Revista Estrutura - edição 6 - page 39

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• Modelo de tsunami
• Modelo de onda
5.10. Estudos de temperatura
Os dados de temperatura para o lu-
gar derivam de medições realizadas nas
proximidades do lugar, Puerto Montt
(Aeroporto El Tepual) e Ancud (Pulpede).
Foi adaptada a função de densidade acu-
mulativa de Gumbel às medições. A par-
tir daí, foram estimadas as temperaturas
máxima e mínima com um período de re-
torno de 100 anos.
5.11. Análise de risco
Foi analisado o período de retorno das
seguintes fontes de risco:
• Colisão de nave
• Colisão de veículos
• Fogo
• Explosão
• Colisão de aeronaves
6 – PRINCIPAIS DESAFIOS
TÉCNICOS
Os principais desafios técnicos que o
projeto apresentou consideram os se-
guintes aspectos:
Experiência:
No Chile se tem muito pouca experiên-
cia sobre pontes suspensas de grandes
luzes. Até o dia de hoje existem 42 estru-
turas suspensas no país, e somente 10
delas excedem os 100 m de luz principal,
sendo a maior delas a ponte Presidente
Ibáñez, com 210 m de luz. Para contornar
esse problema foi contratada uma Asses-
soria Técnica reconhecida mundialmente
no projeto de pontes singulares de gran-
des luzes.
Foram realizadas reuniões de coorde-
nação e consenso técnico entre o Con-
sórcio Puente Chacao (CPC), a Assessoria
de Inspeção Fiscal (AIF) e o Ministério de
Obras Públicas (MOP). Como tais reu-
niões são mensais, são realizadas outras,
denominadas tripartites de distinta pe-
riodicidade. De maneira adicional, foram
realizados workshops de distinta índole,
com o objetivo de transferência de co-
nhecimento.
Engenharias Básicas:
Como foi apresentado anteriormente,
as engenharias básicas desse projeto são
de uma envergadura e nível de precisão
que ultrapassam os parâmetros tradicio-
nais para projetos de pontes.
Projeto Sísmico:
Devido à alta ocorrência de sismos no
Chile, a presencia da Falha do Golfo de
Ancud (FGA) e as características topográ-
ficas abruptas no espaço de localização
da ponte, foram realizados estudos de
risco sísmico probabilístico e determinís-
tico para verificar a demanda sísmica na
fase de construção e no período de vida
útil da ponte.
O projeto sísmico foi baseado no
AASHTO LRFD, considerando um sismo
de projeto com 10% de afastamentos em
100 anos (período de retorno de 1.000
anos) e uma categoria de importância de
ponte essencial.
Cabe indicar que, para conseguir
maior robustez estrutural, foi utilizada
a metodologia de projeto elástico, con-
siderando aquelas zonas de possíveis
rótulas plásticas, um fator de seguran-
ça para uma falha frágil (Brittle Failure
Factor) de 1,4, além de considerar um
adequado detalhamento sísmico nas re-
feridas zonas. Foi realizada uma análise
não linear Pushover para determinar as
zonas de rótulas plásticas.
Durabilidade:
Este tema não é tratado no Manual
de Estradas, nem na Normativa chilena
INN. No entanto, é um ponto importan-
te a considerar na ponte, devido à vida
útil projetada de 100 anos. A durabili-
dade foi considerada como um ponto
essencial no projeto, onde são identi-
ficados os mecanismos potenciais de
deterioração. Levou-se também em
conta o efeito dos agentes agressivos
que podem provocar a deterioração do
concreto (tanto externo quanto interno)
e os mecanismos que podem conduzir
à corrosão do reforço. Dessa maneira
serão utilizadas proteções necessárias
dos elementos de concreto para garan-
tir sua vida útil. Por outro lado, o cabo
principal tem um sistema de proteção
mista que contempla: cabos principais
galvanizados com capa de zinco de 250
~300g/m2 ou com uma espessura de
filme seco de 40 µ; após a compacta-
ção. Os cabos principais serão protegi-
dos por sistema de enrolamento mais a
adição de epóxi elástico ou um revesti-
mento elastomérico; finalmente, haverá
a atuação do sistema de redução da
umidade relativa para o fluxo de ar seco.
Junto a essas disposições, outro ponto
importante a considerar é a manutenção
dos elementos que não serão projetados
para ter uma vida de serviço de 100 anos,
contemplando no projeto e na estrutura-
ção a fácil manutenção e substituição de
tais elementos.
Viabilidade de Construção:
Devido à particularidade de ter uma
ponte suspensa de grandes luzes, três pi-
lares e assimétrica (a maior nesse estilo)
isso implica em desafios construtivos em
nível mundial. Adicionalmente, as condi-
ções particulares do terreno e as caracte-
rísticas ambientais da zona representam
complexos ainda maiores nas obras de
construção.
Foi com o objetivo de assegurar a ade-
quada qualidade das obras e obedecer
aos prazos estabelecidos, que o contrato
foi gerido como projeto e construção uni-
dos, de maneira a considerar os aspectos
de viabilidade da construção no projeto.
Por outro lado, foi elaborado um docu-
mento de metodologia construtiva, que
demonstrará que os elementos projeta-
dos podem ser construídos adequada-
mente nos prazos acordados.
Complementarmente, foram empre-
gados variados software que geralmen-
te são utilizados para pontes singulares,
que permitiram fazer estudos de análise
estrutural estática, dinâmica, push over,
bem como estudo de solo e interação
com a estrutura.
7 – COMENTÁRIOS FINAIS E
ESTADO ATUAL DO PROJETO
Dentro do projeto já estão totalmente
terminados os acessos viários que ligam
à rota Panamérica (Rota 5) tanto no lado
da ilha de Chiloe como no continente.
As obras temporais de apoio à logística
construtiva (cais de acesso na zona norte,
plataformas marítimas, instalações e es-
critórios) já se encontram finalizadas.
Finalmente, desde fevereiro de 2018
estão sendo executadas as obras das
fundações do pilar central, começando
pelo piloti de prova. Atualmente estão
sendo construídos os pilotis definitivos
do pilar central, sendo o começo de um
importante desafio em nível de engenha-
ria e construção no Chile.
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