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de folhas bem maior que os edifícios
convencionais.
No pavimento técnico está prevista a
instalação de grandes equipamentos,
com sobrecarga prevista de 1000 kgf/
m
2
. Devido a esta exigência, foi man-
tido o conceito de lajes nervuradas
protendidas, porém com altura total
de 50cm.
Para economia de aço, otimização da
seção de pilares e melhor aproveita-
mento das propriedades do concreto
adotado na obra, optou-se pelo uso de
concreto com uma resistência maior
que os geralmente empregados em
edifícios convencionais. Nos blocos e
pilares dos pavimentos inferiores até
o nível do 2º pavimento foram especi-
ficados concreto classe C50, com redu-
ção gradual até o 10º pavimento tipo,
a partir do qual utilizou-se o concreto
classe C35 até o final da obra. Para as
lajes e vigas de toda obra, utilizou-se o
concreto C35, com detalhe de concre-
tagem conforme imagem “Detalhe de
variação do concreto pilar/laje”.
O aço utilizado para as armaduras pas-
sivas foram CA-50 e CA-60, com bitolas
de 6,3mm a 32mm. Na armadura ati-
va foram utilizadas cordoalhas engra-
xadas de 12,7 mm aço CP-190. Nova-
mente o piso técnico foi diferenciado
devido às grandes cargas, com o uso
de cordoalhas engraxadas de 15,2 mm.
O sistema de escoramento da estru-
tura foi do tipo permanente conforme
apresentado na imagem ao lado:
CABOS DA ARMADURA PROTENDIDA EM PLANTA NO 6º PAVIMENTO TIPO
DETALHE DA ANCORAGEM DAS CORDOALHAS DA PROTENSÃO
FICHA TÉCNICA
Estrutura de Concreto:
Avila Engenharia
de Estruturas (José Augusto Avila)
Projeto arquitetônico:
William Louie
(arquiteto coordenador), do escritório
Kohn Pedersen Fox Associates (KPF),
de Nova Iorque, com a colaboração
de Edmundo De Cesario Musa
e Cristiana Braga, do escritório
brasileiro ARQ&URB Projetos
Fundações:
Apoio Fundações
Construtora:
Hochtief do Brasil
Área construída:
51.791,0 2 m
2
Projeto:
abril de 2013
Conclusão da obra:
junho de 2016
Cliente:
Autonomy Investimentos
e GTIS Partners
Localização da obra:
Rio de Janeiro
Finalidade do edifício:
uso comercial