Revista Estrutura - edição 6 - page 37

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com muitos vãos assimétricos, com
três pilares e um comprimento total de
2.750 metros.
2 – PROCESS5O DE
LICITAÇÃO DO PROJETO
O Projeto vai se materializar através de
três contratos e suas respectivas Asses-
sorias de Inspeção:
• Projeto e Construção da Ponte Cha-
cao, acessos imediatos e área de ser-
viços (administrado pela Dirección
Nacional de Vialidad).
• Construção do Acesso Sul (adminis-
trado pela Departamento Regional
de Estrada).
• Construção do Acesso Norte (admi-
nistrado pela Coordenadoria de Con-
cesões de Obras Públicas).
Na data de 4 de novembro de 2013
foi realizado o recebimento das ofer-
tas técnicas e econômicas, tendo sido
recebida apenas uma oferta. Tendo
sido qualificada tecnicamente a ofer-
ta recebida, na data de 9 de dezem-
bro de 2013 foi realizada a abertura
econômica dessa oferta, resultando
em um valor de $360.134.000.000 e
por um prazo de 2.379 dias. Tanto o
orçamento quanto o prazo oferecido
cumprem rigorosamente os requisitos
estabelecidos nas Bases da Licitação.
O contrato “Contrato e Construção da
Ponte Chacao – Região dos Lagos” con-
siste no projeto e a construção de uma
ponte suspensa entre o continente e a
Ilha de Chiloé. Além disso, contempla
a construção dos Acessos Imediatos,
do Edifício Mirador e de Operações.
O projeto foi concedido ao Consórcio
OAS-HYUNDAI-SYSTRA-AAS JAKOBSEN
(CPC). A data de início do contrato foi
18 de fevereiro de 2014.
3 – DESCRIÇÃO DO
PROJETO
A Ponte Chacao apresenta trechos de
acesso de 339 metros no Acesso Norte e
140 metros no Acesso Sul, além de dois
vãos centrais de 1.155 e 1.055 metros nos
dois lados norte e sul, respectivamente.
Além disso, considera a construção de 3
pilares com alturas de 157 metros (Pilar
Sul), 175 metros (Pilar Central) e com 199
metros (Pilar Norte).
(Ver Figura 1).
A fundação do pilar central (em cons-
trução durante o ano de 2018) consta
de 36 pilotis de concreto armado de
2,65 metros de diâmetro de ou com um
revestimento de aço permanente que
oferece resistência estrutural e recobre
o elemento. Essa fundação contempla
um volume de concreto que supera
9.500 metros cúbicos e cerca de 1.700
toneladas de aço. O Pilar Sul, por outro
lado, contempla a utilização de mais
de 3.600 metros cúbicos de concreto e
300 toneladas de aço, enquanto que o
Pilar Norte será formado por 5.300 me-
tros cúbicos de concreto e 850 tonela-
das de aço.
A ponte terá uma placa ortotrópica
do tipo caixa com 4 pistas de circulação
com uma largura mínima de 3,5 metros
cada uma (Figura 2). As estruturas de an-
coragem norte e sul terão um volume de
concreto armado de 26720 [m3] e 24212
[m3], respectivamente.
4 – PROCESSO DO
PROJETO
Por tratar-se de uma ponte singular de
grande envergadura, não existe um úni-
co código de projeto que englobe todos
os aspectos da estrutura. Justamente
por isso foi gerado um Manual de Projeto
próprio para a Ponte Chacao, baseado no
AASHTO LRFD, Manual de Estradas (códi-
go chileno para pontes) e complementa-
do com normas e estudos que abrangem
as condições particulares do projeto e
seu entorno.
Os objetivos do projeto são a seguran-
ça, funcionalidade, viabilidade de cons-
trução e estética da ponte. Para esses
objetivos é considerada uma vida útil de
100 anos.
O processo do projeto seguiu o seguin-
te esquema:
• Requisitos de projeto proporciona-
dos pelas Bases de Licitação (BALI).
• Requisitos de códigos de projeto
AASHTO e Manual de Estradas.
• Execução de Engenharias Básicas:
Estudos de vento, Estudos sísmicos,
Topografia, Batimetria, entre outros.
• Elaboração de Manual de Projeto.
• Elaboração de Especificações Técni-
cas.
• Desenvolvimento de Análise Global:
Análise estática e dinâmica, Análise
de vento, entre outros.
FIG. 1 – VISTA ESQUEMÁTICA DA PONTE
FIG. 2 – DISPOSIÇÃO DE CALÇADAS, ACOSTAMENTOS E POSTES DE ILUMINAÇÃO
DA PONTE CHACAO
1...,27,28,29,30,31,32,33,34,35,36 38,39,40,41,42,43,44,45,46,47,...68
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