Revista Estrutura - edição 4 - page 26

REVISTA ESTRUTURA
| SETEMBRO • 2017
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ESTRUTURAS METÁLICAS
| SISTEMA INOVADOR DE REFORÇO EM PONTE DE METAL
REFORÇO EM PONTE
COM LAMINADO
CFRP PROTENDIDO
NÃO ADERENTE
POR FILIPE DOURADO E JOANA PEREIRA
A
Ponte de Münchestein localiza-
-se perto da cidade de Basel,
sobre o Rio Birs e foi construída
em 1875 por Gustav Eiffel. Em
1891, 15 anos após iniciada sua utilização,
a ponte colapsou após a passagem de um
trem de passageiros. O acidente foi in-
vestigado pelo Prof. L. Tetmajer, primeiro
diretor do EMPA, que concluiu que a fór-
mula de Euler para a flambagem deveria
ser modificada para elementos esbeltos.
Em 1892 foi construída uma nova ponte,
com vão único, para reestabelecer a liga-
ção ferroviária. O tráfego normal diário
inclui trems de carga e passageiros.
Os métodos de reparação e reforço
tradicionais de pontes metálicas antigas
envolvem geralmente soluções pesadas
com elementos metálicos, também sus-
ceptíveis à fadiga.
Os materiais de reforço CFRP têm sin-
do utilizados em muitas aplicações de
ESTUDO DA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE REFORÇO À FADIGA DE PONTE METÁLICA
FERROVIÁRIA POR MEIO DE LAMINADOS CFRP PROTENDIDO NÃO ADERENTE
FIG. 1 – PONTE DE MÜNCHESTEIN – EXTRAÍDO DE [5]
(A) PONTE SUJEITA
À AÇÃO DE TREM S3
(B) CONSTITUIÇÃO
DE 10 PAINÉIS COM
COMPRIMENTO TOTAL
DE 45.2 M, ALTURA DE
6.5 M E LARGURA DE
5 M, EM CONSTRUÇÃO
INCLINADA A 45º
FILIPE DOURADO
JOANA PEREIRA
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