REVISTA ESTRUTURA
| MAIO • 2019
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Reforços da laje superior
Reforços da laje inferior
4. TERMINADO O PROCESSO DE
RECUPERAÇÃO E REFORÇO
O viaduto foi submetido a prova de carga estática para carga
equivalente a pouco mais que o TB450 da ABNT NBR7188 e a
ensaio dinâmico com caminhão instrumentado de 60ton.
Na prova estática foram utilizados 45 caminhões de 26ton,
sendo 20 no vão de 51m (4 por faixa) e 25 no vão de 62,5m (5
por faixa).
Entrando pela mão usual da marginal, primeiro foram os 25 ca-
minhões do 2º vão gerando o carregamento que gera momento
próximo do máximo nesse vão. Em seguida vieram os 20 do 1º vão
gerando o momento mínimo no apoio P8. Em seguida saíram os
25 dos 2º vão gerando omomentomáximo nesse vão. Finalmente,
para testar a lingueta do P5, os 20 caminhões deslocaram-se para
o vão P6-P5, gerando o momento máximo nesse vão e também a
máxima carga na lingueta do P5, simétrica da que rompeu.
Após a prova de carga estática, foi executado o ensaio dinâ-
mico com passagens excêntricas do caminhão de 60ton com
velocidades crescentes de 30 até 90 km/h. O ensaio terminou
com um freada forte na faixa central a partir de 90km/h.
Em todos os ensaios foram medidos deslocamentos verticais
nas seções críticas dos vãos, deslocamentos horizontais nas lin-
guetas, deformações nas seções críticas, vãos, apoios e seção
danificada. Além disso, no ensaio dinâmico, forammedidas ace-
lerações que permitiram determinar as frequências e os modos
próprios da estrutura.
Como os resultados bateram com as previsões a obra foi libe-
rada para o tráfego.
PONTES E ESTRUTURAS
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