Revista Estrutura - edição 4 - page 40

REVISTA ESTRUTURA
| SETEMBRO • 2017
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Outra característica importante
dos projetos de estruturas portuárias
deste tipo é o uso intensivo de peças
pré-moldadas de modo a reduzir ao
máximo as concretagens no local, eli-
minando-se também formas e escora-
mentos sobre o mar.
2.1 – Ponte de Acesso
Principal
O tabuleiro desta ponte foi projetado
para receber uma pista com 9,20m de
largura e com 2 faixas de tráfego com
4m de largura cada uma, para carre-
tas de placas siderúrgicas (1.585kN em
cada faixa simultaneamente). Ao lado
desta pista foi prevista uma faixa de
12,95m para receber até 3 transporta-
dores de correia, sendo 2 para minério
(30kN/m) e 1 para carvão (20kN/m). Na
extremidade Sul do tabuleiro corre uma
tubovia e bandejas de cabos elétricos
(18kN/m). Na extremidade Norte corre
um canal com 2m de largura para reco-
lher toda a água contaminada com óleo
e “pellet feed” que cai sobre as estrutu-
ras portuárias, conduzindo-a para uma
Estação de Tratamento de Efluentes em
terra. Este canal pode também supor-
tar outras tubulações (32kN/m).
O vão de 18m foi otimizado levando-se
em conta todas as cargas que atuam de-
pois que a ponte está pronta e também
as cargas que atuam nas fases construti-
vas. Em muitos casos, as cargas do “can-
titraveller” associadas às cargas ambien-
tais (corrente, onda e vento) produziram
situações mais desfavoráveis para as es-
tacas e travessas durante a construção
do que as cargas finais. Portanto o vão
de 18m é um vão ótimo para uma ponte
com estas características ambientais e
de cargas, levando-se em conta as fases
construtiva e de operação.
A Ponte de Acesso tem um trecho em
terra (praia) com cerca de 500m com a
elevação do topo do tabuleiro varian-
do de +6,00 a +10,04m. No trecho em
mar a Ponte tem também a elevação do
topo do tabuleiro variável. Da região da
praia (eixo 32) até o eixo 137 a elevação
é +10,04. Depois varia caindo uniforme-
mente até +8,04 no eixo 150 e depois
mantem-se em +8,04 até a sua chega-
da ao Píer de Rebocadores e Casas de
Transferência.
Seções transversais típicas da Ponte de
Acesso em terra e no mar entre os eixos
37 e 132 com as estacas.
As elevações da Ponte de Acesso foram
definidas levando em conta a batimetria,
o nível máximo da preamar de sizígia
NAmax=+1,50m, a altura significativa de
onda Hs=4,1m e altura máxima de onda:
Hmax=7,79m.
O tabuleiro da Ponte de Acesso foi con-
cebido de modo a eliminar qualquer tipo
de escoramento, maximizando o uso de
pré-moldados e minimizando o volume
de concreto “in loco” e o uso de formas.
Ele é composto de 10 vigas pré-molda-
das protendidas com seção em “T” com
180cm de altura total, alma com espessu-
ra variável de 25cm a 30cm e mesa com
175cm de largura e 20cm de espessura.
As mesas destas vigas pré-moldadas
são unidas por trechos de laje de 70cm
concretados no local. Na extremidade
Norte do tabuleiro corre uma viga canal
pré-moldada protendida com 180cm de
altura total e 200cm de largura e 25cm
de espessura.
O volume de concreto moldado no lo-
cal é apenas cerca de 13% do volume to-
tal de concreto do tabuleiro!
No trecho em terra, as fundações são
com estacas feitas de perfis de aço de
aba larga (HP310x125). Em cada eixo, os 4
blocos, 2 cintas e 4 pilares são de concre-
to armado moldado no local. As traves-
sas são pré-moldadas maciças, transpor-
tadas em 2 partes e tornadas monolíticas
por concretagem no local. As vigas do
tabuleiro têm abas transversais pré-mol-
FOTO 2 – “CANTITRAVELLER” DO T1 DO AÇU NO INÍCIO DA EXECUÇÃO DO TRECHO NO MAR DA
PONTE DE ACESSO PRINCIPAL.
FOTO 3 – A PONTE DE ACESSO TEM 2.880M DE COMPRIMENTO, COM 160 VÃOS DE 18M, JUNTAS
DE DILATAÇÃO A CADA 144M E LARGURA TOTAL DE 26,5M. ESTRUTURA COM ELEGÂNCIA
ESTÉTICA E ESBELTEZ APESAR DAS CARGAS EXCEPCIONAIS.
INDUSTRIALIZAÇÃO
| USO INTENSIVO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS
1...,30,31,32,33,34,35,36,37,38,39 41,42,43,44,45,46,47,48,49,50,...76
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