Revista Estrutura - edição 1 - page 14

REVISTA ESTRUTURA
| JULHO • 2016
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próximos 50 anos. A interação do usuário
com o Museu se dá por meio de ambien-
tes audiovisuais imersivos, instalações
interativas e jogos disponíveis ao público
em português, inglês e espanhol.
A expectativa é de ser um espaço de
aceleração de ideias, que convida a mer-
gulhar em experiências onde a ciência e
arte, razão e emoção, linguagem e tecno-
logia, cultura e sociedade se encontram.
O museu conta ainda com uma série de
atividades educativas, um laboratório de
experiências em inovação, um observató-
rio, que mapeia os sinais vitais do planeta,
e serviços para o público: cafeteria, restau-
rante e loja.
Construído sobre o Píer Mauá, o Museu
do Amanhã constituí uma das principais
obras do complexo Porto Maravilha. A
concepção arquitetônica do museu ficou
a cargo do renomado arquiteto espanhol
Santiago Calatrava, responsável, entre
outras obras, pela arquitetura do auditó-
rio de Tenerife, e mais recentemente pelo
novo terminal ferroviário do World Trade
Center, em Nova Iorque (EUA).
Segundo Calatrava, a inspiração para o
projeto do Museu do Amanhã, com seu
formato longilíneo, veio das bromélias
do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ao
todo são 15 mil metros quadrados de
área construída, sendo a estrutura com-
posta por três pavimentos interligados
por rampas, escadas e elevadores, além
de subsolo e galeria técnica. Somando a
área externa, que conta com jardins, es-
pelho d’água, ciclovias e área de lazer, o
complexo do museu tem cerca de 30 mil
metros quadrados.
O detalhamento do projeto arquitetônico
e gerenciamento foi realizado pelo escri-
tório carioca de arquitetura Ruy Resende
Arquitetura.
Estrutura
A concepção estrutural, feita com partes
em concreto armado e partes em concre-
to protendido, ficou a cargo do escritório
de projetos Engeti Consultoria e Enge-
nharia, localizado em São Paulo-SP. Além
da estrutura de concreto, há também
uma grande cobertura metálica com ex-
tremidades em balanço, essa cobertura
foi projetada pelo escritório Projeto Al-
pha Engenharia de Estruturas, localizado
também em São Paulo.
A edificação possui dimensões monu-
mentais, com 338 metros de compri-
mento, 42 de largura e 21 metros de
altura, considerando a cobertura metá-
lica, além dos balanços de 74 metros em
estrutura metálica nas extremidades da
estrutura.
Construída sobre um Píer desativado da
década de 40, que apresentava sérios
problemas de deterioração, devido a fal-
ta de manutenção, a estrutura do museu
foi feita de forma totalmente indepen-
dente da estrutura do Píer.
As inspeções previamente realizadas,
constataram que a estrutura do Píer
Mauá é composta por uma laje de alívio,
dolfins de atracação de embarcações, en-
rocamento e cavaletes formados por es-
tacas pré-fabricadas inclinadas. Durante
as inspeções preliminares foi constatado
a fissuração e seccionamento de algumas
estacas, prejudicando sua conexão com a
laje e inviabilizando a atracação de navios.
Essencialmente em concreto, a estrutura
do Museu do Amanhã é dotada de vários
trechos curvos e inclinados, e serve de
suporte a estrutura metálica de cobertu-
ra. Sua composição compreende:
ESTRUTURA EM DESTAQUE
| O MUSEU DO AMANHÃ
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