração em vazio não ultrapassar o
        
        
          valor 2,0 MPa. Essas verificações foram feitas com carga per-
        
        
          manente nula.
        
        
          Nos 3 últimos problemas, verificou-se primeiramente se, com
        
        
          omomento fletor dado, as tensões no concreto em serviço ultra-
        
        
          FIG. 2B – PERMISSIBLE MOMENTS ON CROSS-SECTIONS
        
        
          S1. S2 AND S3 FOR GIVEN VALUES OF A
        
        
          P
        
        
          END A
        
        
          S
        
        
          – WITH A HIGH
        
        
          PROPORTION OF NON-PRESTRESSED REINFORCEMENT A
        
        
          P
        
        
          (*) NÃO CONSIDERADA A FADIGA.
        
        
          FIG. 2A – PERMISSIBLE MOMENTS ON CROSS-SECTIONS
        
        
          S1. S2 AND S3 FOR GIVEN VALUES OF A
        
        
          P
        
        
          END A
        
        
          S
        
        
          – WITH A HIGH
        
        
          PROPORTION OF NON-PRESTRESSED REINFORCEMENT A
        
        
          S
        
        
          (*) NÃO CONSIDERADA A FADIGA.
        
        
          FIG. 3  REINFORCEMENT REQUIRED IN CROSS-SECTIONS S1, S2 AND
        
        
          S3 FOR A GIVEN VALUE OF M
        
        
          G+Q
        
        
          [VALUES OF A
        
        
          P
        
        
          SPECIFIED)