21
          
        
        
          de folhas bem maior que os edifícios
        
        
          convencionais.
        
        
          No pavimento técnico está prevista a
        
        
          instalação de grandes equipamentos,
        
        
          com sobrecarga prevista de 1000 kgf/
        
        
          m
        
        
          2
        
        
          . Devido a esta exigência, foi man-
        
        
          tido o conceito de lajes nervuradas
        
        
          protendidas, porém com altura total
        
        
          de 50cm.
        
        
          Para economia de aço, otimização da
        
        
          seção de pilares e melhor aproveita-
        
        
          mento das propriedades do concreto
        
        
          adotado na obra, optou-se pelo uso de
        
        
          concreto com uma resistência maior
        
        
          que os geralmente empregados em
        
        
          edifícios convencionais. Nos blocos e
        
        
          pilares dos pavimentos inferiores até
        
        
          o nível do 2º pavimento foram especi-
        
        
          ficados concreto classe C50, com redu-
        
        
          ção gradual até o 10º pavimento tipo,
        
        
          a partir do qual utilizou-se o concreto
        
        
          classe C35 até o final da obra. Para as
        
        
          lajes e vigas de toda obra, utilizou-se o
        
        
          concreto C35, com detalhe de concre-
        
        
          tagem conforme imagem “Detalhe de
        
        
          variação do concreto pilar/laje”.
        
        
          O aço utilizado para as armaduras pas-
        
        
          sivas foram CA-50 e CA-60, com bitolas
        
        
          de 6,3mm a 32mm. Na armadura ati-
        
        
          va foram utilizadas cordoalhas engra-
        
        
          xadas de 12,7 mm aço CP-190. Nova-
        
        
          mente o piso técnico foi diferenciado
        
        
          devido às grandes cargas, com o uso
        
        
          de cordoalhas engraxadas de 15,2 mm.
        
        
          O sistema de escoramento da estru-
        
        
          tura foi do tipo permanente conforme
        
        
          apresentado na imagem ao lado:
        
        
          CABOS DA ARMADURA PROTENDIDA EM PLANTA NO 6º PAVIMENTO TIPO
        
        
          DETALHE DA ANCORAGEM DAS CORDOALHAS DA PROTENSÃO
        
        
          
            FICHA TÉCNICA
          
        
        
          
            Estrutura de Concreto:
          
        
        
          Avila Engenharia
        
        
          de Estruturas (José Augusto Avila)
        
        
          
            Projeto arquitetônico:
          
        
        
          William Louie
        
        
          (arquiteto coordenador), do escritório
        
        
          Kohn Pedersen Fox Associates (KPF),
        
        
          de Nova Iorque, com a colaboração
        
        
          de Edmundo De Cesario Musa
        
        
          e Cristiana Braga, do escritório
        
        
          brasileiro ARQ&URB Projetos
        
        
          
            Fundações:
          
        
        
          Apoio Fundações
        
        
          
            Construtora:
          
        
        
          Hochtief do Brasil
        
        
          
            Área construída:
          
        
        
          51.791,0 2 m
        
        
          2
        
        
          
            Projeto:
          
        
        
          abril de 2013
        
        
          
            Conclusão da obra:
          
        
        
          junho de 2016
        
        
          
            Cliente:
          
        
        
          Autonomy Investimentos
        
        
          e GTIS Partners
        
        
          
            Localização da obra:
          
        
        
          Rio de Janeiro
        
        
          
            Finalidade do edifício:
          
        
        
          uso comercial