Revista Estrutura - edição 4 - page 28

REVISTA ESTRUTURA
| SETEMBRO • 2017
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A força de protensão aplicada ao sis-
tema de reforço com laminados CFRP
permite reduzir o nível médio de ten-
sões, de forma que a estrutura metá-
lica, inicialmente sujeita a níveis de ten-
sões elevadas, passe para um regime
de tensões seguro e tendencialmente
sem fadiga.
De acordo com a metodologia analí-
tica desenvolvida, foi também possível
determinar os níveis de tensão da viga
em análise. Concluiu-se que para um
fator de segurança de n=1,04 de acordo
com o Critério de Johnson modificado, o
nível de protensão laminado de CFRP é
da ordem de 35% [5].
A protensão nas vigas metálicas da
ponte é aplicada mecanicamente por
meio de um sistema temporário, e a li-
gação entre o sistema de reforço e os
elementos estruturais é constituída por
dois sistemas de placas de ancoragem
e duas barras de desvio. O sistema
dispensa a tradicional colagem, e por-
tanto, não está limitado pela aderência
do CFRP aos elementos metálicos – ver
Figs. 5 e 6.
Ao fixar as ancoragens por atrito, foi
observada uma excentricidade inicial
e
t
p
=77mm. Para obter o nível de reforço
de portensão foi necessária uma excen-
tricidade
e
p
= 142 mm [5]. A aplicação
do reforço foi realizada com recurso a
um macaco e a variação de tensões nos
elementos foi medida pelo sistema de
monitoração instalado. A operação de
aplicação de protensão ocorreu com
a estrutura em serviço por cerca de 30
minutos. A Fig. 7. ilustra as medições efe-
tuadas durante esta operação. Os picos
assinalados no gráfico referem-se à pas-
sagem de dois trens.
O gráfico da Fig. 8 ilustra os níveis de
tensão antes e depois da aplicação do
FIG. 4 – CLD REPRESENTATIVO DO CRITÉRIO DE GOODMAN E DE JOHNSON MODIFICADO – EXTRAÍDO DE [5]
(A) ESQUEMA GENÉRICO
(B) RESULTADOS OBTIDOS
FIG. 5 – REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DE VIGA REFORÇADA COM SISTEMA DE LAMINADOS
CFRP PROTENDIDO NÃO ADERENTE – EXTRAÍDO DE [5]
FIG. 6 – COMPONENTES DO SISTEMA DE REFORÇO – EXTRAÍDO DE [5]
ESTRUTURAS METÁLICAS
| SISTEMA INOVADOR DE REFORÇO EM PONTE DE METAL
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