Revista Estrutura - edição 6 - page 38

REVISTA ESTRUTURA
| OUTUBRO • 2018
38
• Desenvolvimento de documentos de
projeto: Projeto geotécnico, Projeto
definitivo, Análise estrutural de ele-
mentos, entre outros.
5 – ENGENHARIAS
BÁSICAS
5.1. Topografia
Com a finalidade de estabelecer um
prazo para o Projeto e obter a situação
real do terreno em que será construído
o projeto, o CPC realizou um Sistema
de Transporte de Coordenada (CTS), de
acordo com o Manual de Estradas Vol. 2
e as Bases Técnicas, o qual foi aprovado
pelo Ministério de Obras Públicas.
Com esse CTS, o CPC estabeleceu um
sistema de coordenadas geodésicas e
uma rede de pontos topográficos em
PTL. Com isso, o CPC realizou levanta-
mentos topográficos das áreas impor-
tantes do projeto e foram feitos planos
topográficos com curvas de nível e perfis
longitudinais e transversais.
5.2. Batimetria
Para a coleta de dados, mediante um
mareógrafo localizado em Punta Co-
ronel, foram realizados os modelos do
fundo marítimo, e segundo normativa e
as especificações do SHOA, o CPC exe-
cutou uma Batimetria Geral de Precisão
dentro da faixa de expropriação onde
será construída a ponte, e três batime-
trias multiface de controle na localização
dos pilares Norte e Central e ao longo do
eixo longitudinal da ponte.
5.3. Estudos geotécnicos
O objetivo dos Estudos Geotécnicos é
oferecer os resultados das campanhas
geotécnicas para caracterizar os mate-
riais do subsolo na localização do pro-
jeto (Informe Geotécnico Fático), e ofe-
recer informações para definir as curvas
p-y, os parâmetros de resistência ao
corte, o comportamento e os parâme-
tros de deformação do solo sob carga
dinâmica para a análise sísmica (Informe
Geotécnico Interpretativo).
A campanha geotécnica foi realizada
pelo CPC (Fugro) de fevereiro a setembro
de 2015. A campanha de pesquisa consis-
tiu de pesquisas geotécnicas com testes
in situ. As provas de laboratório (ensaio
de índice, ensaios mecânicos e mecâ-
nicos avançados) foram realizadas nas
amostras de solo recuperado em amos-
tras de rocha.
5.4. Estudos de erosão
e escavação
O objetivo principal dos Estudos de
Erosão e Escavação é estimar a escava-
ção e a erosão ao longo do fundo maríti-
mo onde serão construídos os pilotis dos
pilares Norte e Central.
Para esse fim, foi realizado um estudo
hidrodinâmico da área do Canal de Cha-
cao para diferentes cenários de corren-
tes de maré e eventos extremos. Foi de-
terminada a magnitude desses campos a
partir de simulações numéricas realiza-
das com o código livre OpenFOAM.
5.5. Estudos geológicos
Os estudos geológicos proporcionam
o antecedente do Informe de Interpre-
tação Geotécnica no que se refere à ma-
neira com que a área atual do projeto foi
formada e o estudo de Erosão e Escava-
ção nas áreas dos Pilares Norte e Cen-
tral, no que se refere às características
do fundo marítimo onde serão construí-
dos os pilares.
Foram realizadas pesquisas dos es-
tudos prévios, levantamentos multiface
3D detalhados e subsequentes levanta-
mentos ROV, e exames da escavação re-
cente das sondagens de 2015 por parte
de um geólogo projetista de CPC.
Os principais pontos estudados foram:
• Modelo geomorfológico:
• Modelo Geológico:
• Erosão
• Rebaixamento da Roca Remolinos
• Falha no Golfo de Ancud (FGA)
5.6. Estudos sísmicos
Os estudos sísmicos foram divididos
em três tópicos principais:
Parte 1 –
Medições e instrumentação
sísmica: Oito estações de sismômetros
e três acelerômetros. A partir dessas
medições são obtidos dados desde o
início do contrato.
Parte 2 –
Dados sísmicos de entrada
para Análise e Projeto:
• Análise probabilística de risco para o
projeto da ponte de canal de Chacao
(Chile)
• Avaliação qualitativa do risco vulcâni-
co para o projeto da ponte do Canal
de Chacao
• Avaliação determinística do risco,
considerando o cenário sísmico da
Falha do Golfo de Ancud
• Registros de tempo de rocha para
análises sísmicas
• Análise 1D de resposta do local
• Análise 2D de resposta do local
• Impedâncias dinâmicas y movimen-
tações de entrada para fundações
• Seleção de históricos de tempo para
cenários específicos de terremotos
• Duração efetiva para análise de re-
gistro de tempo sísmico no linear -
SMP
Parte 3 –
Projeto e avaliação sísmica geo-
técnica:
• Forças de interação cinemática dos
pilotis e forças internas – Pilar central
e Pilar Norte.
• Estabilidade de taludes sob cargas
sísmicas.
• Blocos de ancoragem – Acelerações
máximas sob o Sismo Máximo.
• Impedâncias de fundação sob cargas
• Deslocamentos permanentes devido
à Falha do Golfo de Ancud
5.7. Estudos de vento
Para os estudos de vento, o CPC levou
a cabo medições de vento em três esta-
ções climáticas, nas proximidades das lo-
calizações dos Pilares Norte e Sul e perto
da Roca Remolinos, onde foi construído
o Pilar Central. Além disso, foram consi-
derados também os dados de vento com
longa história, medidos no Aeroporto El
Tepual e no Farol Corona, que estão loca-
lizados perto do lugar.
5.8. Túnel de vento
Foram realizadas as seguintes provas
de túnel de vento de seções e da ponte
em escala completa em um laboratório
Coreano:
• modelo topográfico
• modelo de seção preliminar da placa
• modelo de seção da placa
• modelo de tela de vento
• modelo de seção do pilar
• modelo aeroelástico do pilar
• modelo completo da ponte
• modelo do cabo do pêndulo
5.9. Estudos marítimos
Os estudos marítimos da estimativa
das condições do meio ambiente para o
projeto da ponte são:
• Modelo de maré
CASE INTERNACIONAL
| PROJETO ESTRUTURAL CONTEMPLOU RISCOS SÍSMICOS
1...,28,29,30,31,32,33,34,35,36,37 39,40,41,42,43,44,45,46,47,48,...68
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