 
          
            37
          
        
        
          com muitos vãos assimétricos, com
        
        
          três pilares e um comprimento total de
        
        
          2.750 metros.
        
        
          2 – PROCESS5O DE
        
        
          LICITAÇÃO DO PROJETO
        
        
          O Projeto vai se materializar através de
        
        
          três contratos e suas respectivas Asses-
        
        
          sorias de Inspeção:
        
        
          • Projeto e Construção da Ponte Cha-
        
        
          cao, acessos imediatos e área de ser-
        
        
          viços (administrado pela Dirección
        
        
          Nacional de Vialidad).
        
        
          • Construção do Acesso Sul (adminis-
        
        
          trado pela Departamento Regional
        
        
          de Estrada).
        
        
          • Construção do Acesso Norte (admi-
        
        
          nistrado pela Coordenadoria de Con-
        
        
          cesões de Obras Públicas).
        
        
          Na data de 4 de novembro de 2013
        
        
          foi realizado o recebimento das ofer-
        
        
          tas técnicas e econômicas, tendo sido
        
        
          recebida apenas uma oferta. Tendo
        
        
          sido qualificada tecnicamente a ofer-
        
        
          ta recebida, na data de 9 de dezem-
        
        
          bro de 2013 foi realizada a abertura
        
        
          econômica dessa oferta, resultando
        
        
          em um valor de $360.134.000.000 e
        
        
          por um prazo de 2.379 dias. Tanto o
        
        
          orçamento quanto o prazo oferecido
        
        
          cumprem rigorosamente os requisitos
        
        
          estabelecidos nas Bases da Licitação.
        
        
          O contrato “Contrato e Construção da
        
        
          Ponte Chacao – Região dos Lagos” con-
        
        
          siste no projeto e a construção de uma
        
        
          ponte suspensa entre o continente e a
        
        
          Ilha de Chiloé.  Além disso, contempla
        
        
          a construção dos Acessos Imediatos,
        
        
          do Edifício Mirador e de Operações.
        
        
          O projeto foi concedido ao Consórcio
        
        
          OAS-HYUNDAI-SYSTRA-AAS JAKOBSEN
        
        
          (CPC). A data de início do contrato foi
        
        
          18 de fevereiro de 2014.
        
        
          3 – DESCRIÇÃO DO
        
        
          PROJETO
        
        
          A Ponte Chacao apresenta trechos de
        
        
          acesso de 339 metros no Acesso Norte e
        
        
          140 metros no Acesso Sul, além de dois
        
        
          vãos centrais de 1.155 e 1.055 metros nos
        
        
          dois lados norte e sul, respectivamente.
        
        
          Além disso, considera a construção de 3
        
        
          pilares com alturas de 157 metros (Pilar
        
        
          Sul), 175 metros (Pilar Central) e com 199
        
        
          metros (Pilar Norte).
        
        
          (Ver Figura 1).
        
        
          A fundação do pilar central (em cons-
        
        
          trução durante o ano de 2018) consta
        
        
          de 36 pilotis de concreto armado de
        
        
          2,65 metros de diâmetro de ou com um
        
        
          revestimento de aço permanente que
        
        
          oferece resistência estrutural e recobre
        
        
          o elemento. Essa fundação contempla
        
        
          um volume de concreto que supera
        
        
          9.500 metros cúbicos e cerca de 1.700
        
        
          toneladas de aço. O Pilar Sul, por outro
        
        
          lado, contempla a utilização de mais
        
        
          de 3.600 metros cúbicos de concreto e
        
        
          300 toneladas de aço, enquanto que o
        
        
          Pilar Norte será formado por 5.300 me-
        
        
          tros cúbicos de concreto e 850 tonela-
        
        
          das de aço.
        
        
          A ponte terá uma placa ortotrópica
        
        
          do tipo caixa com 4 pistas de circulação
        
        
          com uma largura mínima de 3,5 metros
        
        
          cada uma (Figura 2). As estruturas de an-
        
        
          coragem norte e sul terão um volume de
        
        
          concreto armado de 26720 [m3] e 24212
        
        
          [m3], respectivamente.
        
        
          4 – PROCESSO DO
        
        
          PROJETO
        
        
          Por tratar-se de uma ponte singular de
        
        
          grande envergadura, não existe um úni-
        
        
          co código de projeto que englobe todos
        
        
          os aspectos da estrutura. Justamente
        
        
          por isso foi gerado um Manual de Projeto
        
        
          próprio para a Ponte Chacao, baseado no
        
        
          AASHTO LRFD, Manual de Estradas (códi-
        
        
          go chileno para pontes) e complementa-
        
        
          do com normas e estudos que abrangem
        
        
          as condições particulares do projeto e
        
        
          seu entorno.
        
        
          Os objetivos do projeto são a seguran-
        
        
          ça, funcionalidade, viabilidade de cons-
        
        
          trução e estética da ponte. Para esses
        
        
          objetivos é considerada uma vida útil de
        
        
          100 anos.
        
        
          O processo do projeto seguiu o seguin-
        
        
          te esquema:
        
        
          • Requisitos de projeto proporciona-
        
        
          dos pelas Bases de Licitação (BALI).
        
        
          • Requisitos de códigos de projeto
        
        
          AASHTO e Manual de Estradas.
        
        
          • Execução de Engenharias Básicas:
        
        
          Estudos de vento, Estudos sísmicos,
        
        
          Topografia, Batimetria, entre outros.
        
        
          • Elaboração de Manual de Projeto.
        
        
          • Elaboração de Especificações Técni-
        
        
          cas.
        
        
          • Desenvolvimento de Análise Global:
        
        
          Análise estática e dinâmica, Análise
        
        
          de vento, entre outros.
        
        
          FIG. 1 – VISTA ESQUEMÁTICA DA PONTE
        
        
          FIG. 2 – DISPOSIÇÃO DE CALÇADAS, ACOSTAMENTOS E POSTES DE ILUMINAÇÃO
        
        
          DA PONTE CHACAO