REVISTA ESTRUTURA
| SETEMBRO • 2017
38
INDUSTRIALIZAÇÃO
| USO INTENSIVO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS
PROJETO ESTRUTURAL
DO TERMINAL 1
DO COMPLEXO DO AÇU
POR TECTON ENGENHARIA
AUTORES: AUGUSTO CLÁUDIO PAIVA E SILVA
E OSWALDO MARQUES HORTA BARBOSA
(RESPONSÁVEIS PELO PROJETO)
1 – INFORMAÇÕES GERAIS
SOBRE O TERMINAL
OFFSHORE (T1) DO PORTO DO
AÇU, NO LITORAL DO RIO DE
JANEIRO
O T1 é um terminal offshore que tem
atualmente a seguinte configuração:
uma ponte de acesso com cerca de 3km
de extensão, uma plataforma com um
píer de rebocadores e casas de transfe-
rência com 170m de comprimento, um
píer para exportação de minério de fer-
ro com cerca de 450m de comprimen-
to e que permite a acostagem simultâ-
nea de dois graneleiros de 220.000TPB
(Cape Size), uma ponte de acesso ao
quebra-mar, um quebra-mar com três
pontos de acostagem para navios VLCC,
canal de acesso e bacia de evolução.
Excetuando-se o quebra-mar, todas as
demais estruturas e fundações foram
projetadas pela TECTON.
AUGUSTO CLÁUDIO PAIVA
E SILVA
OSWALDO MARQUES
HORTA BARBOSA